WhatsApp agiliza atendimento e ajuda você a vender mais
As ferramentas digitais já fazem parte da rotina dos profissionais de vendas. Pesquisa realizada pela conceituada revista Forbes nos Estados Unidos apontou que os vendedores que utilizam meios digitais como parte de suas estratégias têm, em média, um volume de vendas 79% acima dos profissionais estritamente ‘analógicos’.
E uma das ferramentas mais usadas e eficientes no mercado de autopeças é o WhatsApp.
Vendedores destacam benefícios do WhatsApp
O aplicativo tem atraído o interesse dos profissionais por oferecer benefícios em comparação aos outros meios de contato tradicionais, como o telefone. Cesar Mendes, televendas da Cobra em São José do Rio Preto, em São Paulo, destaca a agilidade do WhatsApp.
“Ao contrário do e-mail – que é carregado de spam e o cliente vai verificar no final do dia alguma promoção ou novidade, mas sua mensagem pode estar lá embaixo e ele acabará não visualizando –, o WhatsApp todo mundo olha a cada 20 minutos. O feedback será o mais rápido possível. O WhatsApp ajuda a aumentar as vendas porque o cliente está com uma peça, manda a foto e pergunta se ela está disponível. Isso encurtou o caminho e essa agilidade acabou retornando em aumento de vendas”.
Profissionais também esclarecem dúvidas pelo WhatsApp
Balconista da Padre Cícero, em Fortaleza, no Ceará, o Samuel Farias, aproveita a versatilidade do aplicativo para esclarecer dúvidas dos clientes.
“Eu comecei a usar o WhatsApp porque ficou mais fácil tirar algumas dúvidas. O cliente às vezes está longe e quer esclarecer uma dúvida, basta mandar uma foto ou uma referência. Fica bem mais fácil. Eu recomendo o uso de WhatsApp pela facilidade para conversar com o cliente, a gente já envia a comunicação de forma muito ligeira”.
WhatsApp proporciona meio eficiente para divulgar informações e promoções
Sara Santos, representante comercial da Auto Norte em Fortaleza, no Ceará, começou a usar o WhatsApp profissionalmente desde que o aplicativo chegou ao Brasil. Ela sabe como aproveitar o potencial da ferramenta de forma criativa para vender cada vez mais.
“Eu acredito que o WhatsApp é uma ferramenta tão boa que eu consigo aproveitar bastante para divulgar uma informação técnica ou uma palestra para o cliente. Como novidade, eu acredito que seria interessante os fabricantes passarem mais informações dos produtos. O técnico mostrar como o produto foi fabricado e essa informação chegar aos consultores e vendedores para que a gente possa divulgar para os clientes. Eles recebem essas informações de forma rápida e precisa. Eles irão visualizar aquele conteúdo e sentir segurança sobre o que foi passado. Isso ajuda nas vendas”.
Veja como aproveitar melhor o WhatsApp como ferramenta de vendas
1 – Evite usar sua conta pessoal para atender os clientes. O ideal é disponibilizar um número exclusivo para a atividade profissional, se possível no WhatsApp Business. E nunca envie conteúdo inconveniente, como memes ou piadas.
2 – Com a nova lei geral de proteção de dados, o controle do uso das informações do cliente se tornou mais rígido. Não envie mensagens, especialmente as promocionais, sem autorização dos contatos.
3 – Organize os contatos dos clientes e crie uma lista de distribuição a fim de disseminar suas novidades a várias pessoas simultaneamente. Estabeleça um cronograma de mensagens para não abordar os mesmos contatos todos os dias. Dicas, lançamentos e atualizações são bons conteúdos para criar engajamento.