Novo Nissan Versa: maior e mais espaçoso

O novo Nissan Versa agora está maior, mais confortável e mais caro. Deixou de ser um veículo popular para ocupar espaço deixado pelo Sentra, modelo de segmento superior que p...

Por Laryssa Biston, Publicado em 11 de julho de 2022

Novo Nissan Versa: maior e mais espaçoso
4 Minutos para ler

O novo Nissan Versa agora está maior, mais confortável e mais caro. Deixou de ser um veículo popular para ocupar espaço deixado pelo Sentra, modelo de segmento superior que parou de ser comercializado no Brasil. Há prós e contras nessa estratégia. Os prós são que os consumidores fieis à marca ganharam um upgrade, no entanto, isso tem um custo...

Por: Alexandre Akashi

O que antes era um carro de preço popular, agora é um modelo que custa acima dos R$ 100.000. A versão de entrada, 1.6 Sense CVT, tem preço a partir de R$ 101.990, a intermediária 1.6 Advance CVT, a partir de R$ 110.090, e a topo de linha, 1.6 Exclusive CVT, a partir de R$ 122.490. É muito dinheiro.

Avaliamos a topo de linha, com preço total de R$ 124.090, pois a cor oferecida, azul Cobalto, acresce R$ 1.600 ao preço inicial. Das oito cores oferecidas, apenas as branco Aspen e preto Premium não tem custo adicional. As demais são prata Classic, cinza Grafitte, vermelho Scarlet e Malbec e branco Diamont.

O novo Versa está alguns poucos milímetros mais comprido, porém ganhou largura e entre eixos. Está 4,5cm mais largo (1,74m ante 1,695m da versão anterior) e a distância entre eixos agora é de 2,62m, ante 2,60 da versão anterior. Isso significa mais conforto interno para os ocupantes.

As rodas também cresceram. Agora são de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50. Antes eram de 15 polegadas, com pneus 185/65. Essa alteração deu um visual mais elegante ao modelo, porém eleva o custo na hora da troca dos pneus. Afinal, um pneu aro 17 custa cerca de 40% mais do que um aro 15.

Mas, a grande mudança do novo Versa é visual. O design agora está mais slim, que dá impressão de ser um carro mais longo, mais sofisticado, com novos faróis e lanternas estreitas e alongadas, com detalhes em preto black piano. Com certeza ficou muito mais atraente e elegante do que a versão anterior.

Infelizmente a Nissan não fez atualização de motorização. O novo Versa continua com o bom e velho motor 1.6 flex, de 114 cv de potência a 5600 rpm e 15,5 kgfm de torque máximo a 4000 rpm, em ambos os combustíveis (gasolina/etanol). A única vantagem desse motor é o baixo custo de manutenção, em comparação com os modernos propulsores 1.0 turbo de 3 cilindros que a maioria dos concorrentes já disponibilizam.

Mas, a Nissan fez a lição de casa e atualizou o software do câmbio CVT, com 6 marchas virtuais. Agora, o nível de patinação em acelerações bruscas e retomadas está bem menor do que antes, deixando o carro mais esperto no trânsito.

Ao volante

A experiência com o novo Versa foi agradável. O carro é macio e suave, grande e confortável. No entanto, sentimos falta da opção manual de mudança de marchas. O CVT conta com 6 marchas virtuais que entram em ação sempre que o motorista pisa fundo no acelerador.

Apesar disso, o novo Versa tem uma característica bastante interessante: a 120 km/h o motor está a pouco mais de 2000 rpm, o que significa excelente nível de consumo de combustível. No nosso teste padrão de consumo, a 80 km/h constante, com ar-condicionado ligado em percurso de 12 km, o computador de bordo registrou consumo de 17,3 km/l, com etanol. Nada mal.

Outra característica interessante do Versa é o diâmetro de giro, de apenas 10,6m, que possibilita realizar manobras de meia volta em locais estreitos, sem a necessidade de ficar indo para frente e para trás diversas vezes.

Muito legal saber um pouco mais sobre este carrão, não é mesmo? E você quer ficar por dentro de mais conteúdos do setor automotivo? Então, confira nosso canal no YouTube e tire todas as suas dúvidas! Além disso, você também pode nos seguir no instagram!

Você também pode gostar