Motos de 3 rodas: vantagens e desvantagens
Você conhece as motos de 3 rodas? Com certeza você já deve ter visto um Can-Am circulando pelas ruas de São Paulo. Veículo exótico, aberto como uma motocicleta, com duas rodas na dianteira e uma na traseira. Justamente o oposto dos triciclos convencionais, com duas rodas atrás e uma na frente, normalmente bem afastada do piloto, por um longo garfo.
O Can-Am causa estranheza pela proposta e por conseguir o pior de dois mundos: das motos e dos carros. Não é prática em dias de chuva nem no trânsito urbano. Qual a vantagem de um veículo assim?
Para quem não tem muita habilidade em duas rodas, é uma alternativa para sentir o prazer de pilotar de capacete, ao vento. E também chamar atenção. Assim como os triciclos convencionais, os Can-Am sempre chamam atenção por onde passa.
Mas o Can-Am não está sozinho nesse exótico mundo das motos de 3 rodas. Desde 2006, a italiana Piaggio comercializa na Europa o modelo MP3, um scooter de 3 rodas que oferece pilotagem similar a de um scotter convencional.
Ao contrário do Can-Am, que tem as duas rodas dianteiras bastante afastadas uma da outra e não inclinam nas curvas, o MP3 tem as duas rodas dianteiras bem próximas e um sistema de suspensão que permite a inclinação nas curvas.
Outra opção de moto de 3 rodas é oferecida pela Yamaha. São dois modelos: o scooter Tricity, com opções de motor 125cc, 155cc e 300cc, e a motocicleta Niken, com motor 3 cilindros de 115cv, o mesmo que equipa a naked MT-09.
Tanto as Yamahas quanto a Piaggio não são comercializadas no Brasil. Na Europa, são sucesso de vendas, pois apresentam mais vantagens do que desvantagens, apesar de serem mais largas do que motocicletas convencionais, de duas rodas.
É importante lembrar que na Europa pouco se houve falar em motociclista circulando entre carros nas ruas e avenidas urbanas, não há a cultura de andar no corredor. Talvez por isso, este tipo de motocicleta não seja ideal para o público brasileiro, apesar de ser mais segura.
Especialistas em motocicletas são unânimes ao atestar a maior segurança dessas motos e scooters de 3 rodas. Os motivos: com duas rodas na dianteira, o risco de escorregar a roda dianteira em uma curva é menor, principalmente em piso molhado, em dias de chuva.
Outro motivo é o fato de as duas rodas dianteiras frearem simultaneamente, o que reduz consideravelmente o tempo e espaço de frenagem.
Conheça um pouco mais de cada modelo
Piaggio MP3
O scooter MP3 da Piaggio é comercializada em cinco versões: MP3 300 (7.400 Euros), MP3 300 Sport (7.520 Euros), MP3 400 (10.750 euros), MP3 400 Sport (11.200 Euros) e MP3 530 Exclusive (13.200 Euros).
As MP3 300 e 300 Sport contam com motor 300cc, 4 tempos, refrigerado a líquido e de injeção eletrônica. Produz potência máxima de 25,8 cv a 7750 rpm e torque máximo de 26,1 Nm às 6250 rpm.
A MP3 40 e 400 Sport vem com motor 400cc, de 35,3 cv a 7500 rpm, e torque máximo de 37,7Nm a 5750 rpm, sistema de chave keyless, luzes full LED e freios ABS.
Já a MP3 530 Exclusive conta com equipamentos de carros de luxo, com controle de cruzeiro (piloto automático), marcha-à-ré, câmara traseira e alerta de ponto cego. O motor é um monocilíndrico de 4 tempos, de 530cc, de 44,1 cv de potência máxima a 7250 rpm e torque máximo de 50Nm a 5250 rpm.
Yamaha Nikei
Lançada no segundo semestre de 2013, na Europa, a Nikei é uma moto esportiva de 3 rodas que compartilha motor com a MT-09, um ícone da marca. O segredo da Nikei, além do conjunto propulsor, é o marketing em volta da tecnologia de esterçamento, batizado de LMW (Leaning Multi-Wheeler – Inclinação com Múltiplas Rodas, em tradução livre).
A NIkei é capaz de chegar aos 193 km/h, com excelente dirigibilidade, segundo especialistas. Apesar de a Yamaha já ter mostrado o modelo no Brasil, ainda não se sentiu encorajada a importá-la.
Yamaha Tricity
Concorrente direta da Piaggio na Europa, o scooter Tricity, da Yamaha, utiliza a mesma tecnologia de esterçamento da Nikei, porém um pouco mais simples, por conta da menor potência do motor.
É oferecida aos consumidores europeus em três opções de motor: 125 cc, 155 cc e 300 cc. O Tricity 125, conta com propulsor de 12,2 cv de potência e torque de 1,2 kgfm, enquanto a versão 155, já vai para 15 cv. Já o 300 cc rende 27,6 cv de potência e 2,95 kgf.m de torque máximo em 5.750 rpm.
O interessante é que na Europa, o Tricity 300 exige habilitação de carro para ser pilotado.
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Texto por: Alexandre Akashi