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Calibragem do pneu: tudo que você precisa saber 

Publicado por Nakata Automotiva em dezembro 19, 2022 | Atualizado em maio 29, 2023
Calibragem de pneu: tudo que você precisa saber
5 minutos para ler

Cuidar dos pneus não se resume a comprar produtos caros e sofisticados no mercado, com uma estética impecável. Na verdade, não são esses aspectos que definem durabilidade. É preciso realizar tarefas de manutenção — e uma das mais comuns é a calibragem do pneu.

No entanto, é importante ter certo conhecimento antes de chegar no posto de combustível e mexer no calibrador. Por isso, preparamos um post sobre como e quando fazer, além de entender os níveis indicados de pressão. Siga a leitura!

Quando fazer a calibragem de pneu?

Antes mesmo de fazer a calibragem, é crucial entender a periodicidade. Afinal, não é recomendado fazê-la diariamente ou adiar o processo por meses. Em geral, o ideal é que o processo seja feito a cada 15 dias.

Contudo, em casos mais específicos, a frequência da calibragem tende a mudar. Isso serve para veículos que não sejam tão usados, por exemplo, ou aqueles muito utilizados. No primeiro caso, o serviço pode ser feito a cada 30 dias. Já no segundo, o ideal é calibrar os pneus a cada 500 km rodados.

Outra informação importante é que você só deve fazer a calibragem de pneu quando os pneus estiverem frios, isto é, com uma rodagem máxima de 3 quilômetros até o local onde o processo será feito. Por isso, nada de cruzar toda uma cidade grande porque o posto X costuma estar mais vazio.

Como fazer a calibragem de pneu?

Para medir a calibragem dos pneus, é preciso um calibrador. O equipamento é bem intuitivo e pode ser encontrado em lojas de autopeças e até de departamentos.

Também é comum encontrar calibradores em postos de gasolina, que na sua maioria não cobra pelo serviço. Independentemente do modelo, o que cada equipamento faz é verificar se a pressão sinalizada pelo pneu é a adequada para aquele modelo.

Caso esteja certo, o calibrador emite um som para indicar que está tudo bem. Se a pressão for maior que a esperada, ele deixará vazar um pouco de ar até igualar. Já se for menor, colocará mais ar no pneu.

O sinal sonoro só é emitido quando os níveis estão corretos, então não precisa se basear no achismo. Repita o procedimento nos outros pneus e não se esqueça de tapar o bico com a tampinha, evitando prnrtração de impurezas que vão danificar a valvula.

É possível, ainda, contar com um mecânico de confiança para realizar esse trabalho, principalmente em uma revisão de rotina ou antes de uma viagem longa com o veículo, por exemplo. Assim, ele poderá informar sobre outros problemas, caso eles existam.

Onde encontrar a indicação de calibragem?

Além da periodicidade, é muito importante entender o ponto ideal da calibragem no pneu do carro. Entenda que ela varia de veículo para veículo. Cada modelo tem o seu próprio tamanho, assim como um centro de gravidade e peso únicos.

Por isso, não existe uma calibração padronizada. O que você deve fazer é buscar a informação no  Manual do Proprietário do veículo. Os fabricantes costumam colocar o nível ideal de calibragem lá — e, em certos casos, a informação também consta na porta ou na tampa do combustível  do automóvel. Siga estas etapas:

●       abra o Manual do Proprietário do veículo;

●       busque, no índice, a seção sobre pneus;

●       busque, no conteúdo sobre pneus, as informações sobre a calibragem;

●       leia bem a tabela para encontrar o nível adequado.

Nem sempre essa informação virá “mastigada”. Por isso, é comum que ela seja representada por algo como “255/55 R18 – 2.1/30”. Os números e as letras sinalizam o tamanho do pneu: 255mm de largura, 55 de porcentagem da largura que a altura tem. O 18 se refere ao tamanho do aro.

O “R” antes de 18 significa radial. Por fim, a calibragem é indicada, por exemplo,  pelo “2.1/30”. Nesse exemplo, temos as indicações em kgf/cm² e lbf/pol², método usado na Europa, e o segundo, mais utilizado no Brasil.

Também não é incomum encontrar mais de um nível recomendado. Pode aparecer duas condições, com o veículo parcialmente carregado e em plena carga.

Por que fazer a calibragem de pneu antes de viajar?

A calibragem não é importante apenas nas viagens, afinal, como vimos, ela deve ser realizada a cada determinado período. É por meio dela que você garante uma melhor manutenção e evita um desgaste maior, aumentando, ainda, a vida útil de todo o conjunto.

É comum que as pessoas fiquem mais preocupadas com a calibragem logo antes de fazer uma viagem. Isso não é difícil de entender: ela evita outros riscos sérios, como acidentes. Esses riscos surgem não só pela falta de manutenção, mas também pelo procedimento incorreto.

Quando a calibragem está acima do ideal, o automóvel perde aderência ao solo, comprometendo a segurança de todos os passageiros. Por outro lado, pneus mal calibrados aumentam significativamente o consumo de combustível.

Como pudemos ver no artigo, a calibragem de pneu garante a segurança das pessoas no veículo e ajuda o motorista a economizar. O processo, quando feito na periodicidade correta, aumenta a vida útil dos pneus e reduz significativamente o gasto de combustível.

Gostou do conteúdo e quer mais algumas dicas de profissional para ajudar você a entender melhor o seu veículo? Então, confira o nosso vídeo sobre as diferenças entre amortecedores pressurizados e convencionais!

https://www.youtube.com/watch?v=WWAJEGagRTM&t=1s

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