Técnicas para andar na chuva
Começou a garoar, o asfalto ficou úmido e do nada, pá! Uma queda. O que explica isso? Provavelmente foi resquícios de óleo que estava na pista e a água soltou. Como evitar esse tipo de acidente? Tomando muito cuidado ao pilotar com o piso molhado.
Correr de moto na chuva é apenas para esportistas, em dias de prova. A motocicleta é especialmente preparada para essa condição de pista e os pilotos altamente treinados. No dia a dia, quando começa a chover a regra número 1 é reduza a velocidade, pois a água torna o asfalto mais liso e escorregadio.
Evite também andar sobre as faixas de sinalização pintadas no asfalto, pois são mais lisas e, quando molhadas viram um sabão. Também não acelere nem freie sobre elas. E, claro, evite os corredores.
Procure andar na trilha do veículo da frente, por onde o pneu passa. Mas não cole no veículo da frente, mantenha uma distância maior do que a de costume, quando o piso está seco, para minimizar o risco de uma colisão traseira caso seja necessária uma frenagem emergencial.
Manter distância é importante também para evitar manobras bruscas. Além disso, é preciso saber frear e fazer curvas. Assim, ficar atento ao tráfego à frente e antecipar as desacelerações é a forma mais segura de reduzir a velocidade. Se for preciso frear com urgência, faça de forma gradual, para evitar derrapagens.
Se a moto começar a escorregar, alivie o acelerador, mas não totalmente. Se for preciso, use o pé como apoio, até que a moto volte ao curso correto.
Nas curvas, entre devagar. Desacelere antes e não incline muito a moto. Tente deixá-la o mais na vertical possível, de forma que a banda de rodagem onde estão os sulcos permaneça em contato com o solo.
Manutenção
O principal item que deve estar com a manutenção em dia nos dias de chuva são os pneus. Se estiverem carecas, nem se aventure a sair de casa, pois os riscos de uma queda crescem exponencialmente.
Além disso, as luzes devem estar todas em ordem, farol, piscas, lanterna e luz de freio. Na chuva a visibilidade é prejudicada, por isso é importantes manter a moto mais evidente possível.
Vestimenta
Mesmo estando com todas as luzes em ordem, aumentar a visibilidade em dias de chuva é sempre uma boa opção. Assim, procure usar roupas com adesivos refletores, como jaquetas e botas.
Além disso, use vestimentas impermeáveis, confortáveis e que mantenham a temperatura do corpo aquecida. Já o capacete deve estar bem preso e com ventilação suficiente para evitar que a viseira embace. Atente-se também para o bom estado da viseira, que deve estar limpa e o mais transparente possível.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Nakata nas redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook!
Texto por: Alexandre Akashi