Diagnóstico automotivo: veja como funciona e quais as etapas
A capacidade de realizar um diagnóstico automotivo preciso é o que garante que a sua oficina se firme como uma referência no mercado e na sua região. Além disso, essa análise não precisa ser feita com base em achismos: hoje, é possível encontrar tecnologias acessíveis para ajudar no trabalho do dia a dia, como o scanner automotivo.
Como se não bastasse, acertar nos diagnósticos de maneira contínua não serve apenas para atrair novos clientes, mas para reter os antigos. Neste post, mostraremos a importância e as fases desse processo, de modo que nenhum ponto importante seja deixado de lado. Continue conosco!
A importância do diagnóstico automotivo
O diagnóstico automotivo é um processo de análise e testes para determinar a causa de um problema mecânico ou elétrico, assim como os caminhos para eliminar a falha. Embora faça parte do dia a dia de qualquer bom mecânico, é preciso respeitar as etapas para estabelecer uma relação de confiança com o cliente.
Falando de modo mais geral, o diagnóstico automotivo tem 3 fases: a apresentação dos sintomas, a análise da falha e a determinação da causa. É preciso respeitar essa ordem para que a análise seja a certeira possível. A manutenção poderia ser considerada uma quarta etapa, mas nem sempre o consumidor vai se decidir pelo reparo imediato.
Para não perder esse cliente, faça uma análise cuidadosa e depois relate os problemas, com calma e usando termos que o consumidor consiga entender. Isso é especialmente importante se for alguém que nunca visitou a sua oficina antes — então, é uma boa ideia caprichar nesse primeiro contato.
As principais etapas do diagnóstico automotivo
Agora, vamos conhecer as principais etapas para realizar um diagnóstico preciso e que leve à solução efetiva do problema do cliente. Você vai notar que elas englobam as 3 fases principais: apresentação dos sintomas, análise da falha e determinação da causa. Confira!
Ouça o cliente
Ouvir o que o cliente tem a dizer é essencial por dois motivos: pela coleta de informações e para mostrar que o nível do atendimento da sua oficina é de qualidade. O consumidor pode ficar aflito e desistir de trabalhar com aquela oficina se o mecânico for um daqueles profissionais que tenta adivinhar os problemas.
Por isso, preste bastante atenção às palavras do cliente. Se a comunicação for feita por WhatsApp ou outra forma digital de comunicação, leia e releia as mensagens para garantir de que você estará no caminho certo para solucionar o problema dele.
Analise o problema apresentado
Agora, chegou o momento da inspeção visual e alguns testes específicos no veículo. É preciso levar em consideração o que o cliente relatou e observar se os sintomas estão realmente relacionados com a reclamação do cliente.
Muitas vezes, o cliente pode descrever erroneamente os problemas — por falta de conhecimento ou até pelo estresse que fez com que ele não tivesse o carro à disposição quando precisava. Por isso, verifique o que foi relatado e faça uma análise mais geral no sistema.
Separe as ferramentas
Após a detecção do problema específico, a próxima etapa consiste em separar com antecedência os materiais que serão utilizados. É por isso que é tão importante ter ferramentas de qualidade para realizar os reparos, de modo que a própria manutenção não acarrete mais um problema para o cliente.
Além das peças, de uma bancada, conjunto de chaves, alicates, torquímetros e macacos, é importante ter outras, como o osciloscópio, o multímetro,o scanner e outras tecnologias que citaremos a seguir.
Isole a área do problema
É muito provável que o problema constatado esteja em uma parte específica do carro: o sistema de suspensão, a configuração de frenagem, a direção, a parte elétrica, entre outros. Por isso, é importante isolar a área em que a falha se manifesta para se concentrar no reparo.
Desse modo, ao analisar somente a área, você não corre o risco de acabar desconfigurando de outros sistemas. Isso não impede que você dê uma boa olhada no veículo em geral e proponha outras.
Utilize tecnologias
É muito importante utilizar tecnologias que tornem o diagnóstico mais preciso, como um scanner automotivo. Além de mapear o problema, ter esse tipo de ferramenta na sua oficina ainda demonstra profissionalismo e impressiona o cliente.
O scanner é importante para que você consiga acessar e exibir em uma tela todas as informações relacionadas aos dispositivos operacionais de funcionamento eletrônico de um carro. Assim, será possível localizar (e corrigir) as falhas mais rapidamente.
Além do scanner, outras tecnologias bastante interessantes para o mecânico são o elevador automotivo e uma máquina de alinhamento. Com ambos, será mais fácil visualizar o problema e realizar ajustes relacionados à geometria das rodas dos carros.
Realize a manutenção
Nessa etapa, o cliente provavelmente já concordou com o seu diagnóstico, os valores cobrados e deu a permissão final para que você realize os reparos.
Após verificar e determinar os problemas, por meio da sua experiência como mecânico e com o auxílio de um equipamento próprio de diagnóstico, é hora de colocar definitivamente a mão na massa. Após essa etapa, utilize novamente o scanner automotivo e faça testes para checar se a falha foi resolvida.
Para aqueles que querem fortalecer o relacionamento com o cliente, é uma boa ideia investir no pós-venda: entre em contato para entender como está o carro, perguntar se a dirigibilidade e a estabilidade estão funcionando direito, se ele não nota outros sinais de problema (como ruídos agudos). Isso mostra que a oficina se lembra do consumidor e se preocupa com o seu bem-estar.
Os benefícios de um diagnóstico automotivo preciso e eficiente
Quando o diagnóstico é preciso, o mecânico ataca diretamente o problema — e soluciona a queixa do cliente. Ainda que o consumidor opte por levar o carro em outra oficina, suas experiências posteriores mostrarão que o exame feito em sua oficina serviu para mapear corretamente a falha apresentada.
Para um mecânico, nada melhor do que ser conhecido como aquele profissional que sabe identificar exatamente onde o problema está. Isso aumenta as chances de que os clientes satisfeitos indiquem seus serviços para outras pessoas, como amigos, familiares e colegas de trabalho.
Como você viu no artigo, fazer um bom diagnóstico automotivo é uma daquelas oportunidades que o profissional deve agarrar para comprovar a qualidade do seu trabalho e da sua oficina. Além disso, serve para manter a segurança do cliente e dos passageiros que ele transporta, uma vez que as falhas tendem a ser efetivamente eliminadas.
Aproveite a visita ao blog para descobrir como diagnosticar falhas na direção!