Tem o sonho de restaurar um carro? Veja o que você precisa
Restaurar um carro antigo deve ser, antes de tudo, a realização de um sonho apaixonado. Não se trata de um investimento como outro qualquer, como comprar um carro novo. É preciso estudo, dedicação, investimento e paciência, pois se trata de um processo que pode levar anos para terminar. A restauração de carros é a arte de dar vida a um automóvel que se encontra fora de atividade devido ao desgaste sofrido ao longo dos anos.
Por se tratar de uma arte, não deve ser feita com pressa. Encontrar as peças corretas para fazer seu carro voltar ao brilho que teve um dia não costuma ser uma tarefa fácil, e é por isso que ter um clássico com peças originais é motivo de tanto orgulho entre colecionadores. Muitas vezes, a restauração se torna cara e trabalhosa devido ao problema de disponibilidade de peças adequadas no mercado. Por isso, nós desenvolvemos este guia para você, que quer se aventurar com carros antigos, saber por onde começar o desafio de dar vida para a sua caranga!
Veja também:
> Depreciação de veículos: é possível manter um carro sempre como novo?
> Carros antigos: é possível deixar funcionando como novos?
> Tuning de carros: existe um limite para a personalização?
O tipo de carro que será restaurado
O primeiro erro do restaurador principiante é se emocionar demais com o modelo de carro a ser restaurado e assumir um projeto que não terá condições de concluir. A escolha dos carros antigos para restaurar é a decisão mais importante para o orçamento do projeto, pois é o ponto de partida para todo o planejamento. Se o carro não está em boas condições, o orçamento de peças será mais caro, a mão de obra será mais trabalhosa e o tempo de restauração será maior.
Por isso, a dica mais importante na hora de escolher o carro a ser restaurado é avaliar muito bem o estado de conservação do carro. Se possível, leve um especialista com você para procurar por detalhes, defeitos difíceis de notar e sinais de desgaste. Essa é a hora de ser meticuloso. O menor sinal de ferrugem pode ser a diferença entre um carro restaurado e um orçamento estourado no final das contas.
Os prós e contras de cada modelo
Quanto mais antigo o carro, mais diferenciada será a experiência de dirigi-lo, e é por isso que antes de comprar um modelo é importante saber quais são as características que o tornam único. Para saber qual modelo é o mais indicado para oferecer a experiência que você espera de um clássico, é preciso entender um pouco sobre a mecânica do carro, suas características de dirigibilidade e de funcionamento.
Procure por referências de eventos automotivos com foco em carros antigos para se informar melhor sobre quais modelos são os mais indicados para o que você procura. A ajuda de profissionais experientes pode ser a diferença entre um carro funcionando e um projeto parado por falta de peças. É muito importante também se informar sobre o processo de restauração antes da compra do carro, ler livros específicos sobre reforma de carros antigos e acompanhar informações de fóruns de colecionadores.
O investimento necessário
Tudo depende das condições iniciais do carro a ser restaurado. Existem os casos em que uma reforma mais simples dá conta do recado, o que reduz bastante o investimento. São casos de carros mais populares que ainda estão em circulação por aí e que podem ser reformados com investimento de 2 mil a 4 mil reais.
Se você encontra um carro mais antigo, razoavelmente conservado, é possível deixá-lo novinho em folha por menos de 10 mil reais. Utilizando peças mais convenientes, sem se preocupar tanto com a originalidade do carro, o custo reduz bastante.
Um outro cenário é aquele em que você encontra o carro dos seus sonhos e quer a originalidade de volta. As peças precisam ser trocadas por itens originais, a funilaria e a pintura precisam ser refeitas, assim como o motor. A restauração completa pode chegar a 40 mil reais.
A importância de saber o que está comprando
Quando se idealiza demais um carro antigo — como aconteceu com muitos compradores depois do lançamento de filmes como “Velozes e Furiosos” —, com frequência são esquecidos os problemas relacionados ao fato de o carro ser antigo. A maioria dos carros de 1980 não tem a ergonomia que os carros atuais oferecem, o que pode assustar alguns motoristas mais novos.
O volante sem direção hidráulica, o motor que esquenta demais e a fragilidade de algumas peças são características de muitos carros antigos, mesmo os impecáveis. É importante entender que carros de 1970 foram projetados antes da invenção do computador que usamos hoje em dia, o que é uma distância enorme em termos de tecnologia automotiva.
