Nova geração do Honda HR-V é mais tecnológica
Sucesso de vendas desde que foi lançado em 2015, o SUV compacto Honda HR-V, ganhou uma nova geração no final do ano passado, com alterações significativas na estética e tecnológica do veículo.
Avaliamos a versão intermediária EXL Honda SENSIN, na cor cinza, que custa a partir de R$ 159.600. O motor dessa versão é um 1.5 litro flex, aspirado, de injeção direta de combustível, com potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina).
Trata-se de um motor bem econômico, que de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), apresenta consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.
Além da injeção direta, ajuda no consumo a construção do motor, que é todo de alumínio, com 16 válvulas com sistema que varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão, podendo avançar ou retardar a fase do comando de admissão.
Acoplado ao motor um câmbio CVT, de relação continuamente variável, oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante. Entre os CVTs disponíveis no mercado, o da Honda é um dos melhores, pois permite amplo uso do freio motor, algo bastante útil principalmente em longas descidas.
Tecnologia
Uma das mudanças mais significativas dessa nova geração do Honda HR-V é a adoção do pacote Honda SENSIN, com diversas tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100°) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade.
Todas as versões do HR-V agora contam com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), que aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, sistema de assistência de permanência em faixa (LKAS), sistema para mitigação de evasão de pista (RDM), e comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis (AHB).
Além do Honda SENSING, todas as versões do modelo possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.
Outra novidade é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O HDC funciona entre 3 e 20 km/h.
Design
O estilo do novo HR-V com linha de ombros elevada da carroceria une a parte frontal à traseira, de curvatura acentuada. Ficou muito mais moderno e interessante. A dianteira ganhou grade com filetes horizontais e novos faróis full LED com moldura preta. Esse conjunto deu um toque de sofisticação ao veículo.
Na traseira, novas lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio, unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição. Abaixo deste detalhe estão a maçaneta da tampa do porta-malas, luzes de placa e câmera de ré. O resultado é uma superfície de estilo limpo e elegante, que enfatiza a linha de ombros alta das laterais.
Outro detalhe é o capô plano, que favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas, que antes eram fixados junto à base das colunas A, também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança ao dirigir.
Interior
O projeto do interior aprimorou a visibilidade com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior. O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. Assim, todas as informações relativas ao funcionamento do veículo, navegação e demais sistemas podem ser visualizadas sem risco para a segurança.
O posicionamento da alavanca do câmbio e demais controles relativos à condução também foram pensados para evitar que o motorista altere sua postura ao volante ou tenha que desviar o olhar para acionar qualquer dispositivo.
O espaço longitudinal para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 35 mm, mesmo ganho notado no espaço para os pés. Adicionalmente, o encosto ganhou dois graus adicionais de reclinação.
O sistema de ar-condicionado digital traz novos difusores, que agora estão presentes também no console central que atende os passageiros do banco traseiro.
Ao volante
A experiência de condução do novo HR-V é confortável e segura. O carro é macio, suave, firme e ágil, mesmo com motor pequeno e câmbio CVT. A tecnologia de controle de abertura de válvulas cumprem bem o papel e deixam o carro econômico e, ao mesmo tempo, esperto nas arrancadas e retomadas de velocidade.
A posição de dirigir é boa, com regulagens de altura e profundidade de banco e volante. A suspensão é bem calibrada, nem tão rígida nem muito molenga, o que permite contornar curvas com segurança, mesmo em velocidade mais elevada.
Com características de SUV urbano, e mesmo com rodas de 17 polegadas, o conjunto suspensão/pneus filtram bem as irregularidades do asfalto esburacado de São Paulo.
Já os sistemas do Honda SENSING atuam com precisão, principalmente o sistema de frenagem para mitigação de colisão, que emite alertas ao motorista antes de entrar em ação.
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Texto por: Alexandre Akashi