Responsável pela substituição de peças: fornecedor ou fabricante?
No universo de manutenção de carros, o mecânico busca agilidade para entregar um serviço rápido e confiável ao seu cliente. Para que isso seja possível, é fundamental que os vendedores de autopeças colaborem oferecendo produtos de alta qualidade e de disponibilidade imediata. Mas o que fazer quando é necessário fazer a substituição de peças?
Em situação em que uma peça apresenta defeito, é comum que você tenha dúvidas sobre quem é o responsável por trocá-la: o fornecedor ou fabricante? Quer solucionar essa questão? Para facilitar o seu trabalho, neste post, vamos esclarecer esse questionamento. Confira!
Quem é responsável pela substituição de peças com defeito?
Segundo o Código do Consumidor (CDC), a substituição de produtos com vício, ou seja, com defeitos que não tenham sido caudados por mau uso ou desgaste natural, é de responsabilidade do fornecedor, que deve fazê-la no prazo de 30 dias após a solicitação do cliente.
Após esse período, o consumidor tem o direito de solicitar a substituição do produto por outro do mesmo tipo, que esteja em perfeitas condições de uso, optar pela restituição do seu dinheiro, com a devida correção monetária, ou escolher o abatimento proporcional do valor, quando esta for uma alternativa viável.
Já em casos que não envolvem vício de produto, é dever do fabricante ou do importador substituir a peça, mas não há um prazo determinado para o procedimento. No entanto, o CDC estipula o responsável deverá informar ao consumidor o tempo de espera.
O que fazer em caso de necessidade de substituição de peças?
No dia a dia de uma autopeças, é importante que os vendedores estejam preparados para lidar com a solicitação de substituição de peças, a fim de tornar esse processo mais ágil e evitar a insatisfação do consumidor. Veja, abaixo, como proceder.
Ouça as queixas do cliente
A primeira coisa a se fazer é ouvir com atenção quais são as queixas do consumidor. Compreenda qual é a natureza do defeito para peça adquirida, o que é essencial para relatar a situação de forma correta para o fabricante ou fornecedor, dependendo da circunstância.
Verifique a garantia da peça
Após entender qual é o problema do cliente, é o momento de verificar a garantia da peça. É necessário que ela esteja dentro do prazo de validade para ser trocada. Se for o caso, entre em contato com o fabricante ou fornecedor para validar a garantia e obter autorização para a substituição.
Ofereça opções ao consumidor
Antes de efetuar a substituição do produto, o vendedor pode oferecer opções ao consumidor, como substitui-lo por um novo, realizar reparos ou conceder o reembolso, conforme as políticas da loja e do próprio fabricante ou fornecedor.
Caso, o cliente opte pela substituição da peça, basta fazer o pedido ao responsável pela troca. Esse processo deve ser realizado com o máximo de agilidade e transparência para evitar transtorno às partes interessadas.
Como gerenciar substituição de peças automotivas?
Um dos principais pontos a serem cuidados gerenciados na substituição de peças automotivas é quanto ao prazo de entrega do novo produto, que deve ser rápido. Por isso, todas etapas desse processo devem ser ágeis, a começar pela checagem da garantia.
Na hora de oferecer as opções disponíveis ao consumidor, seja transparente para que ele escolha aquela que, de fato, atende às necessidades dele. Dessa forma, você transmite confiança, fator crucial para que o cliente não tenha objeções as negociar com a autopeças futuramente.
Como você pôde acompanhar ao longo deste conteúdo, a substituição de peças é responsabilidade do fornecedor para peças com vício ou defeito de fabricação. A peça com suposto defeito deve retornar seguindo as mesmas etapas da venda, ou seja, Fabricante, Distribuidor, varejo. No retorna da peça o caminho será o inverso. Contudo, é imprescindível que o vendedor a administre corretamente, garantindo que os prazos prometidos sejam cumpridos e o produto entregue com a qualidade esperada.
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