O início da restauração
Depois de conferir todas as características do modelo mais adequado, verificar minuciosamente todos os detalhes de conservação e se informar bem sobre o assunto, é hora de realizar o orçamento.
Quando se trata de carros antigos, um detalhe que poderia passar despercebido por muitos leigos, como uma lanterna, pode acabar custando o preço de uma retífica de motor. Por isso, é preciso ter muita atenção aos detalhes do carro e fazer uma boa pesquisa de mercado para conseguir aquele fornecedor de qualidade com preços que caibam no seu bolso.
Funilaria e pintura
Seja altamente crítico em relação ao visual do carro que você pretende restaurar. O bom estado da carroceria e do chassi pode ser mais importante do que o motor em si para a avaliação de um carro a ser restaurado. Alguns carros antigos têm uma disposição de peças de motor no mercado internacional, com bom acabamento e preço acessível. Já uma lataria enferrujada não pode ser consertada com tanta facilidade. Os itens de funilaria podem variar muito — de 5 a 50 mil reais, dependendo do caso.
Revisão mecânica
Para que o carro tenha um desempenho adequado, é preciso que seus sistemas mecânicos estejam em condições plenas de funcionamento. Por isso, a restauração do carro requer a desmontagem do veículo e a análise dos componentes mecânicos, de modo que seja possível decidir o que deve ser comprado novo, o que pode ser refeito e o que deve ser consertado.
O motor pode precisar de retificação, bem como o conjunto do redutor e os eixos. Essa parte do carro deve ser encarada com um olhar muito cuidadoso, pois influencia muito o desempenho do carro.
O sistema de freios é uma preocupação comum quando se trata de carros restaurados, pois seu funcionamento deve estar adequado para uma condução segura e funcional. Os amortecedores não devem conter vazamentos, corrosões ou rachaduras — por isso, normalmente são trocados como forma de prevenção no processo de restauração de um carro.
Criação de um estoque
As peças para veículos antigos, geralmente, são mais raras, o que pode ser um grande problema na hora de uma substituição necessária. Para evitar ficar com o carro parado por falta de peças, ou então uma conta muito alta por ter sido feita de última hora, é preciso ter as peças à mão e realizar a manutenção preditiva.
Isso demanda um espaço extra na garagem, uma boa organização do lugar e um dinheiro disponível para ser investido sempre que ouvir falar de uma peça conveniente em promoção. Não precisa ser uma peça da qual você esteja precisando no momento; se ela pode ser útil no futuro, pode ser bom tê-la na oficina.
Manutenção
A manutenção faz parte do custo do automóvel que você vai ter e, mesmo depois de restaurado, o preço deve ser considerado na conta para evitar surpresas. Uma boa proposta é apostar nos modelos tradicionais, que têm boa disponibilidade de peças de reposição, para garantir o bom funcionamento do veículo. Além disso, serão necessários investimentos para recuperação de sistemas como a suspensão, o freio, o arrefecimento, o recondicionamento do motor etc.
Complementos
Essa é a parte em que a maioria dos restauradores de primeira viagem costumam perder muito tempo e dinheiro. Se, para um veterano, qualquer restauração um pouco mais complicada já requer borrachas novas, restauração de peças, mão de obra e peças novas para os desafios descobertos no meio do caminho, é fundamental que iniciantes tenham um mentor para ajudar nas particularidades e nos detalhes do carro para conseguir bons resultados.
Restaurar um carro é trazer de volta um sonho que viveu numa época diferente da nossa e, por isso, requer investimentos, paciência e dedicação. Encontrar as peças certas no momento certo, com certeza, é um grande desafio, mas isso pode ser sempre facilitado se você estiver bem informado, atento ao mercado e em contato com profissionais e entusiastas da área.
E ai, animado pra começar a restaurar carros antigos? Mas antes de continuar a ler nosso artigo, veja também este vídeo que preparamos sobre este assunto:
Escola de Restauradores
Em Jabaquara, São Paulo, a Escola de Restauração de Veículos Antigos oferece para a comunidade local diversos cursos sobre restauração de carros antigos. Entre os projetos, destaca-se o “Jovem Restaurador” — apoiado pela Nakata, ele oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda.
São diversas áreas de formação técnica, que cobrem todo o processo de restauração. O aluno tem aulas de mecânica, funilaria, elétrica, pintura, marcenaria e tapeçaria, em um formato de 15 módulos a serem estudados durante um período de 3 a 4 anos. Dessa forma, ele aprende do ponto de vista prático todos os processos da oficina de restauração.
