Braço oscilante: mitos e verdades sobre a bandeja de suspensão
O braço oscilante, ou bandeja de suspensão, é um dos componentes que proporcionam uma dirigibilidade suave e balanceada. É essa peça que proporciona que os pneus do carro subam e desçam de maneira coordenada, com estabilidade.
Sem essa peça, o motorista teria que sofrer diretamente todos os impactos causados pelas lombadas, irregularidades e buracos na pista, por exemplo. Nesse sentido, não é exagero dizer que a bandeja de suspensão cumpre um papel essencial no conforto e na segurança de todos a bordo.
Para falar mais sobre essa peça e sobre alguns problemas comuns que ocorrem no sistema de suspensão, preparamos este post. Boa leitura!
Barulho na suspensão pode ser o braço oscilante
O braço oscilante, ou bandeja de suspensão, é um dos componentes que proporcionam uma dirigibilidade suave e balanceada. É essa peça que proporciona que os pneus do carro subam e desçam de maneira coordenada, com estabilidade.
Sem essa peça, o motorista teria que sofrer diretamente todos os impactos causados pelas lombadas, irregularidades e buracos na pista, por exemplo. Nesse sentido, não é exagero dizer que a bandeja de suspensão cumpre um papel essencial no conforto e na segurança de todos a bordo.
Para falar mais sobre essa peça e sobre alguns problemas comuns que ocorrem no sistema de suspensão, preparamos este post. Boa leitura!
Barulho na suspensão pode ser o braço oscilante
Entre os diversos elementos que compõem o conjunto de suspensão de um automóvel, a bandeja (também conhecida como braço oscilante ou balança de suspensão) é um dos componentes que contribuem ativamente para a estabilidade na hora de dirigir e para o conforto do motorista.
No entanto, vale notar que essa peça está em movimento constante — o que a deixa mais desgastada com o tempo de uso. Um dos sintomas desse problema é o de barulhos na suspensão, principalmente nas articulações dianteiras.
De modo geral, esse barulho é ocasionado pelo comprometimento das buchas de borracha do braço oscilante.
A solução ideal é resolver o problema com a troca direta do componente, que costuma não ser tão caro assim. O mecânico precisa conscientizar o cliente que os sintomas podem ficar cada vez piores caso não se faça nada em relação ao barulho. Se passar tempo demais, o rombo financeiro será bem maior.
Troca de pivô da bandeja
Quando estão naturalmente desgastadas, peças como o pivô e os terminais acabam dificultando a condução do automóvel em linha reta. Isso também compromete o alinhamento das rodas.
Defeitos no pivô e nos terminais também costumam ocasionar ruídos, trepidação na hora de dirigir e aumento do desgaste nos pneus. Assim como outros componentes do sistema de suspensão, as falhas aumentam as chances gerais de acidentes.
Caso o pivô de suspensão chegue a quebrar enquanto o carro é conduzido em alta velocidade, por exemplo, as consequências serão bem graves.
Também é essencial ficar atento a sinais claros de desgaste, como barulhos agudos que ocorrem nas curvas, folgas na direção, batidas mais secas, entre outros. Esses são alguns sinais de que o pivô está com problemas. Outro indício é o desgaste acentuado nos pneus, embora a explicação da falha possa estar em outros componentes.
Em alguns modelos de Peugeot e Citroën, o pivô é a peça inteiriça da bandeja de suspensão — isto é, ele tem um papel fundamental no sistema. Nesses casos, o braço oscilante terá que ser descartado e substituído.
Por falar em possíveis trocas de componentes, como o pivô, é muito importante conscientizar os clientes nesse sentido: manutenções no sistema de suspensão devem ser feitos apenas por profissionais experientes. Ainda que alguma peça esteja visivelmente desgastada, a troca deve ser feita apenas na oficina — para evitar dores de cabeça.
Troca das buchas do braço oscilante
Um detalhe importante sobre o braço oscilante: é o componente do sistema que mais se aproxima do solo. Por isso, é essa peça que receba os maiores impactos e choques que acontecem na suspensão do veículo.
Não à toa, o braço oscilante é equipado com algumas buchas de borracha em suas juntas. Elas servem para reduzir os barulhos e os impactos sofridos pelo sistema.
Quando os barulhos se tornam perceptíveis, temos um sinal de que a bucha pode estar comprometida. Além deles, manutenção inadequada realizada por profissionais pouco experientes também compromete o componente.
Outro sintoma que deve ser verificado pelo mecânico junto ao cliente é a possibilidade de que a direção do carro esteja puxando para um lado sempre que o veículo é acelerado. A folga na direção, que citamos no tópico anterior, também pode ser ocasionada por problemas nas buchas.
Sempre que for fazer a revisão de um sistema de suspensão, confira se os componentes estão corretamente instalados. Também cheque o estado geral de desgaste dos componentes.
Para evitar que os problemas retornem rapidamente e que o cliente volte à oficina para reclamar de barulhos e outros sinais de problema na direção, utilize apenas peças de qualidade. Além disso, fique atento em relação ao posicionamento de cada componente. Verifique a colocação e a geometria de cada um.
Nem sempre será preciso trocar toda a bandeja de suspensão. Às vezes, apenas a substituição das buchas é o suficiente para resolver o problema causado no sistema — além de ser mais barato.
Tenha em mente que qualquer ação de manutenção na suspensão do carro deve ser realizada com o manual de serviços na mão.
Outros sinais de defeito no braço oscilante
O braço oscilante, assim como outros componentes do veículo, se desgasta naturalmente com o tempo. Nesse contexto, é importante conhecer alguns outros sinais de defeito que o componente demonstra e que merecem atenção do mecânico:
- desgaste acentuado nos pneus, sem explicação. A falha pode estar no pivô, mas uma vistoria mais atenta é necessária;
- vibração irregular nos volantes;
- sons de choque quando o condutor dirige sobre lombadas.
Como se não bastasse, os braços oscilantes podem se dobrar ou quebrar quando o condutor dirige sobre buracos ou outras irregularidades no asfalto. Isso também acentua o desgaste nas buchas da bandeja de suspensão.
Quais manutenções podem ser feitas no braço oscilante?
Todo mecânico deve inspecionar cuidadosamente o braço oscilante. Para um checklist completo, busque por folgas na direção, rasgos, cortes e deslocamentos de buchas.
Outra ação importante é limpar a peça com uma escova de aço adequada. Após fazer isso, dê uma olhada para verificar se há fissuras, trincas ou empenamentos, se encontrar algo substitua a peça.
Como você viu neste artigo, o braço oscilante é uma das peças essenciais de todo o sistema de suspensão do veículo. Por ter um papel importantíssimo na segurança e na boa dirigibilidade, ele merece uma atenção especial do mecânico.
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