Customização de fábrica. Acessórios que deixam seu carro mais irado
Customização de fábrica podem ser ainda mais são irados. Mestre em apresentar veículos especialmente preparados para chamar atenção, a Stellantis investe alto na marca Mopar, herdada da Chrysler. A Mopar tem origem na década de 1920 e foi criado por um comitê para usar em latas de anticongelante da Chrysler Motor Parts.
A cada lançamento de novos modelos, a Stellantis apresenta um show car. O último foi o Fiat Fastback, equipado com acessórios originais e itens exclusivos como tapete de borda elevada, tapetes de borracha com carpete para o assoalho, com detalhes gráficos do interior do Fastback, protetores de soleira e película 3M nos vidros.
O show car nasceu a partir de uma versão Limited Edition Powered by Abarth na cor Preto Vulcano, que recebeu a pintura de uma faixa Azul Mopar na linha de cintura e de cinza fosco na metade inferior da carroceria. As rodas foram trocadas por um jogo aro 19” e tala 8,5”, com pneus de perfil baixo, na medida 235/40 ZR19. A suspensão ganhou molas e amortecedores recalibrados. Para uma pegada mais esportiva, o difusor de escape permite escolher um ronco mais agressivo e o recurso Pedal Fast Delay, que torna mais rápida a resposta do acelerador.
Por dentro, revestimento bicolor com apliques em couro claro no painel, portas e volante. Os bancos combinam couro e Alcantara. Há ainda uma discreta iluminação no tom Azul Mopar no assoalho dianteiro e no painel. No porta-malas, além do prático e elegante tapete de borda elevada, há um subwoofer JBL que pode ser retirado e usado externamente como uma caixa de som Bluetooth.
Segundo Felipe Tartaglia, responsável pelo desenvolvimento de acessórios para a linha Jeep e Ram, da Stellantis, os acessórios de fábrica estão ganhando mais protagonismo junto aos consumidores. Tatagila explica que cada marca tem um pilar. “Jeep é sinônimo de aventura, off-road, enquanto Ram nos preocupamos em oferecer materiais nobres, premium e tecnologia”, afirma ao comentar que na linha Fiat, a preocupação é demonstrar jovialidade e produtos que tornam o veículo mais ‘cool’.
Incremento de venda
Os acessórios originais têm sido considerados um incremento importante nas vendas de automóveis zero Km. Em 2021, a Chevrolet registrou crescimento acima de 20% no tíquete médio de compra desses produtos.
Itens de customização, segurança para pets, conforto em viagens, equipamentos para picapes e equipamentos de proteção são os principais acessórios buscados pelos clientes, segundo a Chevrolet. Tartaglia, da Stellantis, explica que a principal vantagem de usar acessórios originais é a segurança, uma vez que são desenvolvidos em conjunto com o veículo.
Performance
Infelizmente os amantes de performance ainda não contam, no Brasil, com linhas de produtos originais para apimentar o desempenho do veículo, uma vez que a legislação brasileira restringe a oferta desse tipo de acessórios às montadoras, que limitam-se a oferecer itens de conforto e segurança.
Tartaglia comenta que os acessórios mais vendidos pela Stellantis são insulfilm, equipamentos de multimídia, tapetes, alarme, entre outros, como Santo Antônio, para as picapes. “As picapes são os veículos que mais consomem acessórios originais”, revela o executivo.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Nakata nas redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook!
Texto por: Alexandre Akashi