Gostou das nossas dicas? Acompanhe um trabalho de restauro de um Passat 1975 realizado por Marcelo Tonella, especializado em recuperação de veículos antigos. Se você pretende restaurar ou já começou a restaurar algum carro antigo, entre em contato com a gente para nos contar sobre essa experiência!
E o melhor a NAKATA não deixa nossos antigos na mão… Sempre com peças de qualidade. Podia até voltar alguns itens…
Já restaurei um Ford pampa 4×4 1985, um corcel GT 1972, uma Belina II 1979 e ainda falta um corcel 1977
Eu tenho um Jeep Willys, 1965 adquirir só o chassis com o motor e câmbio, o mais corrir atrás durante quatro anos e meio, até ficar pronto.
O meu maior desafio era deixar tudo original e assim o fiz, tudo começou em 2000 e terminei em julho de 2004, estou satisfeito com meu Jeep que pretendo ficar com ele pro resto da vida , tudo em dia documentos e tudo mais é o xodó da cidade o único.
Olha boa tarde, tenho um sonho de restaurar minha Parati 82 LS, já até comesei mas presijo de ajuda.
Olá João Vitor,
a restauração leva tempo e dinheiro, mas vale a pena a medida que o carro fica pronto como sonhou! Tudo Azul pela frente com sua Parati 1982!
Oi Sebastião,
Parabéns! Dá pra entender o porquê que virou atração, coisa rara e bem cuidada! Manda uma foto pra gente postar no Facebook da Nakata e compartilhar com os amantes de carros assim como você.
Nossa! É hobby ou você é profissional? Compartilhe a a foto conosco para divulgarmos essas raridades com nossos fãs do Facebook Nakata.
Oi Ricardo, tudo bem?
Obrigada pela confiança, a Nakata esta sempre preocupada em oferecer segurança para você rodar tranquilo.
Valeu pelas dicas.
Excelente matéria, ja tive opala e nunca consegui deixar zerado.
Abraços
E como vc faz para determinar o valor da mão de obra? Como se faz isso?
Ola amigos tenho um escort 1.8 16v ano 98 modelo europeu. Amo meu carro pena que nao tenho codicoes para reforma-lo. Gostaria muito de acha um progama.ou empresa que podesse reforma-lo para mim.
Olá, Jeremias! Infelizmente não dispomos de verba para programas como esse, mas vamos encaminhar sua sugestão aos responsáveis.
Estou com ford escort sera que com nakata encontrarei. Peças drsse carro.e pretendo refornalo.
Oi bom dia meu nome é Agnaldo .tenho um passat iraquiano 1980 e eu postei um vídeo para o Luciano Huck.sera que alguém pode me dar uma força?por favor vejam o vídeo no yutub .por nome de MANHOSO LATA VELHA .E SE PODER REPASSE PRA VER SE O APRESENTADOR VER
GRATO A TODOS
MEU NOME AGNALDO A .DE FREITAS.
MEU AMAIL
[email protected]
Olá, Josafa.
Você pode consultar todas as peças que a Nakata fabrica para escort em nosso catálogo eletrônico veja:
https://www.catalogonakata.com.br/busca/escort
Boa noite, tenho um gol cl 1.6 a álcool original, ano 1991 que era do meu saudoso pai. Tenho o sonho de restaura – lo, porém, gostaria de fazer algumas alterações, por exemplo, colocar ar condicionado, onde moro é muito quente, injeção eletrônica e direção hidráulica o restante td original. Há e rodas de liga leve. Teria como fazer. Será que conseguiria realizar a restauração com um valor razoável? Obrigado pela atenção e parabéns pelos lindos trabalhos.
Olá, Wilian!
Obrigado por comentar no blog da Nakata.
Infelizmente não trabalhamos com esse tipo de serviço.
A Nakata é fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, está presente no Brasil há mais de 65 anos. Possui uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios, motor e motopeças, e é líder no mercado de reposição na linha de pivôs de suspensão e juntas homocinéticas.
Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata é reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas. Possui fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e dois centros de distribuição em Extrema-MG e Santo André –SP e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
Tenho uma saverá 94 meu sonho qui eu amaria ter era um carro novo ….fico olhando pro meu parece as vestes qui tou vendo ela brilhar pra mim parece qui ela no escuro tá novinha no plástico no banco ……sei lá mas eu sonho muito e um dia poder arruma ela e deixa lá intactas .
