Tecnologias para evitar acidentes
A tecnologia 5G é o ponto de partida para a implantação de novas tecnologias no setor da mobilidade e, uma das mais aguardadas é a de comunicação entre veículos, a chamada V2V. Carros, motos, ônibus, caminhões e até mesmo pedestres estão cada vez mais conectados em rede, por meio de aparelhos celulares, e as redes 5G permitem números cada vez maiores de conexões simultâneas a altas velocidades de transmissão de dados.
Assim, os veículos podem trocar informações entre si e alertar os condutores sobre localização e velocidade, que podem tomar medidas defensivas de condução. Estudos de empresas desenvolvedoras desse tipo de tecnologia indicam que a comunicação V2V pode evitar quase um terço dos acidentes entre automóveis e motocicletas.
Um dos acidentes mais comuns é quando uma moto fica no ponto cego do automóvel. A troca de mensagens entre os dois veículos emite alertas sonoros que avisam ambos condutores do risco. Assim, todos os atores do trânsito passam a saber o posicionamento uns dos outros, e adotar técnicas de direção defensiva para evitar colisões.
Enquanto isso não acontece, as montadoras de motocicletas equipam os veículos com dispositivos de segurança ativa que auxiliam na pilotagem, como os freios ABS, que evitam o travamento das rodas no caso de frenagens bruscas, tanto em piso seco quanto molhado, ou ainda o controle de tração, que evita a roda traseira derrapar, principalmente no asfalto molhado.
Outra tecnologia empregada em motos de maior cilindrada é o IMU, sigla em inglês para Unidade de Medição Inercial (Inertial Measurement Unit). Trata-se de um sensor que, durante uma curva, calcula a inclinação da moto, a aceleração e a frenagem, e transmite esses dados para uma central de gerenciamento eletrônico que atua sobre os freios ABS e o controle de tração, com objetivo de evitar quedas.
Independente da quantidade de tecnologia existente na moto ou fora dela, o principal é sempre pilotar de forma cautelosa e com muita atenção ao tráfego, considerando as condições da pista e o clima. E sempre utilizar equipamentos de proteção obrigatória, como um bom capacete e roupas apropriadas.
ai, gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Nakata no Instagram e também no YouTube.
Texto por Alexandre Akashi