Protetor de cárter: saiba tudo sobre esse acessório
Um dos piores pesadelos do proprietário de um carro é bater o carro por baixo em lombadas ou valetas, ocorrência que pode causar um estrago considerável em todas as peças ao redor. Contudo, há uma peça que existe justamente para proteger a parte de baixo do veículo, especificamente o cárter,
trata-se do protetor de cárter.
Se o cárter é a “vasilha” para o óleo de motor, o protetor é a peça que garante que esse recipiente esteja sempre em boas condições. Ele absorve os impactos da pista e assegura que lombadas, buracos, pedras e dejetos presentes naquele trajeto não comprometam a saúde do componente.
Neste post, mostraremos as principais características do protetor de cárter, os benefícios de utilizá-lo no veículo e outras dicas para que vendedores consigam recomendar essa peça para seus clientes. Confira!
Material resistente
Esse protetor é uma peça de chapa metálica, composta geralmente de aço
que é desenvolvida justamente para proteger o cárter de atritos. Nesse sentido, o material precisa ser — e é — bem resistente.
Vale lembrar que o cárter é o local do veículo no qual o óleo lubrificante é acondicionado. Por isso, é extremamente importante que a peça seja composta com materiais que garantem a segurança do componente.
O protetor evita danos ao cárter e, em casos mais extremos, danos mais sérios ao motor. É por isso que é necessário buscar peças de qualidade para fazer esse trabalho de garantir proteção do cárter.
Formato e fixação
O protetor é, basicamente, uma chapa de aço que fica posicionada abaixo do motor. Ela precisa estar bem fixada para evitar que objetos presentes nas rodovias e estradas atinjam o cárter.
Contudo, nem todo modelo terá o mesmo padrão de fixação ou uma chapa de alta qualidade. Há modelos que são acoplados com parafusos — nesse caso, o mecânico ou usuário que instalar precisará checar se há fixações originais para eles.
Melhoria aerodinâmica
O protetor de cárter é um item que pode ser útil para aqueles proprietários que desejam otimizar a aerodinâmica na condução do veículo.
Com ele, será mais fácil reduzir a resistência do ar durante o trajeto e melhorar o nível de estabilidade do veículo quando ele estiver sendo conduzido em altas velocidades, por exemplo.
Proteção contra detritos
Enquanto o cárter é o recipiente para o óleo do motor, o protetor é a peça externa que garante que detritos das ruas não danifiquem tanto o motor como próprio cárter.
Quando o cárter fica exposto, há diversos elementos nas estradas que podem prejudicá-lo: pedras, partes jogadas nas vias, buracos, lombadas. Nesse caso, uma peça que preza justamente por absorver o impacto desses elementos é muito bem-vinda.
Segurança para outras peças
Além de proteger o recipiente que aloja o óleo lubrificante no carro, essa peça ainda garante a segurança de outros itens, como:
- compressor de ar-condicionado;
- alternador;
- correias.
- escapamento
Como vivemos em um país que apresenta estradas com muitos buracos e lombadas, o protetor ainda é a peça que vai sofrer o contato direto com as oscilações do solo — e não o cárter, o que ocasionaria vazamentos frequentes. É por esse motivo que o componente é tão presente em carros de passeio.
Redução de vibração
O protetor de cárter vai reduzir a vibração causada pelo motor e por outras partes do veículo durante a condução. No entanto, isso só será possível se o proprietário utilizar um item de boa qualidade e de uma empresa bem reconhecida no mercado.
Quando opções “paralelas” (ou, em bom português, piratas) são as escolhidas, você pode ter a certeza de que vibrações e ruídos incomodarão o usuário em seu dia a dia. Os vendedores têm um papel fundamental em informar os donos de veículos sobre isso.
Isso porque é a boa qualidade dos itens que garantirá um ótimo desempenho do componente. Garanta que a sua loja só tenha itens de primeira linha, de empresas que têm um bom histórico.
Conscientize sobre a importância do protetor
É importante destacar que cada protetor de cárter é devidamente homologado pelo fabricante do mesmo. São as instruções da empresa que o desenvolveu que mostrarão os detalhes dos pontos de fixação e os pontos determinados para acoplá-lo, por exemplo.
Uma instalação feita de qualquer jeito, ou com uma peça que não seja compatível, tem grandes chances de danificar outros itens do veículo.
Cabe ao bom vendedor conscientizar os clientes sobre a importância do protetor de cárter para resguardar o veículo e mantê-lo em boas condições, prevenindo vazamentos de óleo, atritos com objetos nas ruas e até mesmo pontos de corrosão.
Por falar em vendas conjuntas e meios de conseguir mais lucros para o seu negócio, consulte o nosso guia de vendas complementares de peças automotivas!