A importância de usar produtos certificados na manutenção da motocicleta
Pneus, capacetes, baterias e material de atrito do sistema de freios de motocicletas são peças e equipamentos de segurança que não podem falhar. Também são componentes que sofrem desgaste com o uso, e devem ser substituídos ao final da vida útil. Por isso vamos falar sobre a importância da utilização de um produto certificado no momento da manutenção da motocicleta.
Exatamente por isso esses quatro componentes devem, obrigatoriamente, possuir selo de conformidade do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, órgão responsável pelo estabelecimento de programas de avaliação da conformidade. Avaliar a conformidade de um produto significa verificar se ele é produzido conforme os requisitos mínimos necessários.
Todos os fabricantes e importadores devem, portanto, submeter os produtos para testes e avaliações antes de comercializá-los no mercado. A venda deles sem o selo de conformidade é proibida por lei, pois podem colocar em risco a vida dos usuários. O consumidor deve, então, ficar atento à existência do selo do INMETRO antes de efetuar a compra.
O principal atrativo de peças sem certificação é o preço. No entanto, o risco de o componente apresentar defeito de funcionamento é elevado, uma vez que peças que passam pelo processo de certificação têm a qualidade e performance atesta por uma empresa de terceira parte, totalmente independente do fabricante.
Um dos organismos de certificação é o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, especializado na certificação de peças para o setor automotivo. O IQA, por meio de laboratórios próprios ou contratados, testa e avalia os componentes de acordo com as normas técnicas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e emite os laudos necessários para a empresa obter o selo do INMETRO, caso os testes sejam aprovados.
Se reprovados, o IQA indica ao fabricante ou importador os pontos falhos do produto, de acordo com a norma, para que seja efetuado os devidos ajustes no projeto ou produção.
A confiabilidade do selo INMETRO de qualidade é total. Há, no entanto, quem tente burlar isso, com a falsificação do selo. A identificação de um selo falso de um verdadeiro nem sempre é um processo simples. À primeira vista, podem parecer iguais, mas, com ajuda da tecnologia, o INMETRO encontrou uma forma de coibir isso.
A plataforma Selo Inteligente é um aplicativo para smartphones com sistema Android ou iOS, que com uma simples foto do selo o consumidor verifica, na base de dados do INMETRO, se a certificação é válida ou falsa.
Além disso, o INMETRO também utiliza, nos selos atuais, o sistema de QR code. Assim como o app Selo Inteligente, basta apontar a câmera do celular para o QR code do selo para ser redirecionado a um site oficial. Outra forma é por meio do portal do instituto, digitando os códigos numéricos do selo.
O importante é o motociclista ficar atento ao comprar peças de reposição na hora de fazer a manutenção da motocicleta. Nem todos os componentes são de certificação obrigatória, mas baterias, pneus, pastilhas e lonas de freios, e capacetes devem, necessariamente, ter o selo do INMETRO.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Nakata nas redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook!
Texto por: Alexandre Akashi