Bomba de direção hidráulica: como identificar problemas?
Em busca de praticidade e conforto para dirigir, muitas pessoas optam por carros com direção hidráulica, que permite uma condução mais leve e fácil, reduzindo o esforço do motorista no volante. No entanto, quando a algum defeito no funcionamento dessa peça, a sua eficiência é comprometida, tornando a direção pesada e menos precisa.
Saber identificar problemas nesse componente automotivo é fundamental para evitar danos adicionais ao sistema de direção e reparos que saem mais caro para o seu bolso. Mesmo que você não seja especialista no assunto, é possível notar sinais que denunciam que algo está errado nesse mecanismo.
O volante do seu veículo parece estar ‘’assoviando’’? Neste post, vamos abordar esse e outros sintomas na bomba de direção hidráulica que exigem atenção. Confira!
Qual a importância da bomba de direção hidráulica para a dirigibilidade do carro?
A bomba de direção hidráulica funciona como uma facilitadora da condução do automóvel. Isso porque, ela fornece assistência para girar o volante de forma mais suave, exigindo menos esforço por parte do condutor.
O seu funcionamento se baseia na pressurização do fluido hidráulico, líquido que transmite pressão e lubrifica componentes, enviado para a caixa de direção, onde exerce pressão sobre um pistão.
Dessa maneira, ela traz mais praticidade para dirigir, principalmente em velocidades baixas e durante manobras, como fazer curvas mais apertadas ou estacionar. Assim, você pode ter mais controle sobre o veículo, o que aumenta a sua segurança no trânsito.
Em viagens longas, por exemplo, a direção hidráulica se torna uma importante aliada, pois reduz a fadiga do motorista, garantindo o seu conforto até o destino.
Quais são os principais sintomas de problemas na bomba de direção hidráulica?
De desgastes nos seus componentes a fluido hidráulico insuficiente, há diferentes causas que podem provocar alterações que interferem na eficiência da bomba de direção hidráulica. Veja a seguir quais são os sintomas que ajudam a identificar defeitos nesse sistema.
Ruídos estranhos ao girar o volante
Se você escuta ruídos estranhos quando gira o volante, como ‘’assovios’’, chiados ou rangidos, é sinal de que os componentes da direção hidráulica, como rolamentos, correia ou polia, podem estar desgastados.
A deterioração dessas peças causa atrito adicional quando o motorista gira o volante, o que provoca sons desagradáveis. Prestar atenção nos barulhos emitidos pelo carro pode ajudar a reconhecer o problema precocemente.
Dificuldade para girar o volante
Foi manobrar o veículo e sentiu que o volante está duro, dificultando a sua condução? Essa condição pode ser provocada por diversos motivos, como baixo nível de fluido hidráulico, falhas na própria bomba ou danos na caixa de direção.
Se houver um vazamento no sistema hidráulico, por exemplo, o nível de fluido vai diminuir, resultando na redução da pressão hidráulica disponível para auxiliar na direção. Desse modo, os movimentos do volante se tornam pesados, sobretudo, em baixas velocidades, como ao estacionar.
Além de deixar a condução desconfortável devido ao esforço a mais que exige do motorista, a dificuldade para girar o volante também é perigosa, pois diminui a sua capacidade de reação em manobras necessárias em emergências.
Níveis baixos de fluido hidráulico no reservatório
Os níveis de fluido hidráulico podem apontar vazamentos decorrentes de deteriorações nas mangueiras, conexões defeituosas ou componentes danificados. Com o passar do tempo, o líquido também pode evaporar naturalmente.
O baixo volume do fluido não só deixar a condução mais pesada, como também contribui para a redução da vida útil das peças da bomba hidráulica.
Cheiro de queimado
Diante da falta de líquido suficiente para promover a lubrificação adequada do sistema de direção, há mais atrito na bomba de direção, o que aumenta o calor nesse local e causa o superaquecimento do fluido.
Esse processo acaba degradando o próprio líquido e as peças desse conjunto, dando origem a um desagradável cheiro de queimado.
Como lidar com esse problema?
Caso você tenha detectado um ou mais sintomas citados anteriormente, certamente está se perguntando: E agora, o que fazer? Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como lidar com esse problema, principalmente quando você está na estrada. Acompanhe!
Pare o veículo em um local seguro
Você estava dirigindo tranquilamente e, de repente, percebeu uma dificuldade acentuada de controlar o volante? Nessa circunstância, é indicado parar o carro em um local seguro assim que possível para evitar acidentes no trânsito.
Verifique o nível de fluido hidráulico
Depois que você parou o automóvel em segurança, é aconselhável verificar o nível de líquido hidráulico no reservatório. Se constatar que está abaixo do normal, complete com lubrificante até a medida certa.
No entanto, se identificar qualquer tipo de vazamento, não insista em dirigir e busque assistência técnica para evitar maiores danos ao veículo.
Procure assistência técnica qualificada
Não ignore os alertas de que tem algo errado no sistema de direção. Para preservar a sua segurança e a vida útil do automóvel, procure o suporte de um mecânico, de preferência especializado no assunto.
Desenvolvida para facilitar a vida dos motoristas, a bomba de direção hidráulica possibilita uma direção mais leve e confortável, livre de fadiga. Com as nossas dicas, você poderá identificar eventuais defeitos nesse conjunto e tomar as medidas necessárias para assegurar uma manutenção apropriada, que restitua a sua função e eficiência, permitindo que você volte a desfrutar de uma experiência de direção tranquila.
O uso de peças de qualidade no seu veículo aumenta a sua longevidade e diminui gastos com reparos frequentes. Acesse o catálogo da Nakata e conheça os benefícios dos nossos produtos!