Óleo do motor: problemas após a troca?
Normalmente, a troca de óleo do motor é uma das tarefas mais importantes a se fazer para manter o veículo funcionando bem. Trocas de óleo são simples de realizar, mas o que acontece se houver um erro? Uma simples troca de óleo pode fazer o carro parar de funcionar?
Se o motor do veículo apresentar ruído após a troca de óleo, provavelmente pode ter ocorrido um erro de aplicação (óleo diferente do especificado pela montadora), quantidade incorreta de óleo, uso de lubrificante ou filtro de óleo de baixa qualidade.
A maioria dos motores não funciona por muito tempo sem óleo lubrificante, uma vez que ele é vital para lubrificar e ajuda no arrefecimento dos componentes internos do motor. Se o motor apresentar ruido ou dificuldade para girar após a troca de óleo, é preciso checar se a quantidade de óleo está correta (não pode ser nem mais, nem menos do que os níveis permitidos), e se o lubrificante atende exatamente às especificações do motor e sua viscosidade.
Causas do problema
Hoje em dia, a qualidade e as especificações do óleo para motor são ainda mais importantes do que no passado. Isso porque as montadoras estão extraindo cada vez mais performance e eficiência dos motores.
A maioria dos motores modernos precisa de lubrificantes totalmente sintéticos que possuem os aditivos corretos para sobreviver aos extremos de temperatura, pressão e apertadas tolerâncias às quais são submetidos. Se, por qualquer razão, o motor não conseguir lubrificação suficiente nos locais necessários, isso pode causar desgaste prematuro e possíveis danos.
Como resultado, a ECU (unidade de gerenciamento eletrônico do motor) pode prevenir isso impedindo a partida do motor, caso seja detectada pressão ou nível insuficiente de óleo.
Os problemas que ocorrem após uma troca de óleo são causados normalmente pela aplicação ou filtro errado, ou pela falta de recolocação de peças que podem ter sido removidas no processo da troca de óleo. Abaixo, listamos quais são as causas mais comuns em detalhes.
1. Aplicação de lubrificante errado
A aplicação errada do lubrificante pode resultar na dificuldade de partida do motor, ou até mesmo na impossibilidade de partida, especialmente nos motores mais novos, que requerem lubrificantes muito específicos.
Os lubrificantes sintéticos modernos são líquidos complexos que contém uma variedade de aditivos que são desenvolvidos para proteger os motores contra diversas condições de dirigibilidade. É extremamente importante o uso correto do óleo especificado pela montadora para prevenir que danos a longo prazo ocorram.
Uma parte muito importante da especificação do óleo é a viscosidade, especialmente na partida a frio, a primeira do dia, ou quando o motor está frio. A maioria dos desgastes e danos potenciais ao motor ocorre na partida a frio e fase de aquecimento do motor. A bomba de óleo demora alguns segundos para enviar o óleo do cárter para as partes moveis do motor. O peso específico ou a “espessura” do óleo quando está frio pode afetar a rapidez com que ele percorre o motor e a eficácia com que cobre as superfícies moveis dos motores.
A utilização de um lubrificante com viscosidade maior do que a recomendada pode dificultar a partida do motor. Óleo frio e espesso pode dificultar a rotação do motor e, se a pressão do óleo for insuficiente, a ECU pode impedir a partida para proteger o motor.
Exemplos não faltam. Um clássico são os motores GM VHC Flex, que equipavam o Celta e outros modelos. Ao invés de usar o óleo especificado pela montadora, 5W30, alguns motoristas colocavam 20W50, por ser mais barato. No dia seguinte, pela manhã, o carregamento dos tuchos é demorado dificultando a partida.
2. Quantidade incorreta de óleo do motor
Se não for colocada a quantidade correta de óleo no motor isso pode afetar a pressão do óleo dentro do motor e o carro pode não pegar.
Quando o carro está em movimento, o óleo é bombeado para o motor pela bomba de óleo que está localizada dentro ou perto do cárter. Em alguns modelos de carro A ECU monitora o óleo usando dois tipos de sensores, o sensor de pressão do óleo e o sensor de nível de óleo.
O sensor de nível geralmente está localizado no cárter de óleo e, se detectar um nível baixo de óleo, pode impedir a partida do motor. Da mesma forma, o sensor de pressão do óleo acompanha a pressão do óleo à medida que é bombeado ao redor do motor. Se for detectada pressão de óleo insuficiente a ECU pode desligar o motor para protegê-lo contra danos.
3. Tampa do reservatório de óleo danificada ou não instalada corretamente
A tampa do reservatório de óleo está localizada na parte superior do motor e é por meio dela que se reabastece o nível do óleo.
As tampas de óleo dos carros modernos são feitas de plástico com vedação de borracha. Motores mais velhos podem usar tampas de metal com vedação. Normalmente, tampas de óleo de plástico são bastante resistentes e podem durar o mesmo tempo de vida do motor. No entanto, as vedações de borracha podem começar a endurecer e ficar quebradiças nos motores mais velhos. Isso ocorre por conta da elevada temperatura do motor ao qual as tampas são expostas. Se a vedação falha completamente, pode causar vazamento de óleo e até mesmo a queda de pressão do óleo se o nível chegar abaixo do mínimo.
É preciso fechar a tampa corretamente, sem folgas. O vazamento de óleo pode causar danos a outros componentes próximos do motor, como o alternador, a correia dentada e outras peças de plástico ou borracha.
4. Não trocar o filtro de óleo ou usar filtro de óleo errado
Instalar um filtro de óleo diferente do especificado ou não trocar o filtro velho pode provocar efeito de deterioração no fluxo de óleo dentro do motor.
Geralmente, cada motor utiliza um filtro de óleo específico em tipo, tamanho e formato. Alguns motores utilizam filtros blindados e rosqueáveis que são aplicados do lado de fora do motor, próximo ao cárter, ou um refil de elemento filtrante que é instalado dentro de um suporte. É importante escolher o filtro de tamanho correto para prevenir vazamentos e para maximizar a eficiência da filtragem. Também é importante escolher um filtro de boa qualidade que irá remover e reter as impurezas do óleo.
Normalmente, os motores possuem um desvio caso o filtro fique completamente saturado, mas isso levará óleo não filtrado para dentro do motor.
5.Danos na fiação ou no sensor
Se durante o processo de troca de óleo um sensor ou a fiação do sensor é danificada, isso pode fazer a luz de óleo acender no painel e impedir a partida do motor. A troca de óleo em veículos modernos normalmente envolve na remoção de capas plásticas e em alguns casos mover algumas mangueiras ou fios para ter acesso ao bujão de dreno de óleo no cárter. Se não for cuidadoso, é possível causar damos enquanto se faz a troca de óleo.
Normalmente, o filtro de óleo pode ser o mais difícil de remover, em alguns motores para removê-lo pode ser necessário a utilização de ferramentas especiais.
Se o motor não der partida após a troca do óleo e houver uma luz de avaria do motor no painel, verifique novamente se não há fiação solta ou danificada perto do filtro de óleo. É possível que a fiação do sensor ou as mangueiras do líquido refrigerante ficaram presas sob as tampas plásticas quando forem reinstaladas.
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