Como regular o sensor de ângulo automotivo da direção
A tecnologia automotiva está em constante evolução, com o intuito de trazer segurança e aperfeiçoar o desempenho dos carros. A partir dessas mudanças, sistemas importantes ganham novas configurações, como o sensor de ângulo de direção SAD), responsável pela estabilidade eletrônica dos veículos.
O sensor de ângulo mede e transmite informações relacionadas à direção do volante para o sistema eletrônico do automóvel. Qualquer falha nesse componente pode comprometer a estabilidade do carro na pista e colocar o motorista em risco de acidentes.
A identificação e correção de eventuais falhas é fundamental para a preservação da segurança do veículo e do seu proprietário. Neste post, vamos abordar como regular o sensor de ângulo da direção. Confira!
Quais são as características do sensor da direção?
O sensor de ângulo ou sensor de posição do volante é um elemento crucial para o sistema de direção assistida ou de demais sistemas implantas em automóveis modernos e altamente tecnológicos. Entenda, a seguir, quais são as principais características dessa peça.
Tipo de sensor
A maioria das fabricantes utiliza sensores de ângulo do tipo potenciômetro, Hall ou sensor de efeito magnético. Cada um desses modelos apresenta um método próprio para medir o movimento angular do volante.
Localização
O SAD está localizado na coluna de direção, ficando próximo ao mecanismo de direção. Dessa forma, o componente ocupa uma posição estratégica que o permite fazer uma leitura precisa da condução.
Funcionamento
A função do sensor é converter o movimento angular do volante em um sinal elétrico, transmitido para o módulo de controle eletrônico do carro. Por meio desse sinal é possível determinar a direção em que o condutor está girando o volante.
Resolução
A resolução é uma das principais características do SAD, garantindo a precisão da detecção de pequenos movimentos angulares. Ter uma resolução alta é imprescindível para gerar uma resposta precisa do sistema de direção assistida.
Calibração
Para funcionarem plenamente, o sensor de ângulo requer calibração, o que assegura leituras precisas. Esse processo é feito nos processos de fabricação, manutenção e reparos da direção.
Como analisar o sensor de ângulo?
Todo o sensor de ângulo automotivo da direção é desenvolvido para ter uma durabilidade que acompanha a vida útil do automóvel. No entanto, a peça pode sofrer desgastes ou apresentar falhas derivadas de outros fatores.
Diante de uma quebra ou falha, o SAD demonstra alguns sinais específicos. Saiba o que deve ser analisado para verificar o funcionamento do sensor de ângulo.
Luz de controle de tração
Se a luz de controle de tração estiver acesa, é um indicativo de possível problema no SAD.
Volante
O sensor de ângulo monitora as ações executadas pelo volante. Quando ele está falhando, pode transmitir informações erradas, o que contribui para que o sistema de estabilidade eletrônica gere instruções ou ajustes inadequados da direção.
Alinhamento da extremidade dianteira
Por o sensor da direção estar conectado a outros que fazem parte do sistema de direção, um problema no SAD também pode afetá-los. Um exemplo disso é a ocorrência de falhas de depois de um alinhamento que alinha as rodas dianteiras ao volante.
Como fazer regulagem e ajuste do sensor de ângulo?
A regulagem do sensor de ângulo de direção exige equipamentos e processos específicos, mas pode finalizada de forma bastante prática e com economia de tempo com o auxílio da tecnologia. Descubra como proceder.
Utilize um scanner automotivo
Para fazer este tipo de regulagem, é necessário contar com equipamentos de diagnósticos, como o scanner automotivo, capaz de detectar eventuais problemas em questão de minutos.
Conecte o scanner automotivo ao veículo
O primeiro passo é conectar o scanner automotivo ao conectar OBD-II (On-Board Diagnostics) do carro, que está localizado na área próxima ao painel de instrumentos.
Ligue a ignição
Após conectado o aparelho, selecione a opção relacionada ao sensor de ângulo da direção e ‘’Testes funcionais’’ e ‘’Redefinição de ângulo de volante’’. Em seguida, ligue a ignição e alinhe as rodas dianteiras, e clique em ‘’Continuar’’.
Feito isso, desligue a ignição e dê continuidade ao teste. Após alguns segundos, vai aparecer na tela do equipamento ‘’Procedimento concluído’’. E, pronto, o sensor de ângulo da direção estará regulada.
Finalizando.
Um veículo com o sensor de ângulo desregulado pode ocasionar a perda do controle do veículo, direção instável, falhas nos sistemas de controle de estabilidade e tração, problemas de alinhamentos na direção assistida, fatores que aumentam os riscos de acidentes. Ao reparar esse componente, o mecânico garante a segurança do seu cliente e a confiança dele em seu trabalho.
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