Gostei muito desses depoimentos por eu também sou apaixonado por Esso carros restauração e tenho um sonho de restaurá um carro
Olá, Valdiney!
Esperamos que consiga realizar esse sonho. Nós também amamos carros antigos. A gente já nasce com essa paixão, né?
Continue acompanhando nosso blog e aproveita para se cadastrar aqui e receber nossas dicas por e-mail. A gente vai enviar um resumo das matérias mais legais uma vez por mês pra você, que tal?
BOM DIA TENHO UMA D 20 1992 GALAXIA E GOSTARIA DE REFORMAR COMO DEVO PROCEDER.
Olá, Antonio.
Nesse post trouxemos algumas dicas dos passos que deve seguir para realizar a restauração.
No entanto, a Nakata não trabalha com esse serviço.
Sugerimos que procure uma oficina especializada em restauração para realizar seu orçamento.
gostaria de saber quanto vou gastar para modificarum gol 91
gostaria de ter um carro moderno dentro de um antigo
Olá, Ary! Sugerimos que procure uma oficina especializada para realizar um orçamento. A Nakata não oferece esse serviço. Somos fabricantes de peças de suspensão, direção, transmissão, freios e motor, além de motopeças.
Tenho um carro xsara picasso automático ano 2007 ,,esta com o câmbio automático com defeito e a escalação, pintura.
Boa noite
Gostaria de saber qual a sequência correta para uma restauração.
O que se faz primeiro e o que é por último.
EI AMIGO QUANTO GASTOU PARA REFORMAR O FORD GT MAIS OU MENOS,ESTOU QUERENDO UM CORCEL1 GT E VAI SER MEU PRIMEIRO
Olá, Leonardo! Obrigada por visitar o Blog da Nakata. Poxa, vamos ficar te devendo essa informação. Nós não fizemos esse serviço.
Tenho um fusca1300l ano82 que estou restaurado ha4anos comprado muitas peças novas e usadas um fusca86 para usar a carroceria dele .muito me chama de louco. Um sonho vê brilhando na ruas da cidade
Quero fazer a restauração do meu gol quadrado
Olá, André.
Sugerimos que procure uma oficina especializada nesse serviço para maiores orientações sobre o assunto.
Obrigado por visitar nosso blog!
Isso aí, Fernando! Ter um sonho é tudo nessa vida, louco é quem vive sem sonhos.
Siga acreditando e fazendo acontecer. 🙂
Boa semana!!!
Eu tenho uma saveiro ano 2000, está muito acabada, com um pouco de ferrugem e a mecânica tbm não tá boa. A minha maior dificuldade é como fazer, pois não entendo de praticamente nada. Eu queria saber onde, na internet, posso aprender, mas sem gambiarra.
Felipe, bom dia. Recomendamos buscar ajuda de um profissional especializado no assunto.
Tenho um monza Ret 82 um dos primeiros que foram fabricados no Brasil ..Em abriu de 82 e este e de maio esta andando lataria e motor preciso fazer uma reforma…Por ser um dos primeiros em frui em alguma coisa ..
Tenho um monza Ret 1982 um dos primeiros que foram fabricados no Brasil ..Em abriu de 1982 e este e de maio esta andando lataria e motor preciso fazer uma reforma…Por ser um dos primeiros em frui em alguma coisa ..
Bom dia Os primeiros momza Rets foram fabricados no brazil…Em adril de 1982….Eu tenho um que foi fabricado em maio de 1982 esta precisando de uma reforma pôr ser um dos primeiros em frui em alguma coisa. ..
Bom dia Os primeiros momza Rets foram fabricados no brazil…Em adril de 1982….Eu tenho um que foi fabricado em maio de 1982 esta precisando de uma reforma pôr ser um dos primeiros em frui em alguma coisa. ..
Val, esses old school são uma verdadeira paixão. Esperamos que loga consiga realizar seu sonho!
Bom, dia tenho um Mitsubishi.
Ano 82 nao quero mim disfazer dele por Nada e meu primero carro e ele e tamanho familia tem 7 lugares meu sonho e da minha familia e reforma lo.quero realizar nossos sonhos
Que legal, Kelly!
A gente se apega aos nossos possantes, né? Sabemos bem como é!