Veja aqui quando é a hora de fazer a troca da lona de freio do carro

Fundamentais para garantir a segurança do veículo, as lonas estão entre os componentes mais importantes do sistema de freio, pois são justamente elas que contribuem para uma desaceleração ágil, controlada, previsível e segura. Por isso, criamos este conteúdo para falar sobre o momento certo da troca da lona de freio.
O nosso objetivo é oferecer uma visão completa sobre o tema, explicando qual é a função da lona de freio, quais os principais sinais de problemas e, por último, quando é o momento ideal para fazer a troca do item. Então, não fique de fora e acompanhe!
O que são e Qual é a função da lona de freio do carro?
As lonas estão presentes em todos os sistemas de freio a tambor, nos veículos mais antigos a lona era rebitada em outra peça conhecida no mercado como patim de freio, quando ela se desgasta é possível fazer a substituição da lona reaproveitando o patim, desde que ele esteja em boas condições. Nos veículos mais modernos as lonas são coladas ao patim e são conhecidas como sapatas de freio, quando apresentam desgaste a substituição é do conjunto, lona mais o patim.
O funcionamento da lona e da sapata é bastante simples. Basicamente, quando o condutor aciona o freio, pressionando o pedal, essa pressão desloca o fluido de freio pelos dutos internos e os cilindros pressionam as lonas contra os tambores de freio, transmitindo a força exercida sobre o pedal e garantindo que o veículo pare de maneira rápida, segura e eficiente.
E vale notar uma diferença interessante. As lonas são utilizadas nos veículos com sistema de freio a tambor. Nos sistemas de freio a disco, são as pastilhas que abraçam o disco para gerar o atrito e a desaceleração. Portanto, em veículos com essa tecnologia, o proprietário precisa ter atenção ao desgaste e à troca da pastilha, e não da lona.
Quais os sinais que indicam problema na lona de freio?
Agora, é hora de conhecer os principais sintomas de uma lona de freio que esteja gasta ou defeituosa. Os sinais mais comuns são:
● pedal de ferio baixo;
● ruído durante a frenagem;
● vibração/trepidação do pedal de freio;
● perda de eficiência do freio de estacionamento.
Por coincidência, esses também são alguns dos sintomas observados quando você tem um disco de freio desgastado ou sapatas que já estão muito além de sua durabilidade indicada. Por isso, ao perceber qualquer um desses sinais, é muito importante buscar uma oficina confiável para a realização dos devidos reparos.
Quando fazer a troca de lona de freio do carro?
Como todo componente, a lona sofre desgaste natural com o uso. Por isso é tão importante obedecer aos calendários de revisão e manutenção programada, pois isso garante que a peça esteja sempre em bom estado operacional, sem apresentar desgaste avançado ou risco à operação do resto do conjunto. Outro ponto importante sobre a lona de freio é a sua contaminação, cilindros de freio ou retentor da roda vazando pode contaminar as lonas e isso vai provocar uma perda praticamente total da sua eficiência de frenagem.
Se for necessária a troca de alguma peça, o ideal é instalar componentes de alta qualidade. Assim, você já garante uma durabilidade maior e um melhor funcionamento do veículo
Agora que você entende o momento ideal da troca da lona de freio, aproveite para aprender ainda mais sobre outros componentes para cuidar do carro. Para isso, basta seguir o nosso canal no YouTube, o Componentes Nakata!