Profissionais precisam estar atentos aos fatores de venda
Visando obter bons resultados em vendas, o conhecimento técnico é importante para gerar confiança e deixar o consumidor confortável na hora de fechar negócio. Isso significa que quem trabalha como vendedor no setor automotivo precisa dedicar um bom tempo para conhecer os itens que fazem parte de sua oferta, além de entender como fazer boas recomendações ao cliente.
Tal cuidado contribui para aumentar as vendas, mas também afeta a experiência de compra do consumidor. Afinal, quando você dispõe de um bom conhecimento, sua orientação para o cliente é alinhada às necessidades dele, fazendo com que essa pessoa fique satisfeita com a compra. Logo, há benefícios quanto ao volume de vendas e a fidelização do consumidor.
Como a tecnologia está cada vez mais avançada nos carros e nos componentes automotivos, os profissionais de vendas devem contar com um amplo conhecimento técnico dos produtos que comercializam. Se você quer saber como se qualificar nesse quesito, continue a leitura e confira!
O que é conhecimento técnico de produtos?
O conhecimento técnico de produtos é essencial para ser um vendedor de sucesso. Isso porque, ao demonstrar que entende de determinado item, você mostra ao consumidor autoridade sobre o tema, passando confiança e driblando possíveis objeções.
Além disso, ao entender como aplicar e utilizar o objeto, é possível oferecer uma ajuda importante para o cliente, que, precisando do produto que a empresa vende, certamente vai procurar você. Explicamos mais abaixo.
Aplicação e funcionalidade
Mas no dia a dia, o que significa conhecer tecnicamente um produto? O Alam Kemps, balconista no grupo Lira, do Maranhão, explica que “é saber como ele é aplicado no veículo, qual é a funcionalidade daquele item no carro e qual será a importância dele na aplicação”.
Ele complementa destacando que a importância de o vendedor conhecer tecnicamente o produto em seu dia a dia se dá pelo fato de que, às vezes, ele se depara com clientes que não sabem onde o produto será aplicado e qual é sua função.
Dessa forma, o vendedor, sabendo todas as especificações e a função daquela peça em questão, terá facilidade maior de explicar para o cliente, o qual ficará satisfeito e, automaticamente, vai adquirir aquele produto Nakata.
Por que ter mais conhecimento técnico para vendas?
Ao adquirir mais conhecimentos técnicos é possível explicar ao cliente como ele pode utilizar o produto. Também é possível aplicá-lo de forma correta, potencializando os resultados e garantindo a manutenção adequada.
Esse tipo de domínio mostra que você sabe do que está falando. Por sua vez, gera a sensação de confiança no consumidor. Desse modo, as chances de fechar vendas são elevadas e, consequentemente, o seu lucro tende a crescer.
Outro ponto positivo de ter conhecimento técnico é que ele pode ajudar a driblar possíveis objeções que os indivíduos apresentem. Desse modo, é possível fechar mais negociações e ter melhores resultados. Ou seja, tudo contribui para o seu crescimento profissional também.
Como adquirir conhecimento técnico de autopeças?
Agora que você já sabe o que é conhecimento técnico e como ele é importante na hora da venda, que tal descobrir como adquiri-lo? Pensando em ajudar você, destacamos boas formas logo abaixo. Confira!
Fique por dentro das tendências
Observar o que está surgindo de novo no mercado é importante para que suas sugestões e seus produtos estejam sempre alinhados com o que há de melhor no setor. Por isso, é importante ter atenção às tendências e inovações.
Para isso, uma boa dica é frequentar eventos do nicho no qual você atua e conversar com os profissionais inseridos nele. Assim, você consegue boas informações para oferecer aos clientes.
Além disso, estar de olho em cursos, especializações, treinamentos e catálogos é uma opção para ficar por dentro das tendências do segmento. Portanto, vale a pena ter atenção a todas as alternativas citadas acima.
Use os catálogos dos fabricantes
Em razão da variedade de modelos na frota que circula hoje pelo Brasil, é importante ter em mãos sempre material técnico de apoio para ajudar na orientação aos clientes. É o que faz Danilo, representante comercial da Sama em Vitória da Conquista, na Bahia.
“Cada veículo tem o seu produto específico. A gente tem que saber sobre as medidas, os tamanhos e em que carro será aplicado aquele componente. Geralmente utilizamos muito os catálogos eletrônicos, com todas as informações necessárias. E isso facilita muito a nossa vida”.
Faça cursos e treinamentos
Para se manter atualizado, o aprimoramento precisa ser constante. Mas qual é o melhor caminho para ampliar o conhecimento técnico sobre os produtos comercializados no mercado? Você pode acompanhar podcasts de vendas e canais no YouTube.
Além disso, o Divino, televendas do varejo Autobitts, de Belo Horizonte, Minas Gerais, está sempre atento aos cursos e treinamentos oferecidos por parceiros como a Nakata. Ele conta como adquiriu o conhecimento técnico que tem hoje:
“Através dos fabricantes dando palestras para gente e com o tempo de trabalho que tenho na Autobitts. A Autobitts se preocupa com seus clientes para melhor atendê-los e está sempre procurando capacitar os colaboradores. Periodicamente mantém contato com os fabricantes visando trazer representantes das fábricas para capacitar os profissionais. Consigo orientar os clientes pelo meu conhecimento indicando bons produtos que não causarão problemas a eles”.
Conte com parcerias estratégicas
O conhecimento compartilhado é essencial para o processo de aprendizado. Quando um vendedor dispõe dessas informações, há benefícios para toda a cadeia produtiva, visto que o consumidor recebe orientações de qualidade, o fabricante entrega mais produtos e o próprio vendedor amplia suas comissões. Por isso, vale a pena pensar em parcerias de sucesso, tais como:
- acompanhe o calendário de cursos e treinamentos do mercado. A Nakata oferece diversas opções para aprimorar o seu conhecimento técnico por meio de diversos cursos EAD que estão disponíveis;
- atente às novidades apresentadas pelos fornecedores e procure se aprofundar sobre as mudanças tecnológicas que elas trazem e o como essa evolução impacta seu trabalho;
- na hora de transmitir uma informação técnica, tenha sempre em mãos os catálogos dos fabricantes para oferecer aos clientes as especificações dos produtos com total precisão.
Viu como é importante contar com conhecimento técnico sobre os produtos que você comercializa? Além de esclarecer as dúvidas dos clientes e realizar boas indicações, esse tipo de qualidade no atendimento permite criar laços de confiança com os consumidores, gerando excelentes resultados em suas vendas.
Quer saber como adquirir esses conhecimentos com a ajuda da Nakata? Então confira nosso curso de Consultor de Vendas e entenda um pouco mais sobre o setor automotivo!