4 Minutos para ler
Um dos piores pesadelos do proprietário de um carro é bater o carro por baixo em lombadas ou valetas, ocorrência que pode causar um estrago considerável em todas as peças ao redor. Contudo, há uma peça que existe justamente para proteger a parte de baixo do veículo, especificamente o cárter,
trata-se do protetor de cárter.
Se o cárter é a "vasilha" para o óleo de motor, o protetor é a peça que garante que esse recipiente esteja sempre em boas condições. Ele absorve os impactos da pista e assegura que lombadas, buracos, pedras e dejetos presentes naquele trajeto não comprometam a saúde do componente.
Neste post, mostraremos as principais características do protetor de cárter, os benefícios de utilizá-lo no veículo e outras dicas para que vendedores consigam recomendar essa peça para seus clientes. Confira!
Material resistente
Esse protetor é uma peça de chapa metálica, composta geralmente de aço
que é desenvolvida justamente para proteger o cárter de atritos. Nesse sentido, o material precisa ser — e é — bem resistente.
Vale lembrar que o cárter é o local do veículo no qual o óleo lubrificante é acondicionado. Por isso, é extremamente importante que a peça seja composta com materiais que garantem a segurança do componente.
O protetor evita danos ao cárter e, em casos mais extremos, danos mais sérios ao motor. É por isso que é necessário buscar peças de qualidade para fazer esse trabalho de garantir proteção do cárter.
Formato e fixação
O protetor é, basicamente, uma chapa de aço que fica posicionada abaixo do motor. Ela precisa estar bem fixada para evitar que objetos presentes nas rodovias e estradas atinjam o cárter.
Contudo, nem todo modelo terá o mesmo padrão de fixação ou uma chapa de alta qualidade. Há modelos que são acoplados com parafusos — nesse caso, o mecânico ou usuário que instalar precisará checar se há fixações originais para eles.
Melhoria aerodinâmica
O protetor de cárter é um item que pode ser útil para aqueles proprietários que desejam otimizar a aerodinâmica na condução do veículo.
Com ele, será mais fácil reduzir a resistência do ar durante o trajeto e melhorar o nível de estabilidade do veículo quando ele estiver sendo conduzido em altas velocidades, por exemplo.
Proteção contra detritos
Enquanto o cárter é o recipiente para o óleo do motor, o protetor é a peça externa que garante que detritos das ruas não danifiquem tanto o motor como próprio cárter.
Quando o cárter fica exposto, há diversos elementos nas estradas que podem prejudicá-lo: pedras, partes jogadas nas vias, buracos, lombadas. Nesse caso, uma peça que preza justamente por absorver o impacto desses elementos é muito bem-vinda.
Segurança para outras peças
Além de proteger o recipiente que aloja o óleo lubrificante no carro, essa peça ainda garante a segurança de outros itens, como:
- compressor de ar-condicionado;
- alternador;
- correias.
- escapamento