Vai trocar de carro? Veja alguns cuidados!
Chega uma hora em que é preciso trocar de carro, é um momento em que se consideram muitas variáveis para entender se o veículo atende ou não suas necessidades atuais. Para evitar maiores problemas neste processo, é extremamente importante estar atento aos detalhes para não sair prejudicado.
O fato é que ter um carro automático, por exemplo, pode significar mais conforto ou a realização de uma conquista financeira, concorda? Porém, tudo que envolve um orçamento maior deve ser bastante refletido antes de acontecer. Mas se você optar por um veículo usado, é necessário ficar ligado no desgaste das peças e como estão os componentes de segurança do veículos. Vamos conferir juntos?
Adquiriu o veículo há mais de 5 anos?
Normalmente, cinco anos é um período considerado razoável para alguém permanecer com seu veículo, sem que sejam necessárias muitas despesas. No caso de modelos de luxo, o prazo é ainda menor, devido ao fato de alguns tipos de materiais presentes nas peças dos veículos terem grande risco de ficarem deformados após o prazo.
Frota
De acordo com um estudo realizado pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) , a frota que circula atualmente no Brasil é a sexta maior do mundo, e tem uma média de idade de 9 anos e 8 meses.
E como trocar de carro sem arrependimentos?
Para manter um veículo seminovo com desempenho e condições de segurança semelhantes a um carro novo, é necessário realizar as manutenções preventivas periodicamente, conforme manual do fabricante. Afinal, não realizá-las pode representar um gasto a mais bastante significativo por conta do desgaste que outros componentes podem sofrer por conta do mau funcionamento ocasionado por alguma peça danificada. Isso sem contar é claro na sua segurança, que pode ser colocada em risco com alguma falha de segurança que pode vir a ocorrer.
A recomendação é sempre prestar muita atenção de seu carro e checar com frequência diversos itens do motor e suspensão que por sua vez é responsável pelo conforto ao rodar com o veículo e principalmente pela segurança dos passageiros., já que uma desgaste excessivo pode causar até mesmo a perda de controle do veículo.
É claro que estes são apenas alguns itens que demandam sua atenção ao cuidar de seu veículo e garantir a sua segurança e de seus passageiros também. Caso queira se aprofundar ainda mais no assunto, basta conferir este artigo que preparamos para te auxiliar com esta tarefa.
Vale a pena pegar um novo ou um usado?
Quando alguém decide trocar de carro ou fazer uma transferência de veículos, sempre surge essa dúvida. A grande verdade é que trocar o automóvel atual por um novo ou usado dependerá de vários fatores, como preço e condições do veículo que deseja comprar, caso seja usado.
Se for novo, será preciso analisar demandas de cada pessoa e o orçamento disponível. É prudente fazer as contas e analisar qual das duas opções será mais vantajosa, não só financeiramente, mas que atenda suas reais necessidades.
Agora ficou muito fácil saber quando trocar de carro, sem arrependimentos. É bom frisar, ainda, a importância de contar com um mecânico de confiança para fazer uma boa revisão no carro que você pretende comprar, antes de efetivar a troca.
Deseja saber mais sobre o assunto? Então, confira a 2ª temporada da série Meu Carro Bem Cuidado em nosso canal no YouTube!