O 5G e seu carro do futuro
O 5G vai revolucionar a forma como você dirige. Não duvide. O ápice será a proliferação dos veículos autônomos, que farão qualquer tipo de percurso sem a necessidade de interação humana. Sonho para alguns, pesadelo para outros. O ato de dirigir não terá mais o mesmo significado de hoje. Como será o carro do futuro?
Este é o futuro ideal. Carros autônomos não funcionam direito em países com elevados índices de desigualdade social. Mas, a tecnologia está sendo desenvolvida e logo será disponibilizada comercialmente. E todos os carros terão capacidade de dirigir sozinhos.
Um veículo autônomo necessita muito mais do que eletrônica embarcada, como microchips, sensores, atuadores, câmeras, radares etc.. Precisa de conectividade. Precisa conversar. Conversar com outros carros, com as vias, com a sinalização, com o fabricante. Uma conversa de louco, que somente os sistemas conseguem entender.
Nesse bate-papo automotivo, as conversas terão um objetivo: a segurança. Fazer o percurso o mais rápido possível sem acidentes; colidir ou atropelar alguém. Outro objetivo será manter o veículo sempre em bom estado de conservação e manutenção. O tráfego de informações será gigantesco.
Claro que alguns benefícios virão antes do carro 100% autônomo. As redes 5G permitem um tráfego de informações em velocidades muito maiores do que as atuais redes 4G. Algo em torno de 100 vezes mais rápida. Além disso, as respostas entre dispositivos também serão 10 vezes mais rápidas. E, por fim, as redes 5G permitirão conectar mais equipamentos simultaneamente, e de forma mais confiável e estável, pois os aparelhos poderão se conectar com mais de uma antena ao mesmo tempo.
No campo da segurança, os carros do futuro poderão se comunicar entre si e atuar de forma ativa em casos de emergência, como em uma possível colisão. Alguns modelos já possuem sistemas de frenagem de emergência, porém somente funcionam em velocidades até 50 km/h. Com o 5G, os veículos estarão conectados entre si para alertar os motoristas da aproximação de outro veículo em um cruzamento, por exemplo. E, se não houver reação dos motoristas, pode frear apenas um ou os dois veículos para evitar um acidente.
Os congestionamentos também poderão ser reduzidos com o 5G. A comunicação entre veículos alertará os motoristas em caso de acidentes na via, que poderão desviar o caminho antes.
Há ainda espaço para vias conectadas, com sinalizações sincronizadas de forma mais efetiva para reduzir tempos de paradas em semáforos.
Na área da manutenção, já é possível agendar manutenções preventivas sem sair do carro. Alguns modelos informam o motorista o desgastes de peças e propõem a visita a uma concessionária. Com o 5G, isso poderá ser feito de forma automática. Ao atingir a quilometragem ou o tempo da manutenção preventiva, o próprio carro agenda a revisão e informa o motorista.
Outra forma de manutenção possível com o 5G é a atualização de softwares à distância, com tecnologia OTA (over the air). Atualmente, quando há necessidade de atualização de softwares do sistema de gerenciamento do motor, o veículo tem de estar em uma concessionária e ser plugado em um computador. Porém, nem todos os motoristas fazem as manutenções nas concessionárias e, portanto, nem todos recebem as atualizações recomendadas. Com o 5G isso pode acabar.
Como consequência, o 5G trará redução de emissões de gases poluentes e de efeito estufa, assim como economia de combustível de forma generalizada, uma vez que haverá possibilidade de ficar menos tempo parado em congestionamentos e semáforos, com a possibilidade de fazer percursos com maior velocidade média.
Na indústria
O 5G também será útil nos processos de fabricação de automóveis e autopeças, uma vez que possibilita uma maior automatização das máquinas e equipamentos, que praticamente
conseguirão operar de forma autônoma, com baixíssima interação humana.
Os equipamentos podem ser totalmente conectados a uma rede interna e controlados por softwares. Todo processo fabril ganhará precisão milimétrica na qualidade dos produtos, agilidade nos setups, além de ganhos de tempo em processos de manutenção, com consequente redução de custos e aumento da produtividade.
Finalmente, existem diversas vantagens da tecnologia 5G no setor automotivo, seja para quem produz ou para quem simplesmente conduz um veículo.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o 5G e o carro do futuro? Faça seu cadastro no blog e visite a Nakata no Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Spotify. Você encontrará muitos conteúdos interessantes sobre a tecnologia automotiva e as novas oportunidades que estão surgindo.