Trava elétrica tem conserto?
Da noite para o dia, ao apertar o botão do controle remoto do carro as portas não destravam ou não travam. Pior, travam e destravam em seguida ou destravam e travam. Enfim, não funcionam direito. Ou ainda funcionam uns dias, depois param. Funcionam de dia, e a noite não. Funcionam quando está calor mas não no frio. Funcionam no calor e no frio uns dias, depois param. Este é o tal do defeito intermitente, talvez o mais difícil de resolver, quando o assunto é manutenção automotiva.
O exemplo das travas elétricas é bem oportuno, mas defeitos intermitentes podem ocorrer em qualquer componente automotivo, ainda mais nos veículos modernos, repletos de componentes eletrônicos.
Nas travas elétricas, o primeiro passo para entender o problema é trocar a bateria do controle remoto. Isso deveria ser um processo simples. Tira a bateria velha, coloca uma nova e pronto. Mas, nem sempre é só isso. Alguns veículos requerem uma programação para o controle voltar a operar corretamente após a troca da bateria. E, para isso, vale a pena consultar o manual do proprietário do veículo, pois cada marca adota uma estratégia diferente.
Quando o defeito não é bateria fraca, o mau funcionamento das travas elétricas requer investigação. Grande parte dos defeitos da trava elétrica é por contaminação no motor de acionamento do sistema. Em outras palavras, sujeira. Com o tempo, minúsculas partículas de poeira conseguem romper a vedação da porta e contaminam o motor, impedindo que ele acione o mecanismo da trava.
A solução é simples, porém nem sempre fácil de resolver. Basta limpar o motor e o mecanismo e verificar a vedação da porta, para o defeito não voltar a acontecer. Simples, não? O difícil é chegar no motor. Em alguns modelos de travas elétricas, há todo um complexo mecanismo, repleto de peças plásticas pequenas fáceis de quebrar. Em alguns casos, vale mais a pena trocar o mecanismo da trava elétrica.
Outro defeito comum é na parte elétrica do sistema de alimentação da trava elétrica, que depende da bateria 12 volts do carro para funcionar. Porém, não se trata de uma ligação direta à bateria. Todo sistema passa por uma central de gerenciamento, que recebe o sinal infravermelho do controle remoto e aciona relés que liberam a energia para mover o motor.
Assim, um não funcionamento correto pode ser causado por um fusível queimado ou um relé danificado, ou ainda algum tipo de mau contato entre conectores, ou até mesmo uma solda quebrada. Nesses casos, o processo de investigação do defeito precisa ser mais minucioso e, muitas vezes na tentativa e erro.
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Texto por: Alexandre Akashi