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Bomba de óleo: como funciona e quais são os cuidados necessários?

Publicado por Nakata Automotiva em outubro 27, 2020 | Atualizado em outubro 27, 2020
Bomba de óleo: como funciona e quais são os cuidados necessários?
5 minutos para ler

A bomba de óleo é uma peça fundamental para o bom funcionamento do motor do veículo, uma vez que ela é responsável pela lubrificação e, consequentemente, pela conservação e durabilidade do motor e de seus componentes.

Em razão da sua importância e para que seja possível preservar a peça, é importante que os proprietários de veículos tenham informações sobre a bomba de óleo, seu funcionamento e os cuidados que devem ser adotados. Para ajudar a entender melhor sobre o tema, preparamos este post com todos os detalhes sobre esse componente. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o sistema de lubrificação?

Trata-se de um sistema cuja responsabilidade e conservar e prolongar a vida das peças móveis do motor, como os pistões, as bronzinas, as buchas, os eixos, as bielas e as engrenagens, além das outras que compõem o sistema de lubrificação, como:

●       cárter de óleo, local em que o líquido fica armazenado;

●       captador de óleo, peça que deve colher o óleo do cárter;

●       filtro de óleo: responsável por filtrar as impurezas do sistema;

●       válvula de alívio de pressão, um mecanismo de segurança;

●       bomba de óleo, peça responsável por sugar o óleo do cárter e o distribuir para o motor.

Ao longo deste post vamos apresentar mais detalhes sobre um dos mais importantes componentes do sistema de lubrificação: a bomba de óleo.

Qual é a função da bomba de óleo?

Esse componente é composto por corpo, tampa, engrenagens internas, eixos e válvula. Sua função é retirar o óleo do cárter e pressurizá-lo na galeria principal de lubrificação a fim de que seja distribuído para diferentes partes do motor.

A tampa e o corpo são feitos de alumínio injetado sob pressão ou ferro fundido, enquanto as engrenagens são compostas de aço sintetizado. Já a válvula e os eixos são feitos em aço tratado termicamente. Para que seja possível realizar o deslocamento do óleo, a bomba utiliza a rotação de engrenagens ou rotores internos, a qual produzida pelo giro do próprio motor.

Quais são os sinais de mau funcionamento?

Uma grande vantagem da bomba de óleo é que, quando ela está com algum problema relacionado ao seu funcionamento, não demora para que o veículo comece a apresentar sinais que são facilmente identificáveis.

Em geral, o primeiro que indica a necessidade de manutenção do carro é acender uma luz no painel do veículo. Quando isso ocorre, é muito provável que o problema esteja no sistema de lubrificação. Além disso, há outros indícios de perda de eficiência do sistema como um barulho de “rajadas” no motor do carro.

Esse sinal sonoro requer ainda mais atenção, pois geralmente está relacionado a desgastes nas partes móveis do motor, como bronzinas de biela, mancal e buchas.

Outro ponto relevante é que, à medida em que o barulho se torna mais evidente, maiores são as chances de o motor apresentar diferentes falhas ou até mesmo parar de funcionar em razão da falta de lubrificação. Problemas com a bomba de óleo também podem ocorrer quando há defeitos na válvula reguladora de pressão, o que acontece tanto quando ela está travada aberta ou fechada.

Uma válvula travada aberta gera a perda de pressão do motor o que pode fazer o motor fundir por completo. Já uma válvula travada fechada danifica o filtro de óleo em razão do excesso de pressão.

A única maneira de descobrir as causas do problema é realizando testes com manômetros instalados em pontos estratégicos do sistema. Nos casos em que a peça não responder positivamente, o ideal é substituir toda a bomba, pois não é possível fazer a troca dos componentes individualmente.

Como funciona a manutenção?

A bomba de óleo costuma apresentar grande vida útil, mas ela pode se desgastar antes da hora, pois se trata de uma peça que é submetida a altas pressões o tempo todo.

Por ser um componente blindado não há como fazer manutenção preventiva na bomba, porém a vida útil do componente pode ser prolongada fazendo a troca de óleo e filtro nos períodos recomendados pela montadora do veículo.

Quando necessário a substituição levar em conta o seguinte:

●       usar sempre peças de primeira linha, uma vez que a bomba é um item fundamental para o carro;

●       adquirir bombas com as especificações recomendadas pela montadora do seu veículo (informação que pode ser verificada no Manual do Proprietário);

●       realizar a troca do filtro de óleo e do óleo do motor a cada 10 mil km rodados, pois andar com óleo vencido ou que conta com a viscosidade errada costumam ser as principais causas dos problemas na bomba de óleo.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a bomba de óleo e sua importância, lembre-se de que é fundamental contar com peças e componentes de qualidade e um mecânico de confiança para realizar a substituição sempre que for necessário.

Se você precisa de peças automotivas para o seu veículo, como bomba de óleo ou sensor de temperatura, entre em contato conosco agora mesmo!

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Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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