Avaliação: Jeep Compass S T270 – um novo motor
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Menor, mais potente e econômico, o motor GSE 1.3 turbo do Jeep Compass surpreende em performance e consumo
Alexandre Akashi
Em 2021, a Jeep estreou novos motores no SUV Compass. Um deles foi o GSE T270, um quatro-cilindros em linha de 1.3 litro, bicombustível (etanol/gasolina), turbo, injeção direta, SOHC, com variação no comando de válvulas na admissão e escape, com potência máxima de 185 cv/180 cv a 5750 rpm (etanol/gasolina) e torque máximo de 270 Nm (27,5 kgfm) a 1750 rpm em ambos combustíveis.
Menor e mais potente do que o anterior, o Tigershark 2.0, que rende potência máxima de 166/159 cv a 6200 rpm (etanol/gasolina) e torque máximo de 20,5/19,9 kgfm a 4000 rpm (etanol/gasolina), o novo motor não decepciona. É mais econômico e oferece performance superior.
Avaliamos o Compass na versão S, a topo de linha com motor flex, atualmente cotado em R$ 219.042, na cor especial Sting Gray Bicolor. Há outras duas opções de cores, um pouco mais baratas, a metálica Deep Brown Bicolor e a perolizada Branco Polar Bicolor. Nessas opções, o Compass S custa R$ 2.480 a menos: R$ 216.562.
Apesar do preço, o pacote de tecnologias da versão S a torna quase irresistível. A diferença para a versão de entrada, Sport, é grande: mais de R$ 52 mil, mas vale a pena pelo conforto e praticidade.
Condução semi-autônoma
O primeiro item a ser destacado é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo), que acelera e freia o carro automaticamente, de acordo com a velocidade do veículo à frente. O Compass S literalmente enxerga o carro que trafega adiante e mantém a distância estipulada pelo motorista, em três níveis de distanciamento.
Funciona muito bem em estradas, principalmente nas de mão simples, e no trânsito cotidiano de grandes avenidas, pois o sistema chega a parar completamente o veículo. Porém, é preciso ter certo nível de paciência no uso urbano. Isso porque a distância mínima para o veículo à frente é grande e outros motoristas tendem a aproveitar a brecha e mudar de faixa. Quando isso ocorre, o Jeep freia forte, naturalmente, para dar distância do novo obstáculo, e volta a acelerar de forma gradual. Como não lê semáforos nem lombadas, o motorista deve ficar atento para desativar o sistema. Para isso basta pisar no pedal de freio ou acionar o botão ‘Cancelar’, no volante.
Junto com o ACC, o Compass S conta com monitoramento de mudança de faixa. Uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar marcações na pista e corrige o trajeto do carro para que fique sempre dentro da faixa. É acionado automaticamente sempre que o carro atinge 60 km/h e chega a fazer curvas leves mesmo sem as mãos no volante, dependendo da velocidade. Mas, é imperativo que as faixas de rolagem estejam bem demarcadas. Sempre que a seta é acionada, o sistema entende que o motorista quer mudar de faixa e desativa o monitoramento do lado que se pretende ir.
O assistente de estacionamento é o sonho da maioria dos motoristas. Faz baliza e entra de ré em vagas perpendiculares ao simples toque de um botão. Funciona em baixas velocidades, com a seta ligada para o lado que se busca a vaga. O carro calcula o tamanho da vaga e alerta o motorista quando encontra um espaço adequado. Depois, é só soltar o volante e seguir as instruções de engate de marcha, aceleração e freio (sim, precisa acelerar e frear o Jeep).
O motorista precisa de um certo tempo para se acostumar com o sistema, pois é preciso acioná-lo com certa antecedência para que o carro encontre uma vaga. Além disso, ao encontrar a vaga, existe um limite de tempo para engatar a ré. Se não houver reação do motorista, o carro entende que deve ignorar a vaga e desliga o assistente de estacionamento.
Faz parte do pacote o sistema de frenagem de emergência com alerta de colisão e frenagem automática. Detecta ciclistas, pedestres e motocicletas e outros carros à frente. Sempre que identifica a rápida aproximação de um objeto, apita um sinal sonoro, acende um alerta no painel e o volante vibra. Caso o motorista não reaja, aciona os freios automaticamente, mesmo com o pé no acelerador. Chega a parar o carro, em velocidades de até 50 km/h.
Já o assistente de farol alto é um desses dispositivos que traz comodidade, assim como o acionamento automático dos faróis e do limpador de para-brisa, que também estão presentes no Compass S. Ao ligar a chave do farol alto, ele comuta entre o facho alto e baixo sempre que identifica outro veículo à frente ou trafegando no sentido contrário.
Por fim, nos sistemas semi-autônomos, o Compass S traz leitor de placa de velocidade e assistente de fadiga do motorista. O primeiro literalmente lê as placas de limite de velocidade da via e mostra o valor no painel de instrumentos. Sempre que se ultrapassa o limite, o símbolo da placa pisca no painel e um alerta sonoro é acionado. É possível desligar o sistema como um todo ou apenas o alerta sonoro e o alerta visual.
O assistente de fadiga alerta o motorista sempre que identifica cansaço. Movimentos inconsistentes no volante e aquelas famosas pescadas de cabeça acionam o sistema que mostra no painel um alerta para o motorista parar e descansar.
Jeep urbano
Com tanta tecnologia embarcada, o Compass S é um excelente Jeep urbano. Isso porque as versões com motor flex contam apenas com tração dianteira e pneus para asfalto. Até encara um pouco de terra, como todo bom carro de 4×2, mas não sobe ladeiras cheias de lama. No entanto, para uso urbano, é sensacional.
A pegada do novo motor é esperta, porém é preciso afundar o pé no acelerador, apesar de o torque máximo estar disponível já aos 1750 rpm. O conforto interno é excelente e a experiência ao volante muito agradável. É um carro que economiza muito a saúde do motorista, principalmente em viagens de longa distância.
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