Pulse Abarth: vale o preço
Em tempos de tráfego intenso, ter prazer ao dirigir parece algo que somente se consegue quando se está em uma pista de corrida. O Pulse Abarth, versão apimentada do Fiat Pulse, mostra que mesmo em vias de velocidade controlada a 50 km/h, é possível sentir prazer ao dirigir, sem precisar necessariamente gastar uma fortuna.
Com preço inicial de R$ 149.990, o Pulse Abarth é cerca de R$ 15 mil mais caro que a versão topo de linha do Pulse, a Impetus, equipado com o pacote de Serviços Conectados, que já está incluso no Abarth. Essa diferença se justifica pelo aumento do motor, no Impetus é um 1.0 turbo, de 130 cv de potência, e 20,4 kgfm de torque, já no Abarth, um 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Com gasolina, a potência cai para 180 cv e o torque permanece o mesmo, 25,5 kgfm.
Mas, além de um motor mais potente, o Abarth conta com uma preparação exclusiva, que surge sempre que o botão vermelho do volante com a inscrição Poison é acionado. O Poison muda o mapa de injeção e a programação do câmbio automático de seis marchas, encurta o curso do acelerador, que fica mais sensível, e efetua as trocas de marchas com rotações mais altas, e também proporciona reduzidas de marchas mais esportivas.
Vale lembrar que a suspensão é calibrada para um desempenho mais esportivo, apesar de a construção ser a mesma, tipo McPherson na dianteira, independente, e eixo de torção na traseira, e em ambos, com mola helicoidal e amortecedores telescópicos.
Os freios do Abarth, por incrível que pareça, são a tambor nas rodas traseiras. Nada contra, pois o custo de manutenção é menor do que os a disco, mas, esse tipo de freio já foi abolido em mercados mais maduros, como o europeu, de onde a marca é originária, pelo simples fato de serem mais eficientes. Na dianteira são a disco ventilados, o que é normal.
Todo sistema de freios é gerenciado eletronicamente, como todo bom carro moderno. Além do ABS, obrigatório por lei, conta com controle de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência, assistente de partida em rampa e vetorização de torque.
A direção conta com assistência elétrica, com diâmetro de giro de 10,9 metros, e as rodas de 17 polegadas são calçadas com pneus 215/50 R17. O estepe é do tipo fino, com medidas de 125/80 R16.
O carro conta com 4,12 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,54 m de altura e 2,53 m de entreixos, pesa 1281 kg e conta com porta-malas de 370 litros e tanque de combustível de 47 litros. Segundo a Fiat, faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, e atinge velocidade máxima de 215 km/h.
O consumo divulgado pela montadora é de 6,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, e 8,8 km/l e 12,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Na semana de teste, apenas em circuito urbano, a média ficou em 8 km/l, com gasolina.
Ao volante
Dirigir o Pulse Abarth é gostoso. O prazer começa ao apertar o botão de partida, na coluna de direção. O ronco do pequeno motor é sonorizado por um sistema de escape que o deixa o som mais grave, e a medida que se acelera, o volume aumenta. Dá a impressão de um esportivo de verdade.
No trânsito cotidiano, o Abarth é fácil de dirigir. A carroceria tipo SUV dá ampla visibilidade, as regulagens de altura e profundidade de banco e volante permitem encontrar a posição ideal para dirigir. Infelizmente não conta com sistema Start/Stop, que desliga o motor nas paradas de semáforo e congestionamento, mas nem todo mundo é fã desse sistema…
A agilidade do Pulse Abarth com o botão Poison ativado é muito agradável. Sem precisar pisar fundo no acelerador, basta apertar o Poison que a marcha reduz, o giro sobe, e o carro ganha velocidade em questão de segundos. Seria muito bom dirigir o tempo todo com o Poison ativado, mas, nesse caso, o consumo vai para o espaço…
Nos itens de conforto, o Abarth conta com quase tudo que a tecnologia moderna dos automóveis dispõe. Assistência de permanência em faixa, freio de estacionamento elétrico com função de auto hold, acionamento remoto do motor, assistente de farol alto, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera traseira para manobras, alerta de colisão frontal, enfim, quase tudo.
Faltou assistente de estacionamento e controle de cruzeiro adaptativo, pois conta apenas com piloto automático simples, que mantém a velocidade escolhida.
A central multimídia é bem generosa, com sistema de navegação inclusa, não obriga ninguém a espelhar o smartphone para usar o Waze ou Google Maps, mas conta também com essa opção, com a vantagem de a conexão ser sem fios, assim como o sistema de carregamento por indução.
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Texto por: Alexandre Akashi