O que é Maio Amarelo? Entenda agora!
Você sabe o que é Maio Amarelo? Não? Bom, segundo a Polícia Rodoviária Federal, a desobediência às regras de trânsito, o consumo de álcool e a desatenção são algumas das principais causas de acidentes no Brasil.
Nesse cenário, falar sobre segurança veicular por meio de reflexões e conscientização são pontos fundamentais para evitar acidentes. E esse é o intuito do movimento Maio Amarelo, ou seja, alertar a sociedade sobre o que está acontecendo, visto que o crescente número de ocorrências é uma preocupação constante das autoridades de diversos países.
Quer saber mais sobre esse tema? Então vamos lá! Acompanhe a leitura!
O que é Maio Amarelo?
A campanha do Maio Amarelo envolve um movimento internacional criado com a finalidade de conscientizar e prevenir acidentes de trânsito. Com isso, são desenvolvidas ações com o objetivo de chamar a atenção de entidades de classe, governos, sociedade civil, federações e associações para os altos índices de mortos e feridos nas rodovias.
Esse movimento foi inspirado em outras campanhas mundiais igualmente importantes para a sociedade, como o Novembro Azul (câncer de próstata) e o Outubro Rosa (câncer de mama).
Quando surgiu o Maio Amarelo?
A ideia do Maio Amarelo surgiu a partir de estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação da segurança no trânsito em diversos países. Com isso, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) decidiu criar uma resolução definindo o período situado entre os anos de 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O foco era criar planos mundiais, assim como nacionais e regionais para evitar a morte de cinco milhões de pessoas.
No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo começaram em 2014. Por aqui, a iniciativa privada, o Poder Público e a sociedade civil se unem com a finalidade de discutir e criar estratégias voltadas para a segurança viária que ajudem a reduzir o número de mortes e acidentes.
O mês de maio foi escolhido para as ações pelo fato de que foi nesse mês que a resolução da ONU foi publicada (11 de maio de 2011). A cor amarela, que representa a campanha, serve para simbolizar advertência e atenção.
Qual o objetivo da campanha?
Entender bem o que é Maio Amarelo e todos os aspectos envolvidos é algo muito importante para que os resultados sejam cada vez mais positivos. Acima, destacamos que o objetivo do movimento é a conscientização e a prevenção dos acidentes no trânsito.
No entanto, o Maio Amarelo, por envolver vários braços da sociedade, como o Poder Público e a sociedade civil, conseguem ir muito mais além na efetividade das campanhas em comparação com ações feitas de maneira isolada por instituições, cidades e estados.
Sendo assim, o movimento Maio Amarelo é uma excelente maneira de promover uma ação coordenada entre todos os setores participantes com a intenção de evidenciar tanto quanto possível o tema segurança no trânsito, por meio da mobilização da sociedade e de instituições.
Consequentemente, essas ações são desenvolvidas por todo o país, sempre esclarecendo mitos e combatendo falácias rotineiras de forma que o conhecimento seja passado da maneira mais clara possível e com a seriedade que esse assunto requer.
Um detalhe interessante sobre o que é o Maio Amarelo, é que a ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 para os trabalhos da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A meta, nesse caso, é promover a redução de, no mínimo, 50% das mortes e lesões no trânsito em escala global.
Por que é importante?
Olhar para os números é a melhor maneira de entender a importância de movimentos como o Maio Amarelo. Para exemplificar, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), órgão da Secretaria Nacional de Trânsito, apenas em 2021, morreram 11.647 pessoas devido a acidentes. Isso significa que, diariamente, 32 pessoas perderam suas vidas.
Por isso, o Maio Amarelo constitui uma ferramenta fundamental para a educação de motoristas nas estradas, a propagação de informações e a ampliação das ações positivas por meio de debates e palestras, especialmente porque isso consegue envolver tanto o cidadão comum quanto aqueles que trabalham de forma direta com o setor de transportes.
Quais são as práticas essenciais para uma direção segura?
Gostou de saber o que é o Maio Amarelo e a sua importância? Que tal conferir algumas dicas de segurança para motociclistas e condutores de veículos? Há várias maneiras de minimizar os acidentes no trânsito. Veja só!
Ter cuidado nos dias de chuva
Para dirigir na chuva, os motoristas precisam ter sua atenção redobrada. Além da visão ser prejudicada, a água diminui a aderência dos pneus. No início das chuvas, é preciso ter ainda mais cuidado, pois a água misturada aos resíduos do asfalto pode deixar a pista muito mais escorregadia.
Diminuir a velocidade e acender o farol baixo, mesmo que esteja claro, são essenciais para a segurança, pois permite aos demais veículos verem que tem alguém passando.
Dar atenção às curvas
Diminuir a velocidade nas curvas também ajuda motoristas e motociclistas a terem um domínio melhor do veículo. Vale lembrar que, quanto mais inclinada e fechada for a curva, mais atenção se deve ter.
Manter-se em alerta
Muitos acidentes ocorrem devido à falta de atenção nas estradas. Não usar o celular, evitar distrações que tirem o foco e respeitar a sinalização são práticas simples, mas muito importantes para salvar vidas!
Respeitar os limites de velocidade
Antes de pisar no acelerador, é fundamental que o condutor conheça os limites de velocidade da pista. E, mesmo respeitando o que a lei diz, é sempre bom manter-se alerta, pois existem vários outros fatores que podem trazer problemas, como as condições da estrada e o fluxo do trânsito.
Agora que você já sabe o que é Maio Amarelo e qual a finalidade desse movimento, procure aprender sempre mais sobre direção e pilotagem segura. Lembre-se de que, no trânsito, somos responsáveis pela nossa vida, a vida dos passageiros e a de terceiros que encontramos pelo caminho. Sendo assim, ter cuidado nunca é demais!
Gostou deste nosso artigo? Que tal acompanhar dicas e novidades sobre o mundo automotivo do Brasil e do mundo? Então aproveite para conhecer e se inscrever em nosso canal no YouTube!