Kit reparo da junta homocinética: o que você precisa saber a respeito?
Como em outras situações cotidianas, a manutenção do carro costuma ser deixada de lado e só ocorre quando surge um problema. Além disso, muitos motoristas contam com o conhecimento dos mecânicos e não buscam saber mais sobre o funcionamento de seus veículos. Tais atitudes impedem que quem dirige possa perceber com antecedência e, até mesmo, evitar certos problemas em peças que podem ser acessadas facilmente. Um exemplo é o kit reparo da junta homocinética. Por isso, é importante compreender a função desses componentes.
Quer entender como? Este artigo vai esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!
Ouça este artigo!
O que é o kit reparo da junta homocinética?
A junta homocinética é o componentea que transmite a potência do motor gerando velocidade para as rodas.
Essas peças estão localizadas nas pontas dos semieixos, conectando sua transmissão com os cubos de roda. O kit reparo da junta homocinética é composto por três itens pequenos, mas muito importantes. São eles:
● graxa de bissulfeto de molibdênio: sendo específica para essa peça, ela diminui o desgaste e amplia a vida útil da junta;
● coifa: feita de borracha, envolve a junta protegendo a graxa da entrada de água ou sujeira que possam causar desgaste;
● abraçadeiras: única parte de metal do kit. São anéis em forma de grampo aplicados para fixar a coifa.
Qual é a sua função?
As peças que compõem o kit reparo da junta homocinética têm a função de proteger os demais componentes de desgaste e garantir sua durabilidade.
Como as peças podem ser danificadas?
Apesar de parecerem um detalhe muito simples, as peças do kit reparo da junta homocinética estão sujeitas a diversos tipos de dano, que podem acontecer em conjunto ou ter efeitos sobre outros componentes dessa parte do veículo. Os problemas mais comuns são:
● ruptura das coifas pelo atrito com outros materiais ;
● falhas nas abraçadeiras;
● Deterioração por exposição a produtos químicos ou devido ao tempo de uso;
● mau funcionamento da vedação da coifa;
O que é o kit de amortecedor?
Outro componente importante para a suspensão do veículo é o kit de amortecedor. Trata-se de um conjunto de peças responsável pela ligação entre o amortecedor e a carroceria do veículo. De maneira geral, ele tem a função de absorver a energia cinética a qual a suspensão está sujeita durante a rodagem do carro, de modo a manter as rodas no chão e evitar desgaste.
O kit é composto por:
● coifa: tem a mesma função da coifa do kit reparo da junta homocinética, ou seja, servir de proteção impedindo a entrada de impurezas. Ela está localizada na haste do amortecedor;
● coxim: sua função é sustentar o amortecedor na carroceria e dissipar a energia das trepidações e dos impactos decorrentes da movimentação. Para isso, ele é feito de metal e revestido por borracha;
● batente: também é utilizado para receber impactos, mas, em seu caso, são os de final do curso. Além disso, protege as peças do conjunto amortecedor-mola, aumentando sua vida útil.
Qual é a relevância desses kits para a segurança e proteção do carro?
As peças que compõem tanto o kit reparo da junta homocinética quanto o kit de amortecedor são fundamentais para a dirigibilidade do carro e, por consequência, a segurança do veículo.
Isso se deve ao sistema de suspensão a que estão relacionados ser responsável por receber os impactos. Por outro lado, sua importância também está nas funções de proteção que exercem, em relação aos desgastes causados pelas trepidações da rodagem, em peças como o semieixo e o amortecedor.
Como garantir que essas peças não estejam com problemas?
O dono do veículo pode atuar para prevenir problemas nesses kits ou, no mínimo, percebê-los com antecedência, diminuindo as chances de que algo mais sério aconteça enquanto dirige. Portanto, são necessárias algumas medidas nesse sentido.
Preste atenção aos ruídos
Veículos com esses componentes desgastados apresentam ruídos incomuns, sendo este o meio mais fácil para os motoristas fazerem um diagnóstico. Se nas manobras, sons metálicos e estalos aparecerem, é hora de ir ao mecânico.
Evite terrenos acidentados
Buracos, elevações abruptas e estradas irregulares cobram seu preço sobre todo o sistema de suspensão. Quando você evita dirigir em lugares assim, seu carro tem menos desgaste. Mas, se isso for inevitável, optar por diminuir a velocidade e evitar manobras bruscas já ajudará bastante.
Faça manutenção preventiva
A manutenção preventiva evita prejuízos. Afinal, diversos problemas podem ser constatados antes que surjam outros sinais. Isso significa um conserto mais barato, por ser um dano ainda pouco extensivo. Além disso, é a certeza de que você não ficará parado na estrada.
Conte com um bom mecânico para fazer o serviço
Um profissional de confiança é a garantia de um serviço bem-feito. Considerando que a instalação correta dos kits depende de conhecimento técnico, experiência e disponibilidade de ferramentas adequadas para que não haja problemas com a vedação e o encaixe, não ignore esse fator.
Garanta a qualidade da junta
Em complemento a um bom mecânico, a peça que está sendo colocada no seu carro precisa apresentar a mesma qualidade. Da escolha de fornecedores ao uso de ferramentas adequadas, tudo isso influencia no resultado da manutenção.
Faça o alinhamento e a centragem
Essa dica tem caráter preventivo e deve ser executada após a instalação de um novo componente. Centralizar a caixa de direção e o alinhar as rodas, adequando a geometria à peça atual, é a melhor maneira de não sobrecarregar os itens da suspensão, que podem quebrar antes do tempo.
Tanto o kit reparo da junta homocinética quanto o kit de amortecedor fazem toda a diferença na segurança ao dirigir o veículo. Contudo, seu uso gera desgastes. Logo, quando danificados requerem a troca imediata, para que não causem problemas a outras peças ou diminuam a dirigibilidade.
Nesse sentido, o dono do carro pode tomar algumas atitudes preventivas que evitam dores de cabeça no futuro. Nossas dicas podem ajudar a garantir mais qualidade e diminuir custos futuros. Então, não deixe de segui-las.
Agora, se você quiser saber mais, temos um vídeo dos especialistas Nakata sobre indícios e problemas na junta homocinética feito especialmente para você. Confira!