Descubra como funciona a pastilha de freio de cerâmica
Você conhece a pastilha de freio? Esse é um importante componente do sistema de frenagem de um veículo. Quando a peça está desgastada, o condutor pode colocar a sua vida em risco. Por isso, a manutenção é fundamental para garantir a segurança do motorista e seus passageiros.
O vendedor precisa conhecer bem os detalhes dessa peça, principalmente para oferecer ao cliente todo o suporte que ele precisa para realizar essa manutenção. Pensando na importância do assunto, nós resolvemos escrever este conteúdo.
Aqui, mostraremos o que é a pastilha de freio de cerâmica e os principais detalhes. Assim, você pode orientar melhor os consumidores e tirar possíveis dúvidas. Continue lendo!
Como é a pastilha de freio de cerâmica?
A pastilha de freio de cerâmica é uma peça com a sua composição em fibras de cerâmica, além dos agentes de ligação e enchimentos não ferrosos, que existem apenas em algumas marcas.
Além desse material, o mercado dispõe de outras opções: as que são compostas de metal, as semimetálicas e as orgânicas. Contudo, a pastilha de cerâmica é considerada o modelo de maior qualidade e performance que existe. Isso porque elas são mais silenciosas, eficazes e limpas, produzindo menor geração de pó, desgastando menos com o tempo.
Essas características fazem com que as pastilhas de cerâmica tenham um maior coeficiente de atrito. Ou seja, permitem que o veículo percorra uma distância menor até parar. Isso ocorre porque a sua fabricação conta especialmente com cerâmica, logo, tem maior capacidade de dissipação de calor.
Por esse motivo, ela não perde a capacidade de frenagem após um acionamento mais forte do pedal ou após as frenagens consecutivas. Apesar dessas pastilhas de freio serem peças relativamente leves, são muito resistente e têm um desgaste reduzido.
Os proprietários de veículos que utilizam pastilhas de cerâmica conseguem perceber uma frenagem com maior suavidade e alta precisão. Isso tudo sem ter o medo de encarar os problemas de desempenho no automóvel.
Em contrapartida, sua fabricação é um processo que tende a ser mais caro e trabalhoso.
Quando a pastilha de freio de cerâmica é indicada?
As pastilhas de freio de cerâmica são utilizadas em veículos de alto desempenho. A sua leveza e resistência faz com que elas se encaixem perfeitamente nesses tipos de carro. Mas nada impede que elas sejam instaladas em veículos de passeio convencional.
Como apresentar essa peça para o cliente?
Antes de qualquer coisa, você precisa entender a necessidade dos seus clientes. Não adianta oferecer uma peça que oferecerá condições para o uso de um veículo em alto desempenho, se o cliente não precisa desse tipo de solução. Quem usa o carro de forma mais simples, apenas para se locomover de um bairro para o outro, pode não enxergar valor nesse tipo de componente.
Por outro lado, o motorista que precisa circular por percursos onde o sistema de freio é amplamente utilizado vai perceber claramente os benefícios da peça. Ao demonstrar os detalhes e como ela pode beneficiar as viagens desse condutor, é possível gerar um grande valor para ele, facilitando a tomada de decisão de compra.
Outro detalhe que também deve ser colocado em pauta na hora da negociação é a possibilidade de trocar as pastilhas de freio de veículos tradicionais. É comum que os carros de alto desempenho já utilizem esse tipo de material na pastilha de freio.
Mas os proprietários dos carros de entrada, intermediários e, até mesmo, de maior valor, mas que não possuem esse tipo de sistema em cerâmica, podem ser beneficiados com a pastilha de freio feita desse elemento.
Por isso, esses motoristas precisam ser convencidos sobre as reais vantagens que essa pastilha possibilita. O trabalho do vendedor deve ser mostrar como esse elemento pode melhorar a vida dele enquanto condutor, além da segurança que pode proporcionar. O seu papel é demonstrar o valor real que o produto tem.
Para te ajudar nessa demonstração, nós mostraremos os principais benefícios que a pastilha de freio de cerâmica pode trazer ao proprietário do veículo durante o seu uso cotidiano. Isso será assunto do nosso próximo tópico. Veja só!
Quais as vantagens e desvantagens da pastilha de freio de cerâmica?
Agora, nós mostraremos quais são as vantagens e desvantagens que você precisa conhecer para trabalhar o convencimento do cliente na hora de fazer a venda. Confira!
Desvantagens
Começaremos pelas desvantagens para que você possa entender como elas podem ser supridas pelas vantagens. O preço é um dos principais desafios, como já mencionamos, por utilizar material nobre as pastilhas de cerâmica tendem a um preço mais elevado do que as pastilhas tradicionais, porém essa diferença é suprimida pela longa vida útil da peça e pela frequência de troca que é bem maior, além da durabilidade dos discos.
Vantagens
Agora, para suprir por completo as eventuais desvantagens encontradas, nós temos uma série de vantagens que devem ser demonstradas para o cliente. Nesse caso, podemos destacar:
● maior rendimento, durabilidade e resistência;
● nível de ruídos e vibrações reduzidos durante a frenagem;
● maior eficiência de frenagem em períodos de chuva, devido a não absorção de água;
● menos chances de ocorrer um efeito chamado fading, conceito que permite manter a constância de atrito, mesmo com diferença de temperatura;
● não suja a roda, tendo em vista que não gera pó decorrente da frenagem;
● não possui elementos metálicos ou tóxicos.
● menor desgaste do disco de freio
Por fim, nós podemos concluir que a pastilha de freio de cerâmica é uma excelente peça para ser ofertada ao consumidor no momento de fazer a manutenção no sistema de frenagem. Agora que você conhece bem os principais detalhes desse item, terá mais embasamento e autoridade no assunto para trabalhar o convencimento de compra.
Gostou deste artigo? Que tal ampliar sua margem de conhecimento sobre outros assuntos importantes sobre a venda de peças e manutenção de veículos? Então, conheça os nossos cursos EAD e se atualize!