Os riscos dos pneus reformados
Digite no Google: pneu remold motocicleta. Centenas de resultados irão aparecer na aba ‘Compras’. Não deveria, uma vez que a venda e uso de pneus reformados , recauchutados, remoldados ou riscados para motocicletas é proibido por lei, mais precisamente pela Resolução nº 158 de 22 de abril de 2004 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O motivo é simples: segurança. Segundo fabricantes de pneus para motocicletas, o componente não suporta tecnicamente uma recapagem. Na reforma, é praticamente impossível reproduzir a mesma curvatura e dimensões originais do produto novo. Assim, o risco de o motociclista sofrer um acidente é maior.
Estes tipos de pneus reformados não oferece a mesma segurança em curvas, frenagens e na condução em piso molhado, pois se tornam mais instáveis nessas situações. Assim, o risco de queda aumenta.
Vale lembrar que acidentes com motociclistas são os mais frequentes nas grandes cidades. De 2015 a 2021, dos quase 39 mil acidentes de trânsito com mortes contabilizados pelo Detran-SP, 35% foram com motocicletas. Em segundo lugar ficam os pedestres (25%) e em terceiro os automóveis (24%).
Além de aumentar o risco de sofrer um acidente, o motociclista que utiliza pneu remoldado, recauchutado ou riscado comete infração grave, de acordo com o item X do artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito (Conduzir o veículo equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN). A penalidade é multa de R$ 195,23, mais 5 pontos na habilitação e retenção do veículo para regularização.
Fato é que quem usa pneu remoldado tem seus motivos. O principal é o financeiro. Um pneu remoldado custa pouco mais da metade de um novo. Mas, os riscos não compensam, segundo especialistas. Estudo realizado em 2013 pela Abraciclo revela que 8% dos acidentes foram causados por problemas de manutenção com a motocicleta, sendo que os pneus representam o item com pior índice de conservação (11%), seguida dos freios (7%).
Entenda a diferença entre pneus remoldado, recauchutado e riscado
A recauchutagem de pneu ocorre quando se realiza a troca da borracha gasta da banda de rodagem e dos ombros da carcaça do pneu.
Já o pneu remoldado recebe uma nova banda de rodagem e também dos flancos, a parte externa do pneu é revestida com uma nova camada de borracha.
Em ambos processos toda a borracha é raspada e o pneu fica apenas na carcaça, que recebe uma cola. O problema é que os pneus de motocicletas apresenta carcaça fina de espessura, pois não foram desenvolvidos para receber esse tipo de reforma, ao contrário dos pneus de carros, ônibus, caminhões e aviões.
Além disso, a carcaça do pneu de moto sofre um desgaste acentuado quando chega ao final de vida útil. Como ela serve de estrutura para o pneu, isso impossibilita que venha a ser reutilizada.
Os pneus riscados são feitos com o uso de um ferro quente, similar ao ferro de solda, em que são frisados novos riscos no pneu, geralmente acompanhando os riscos originais.
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