Aprenda aqui como trocar junta do cabeçote queimada
Problemas como a junta do cabeçote queimada são muito comuns em uma oficina mecânica. Um profissional experiente consegue detectar facilmente esse defeito e fazer a troca. A grande dificuldade, porém, é fazer o cliente entender a necessidade desse reparo.
Isso acontece porque nem sempre fica tão clara a necessidade e importância do bom estado dessa peça. Por isso, um bom mecânico deve entender a forma correta de realizar o serviço, além de fazer o seu cliente compreender a necessidade dele, bem como os sinais que determinados problemas podem gerar no carro.
Pensando nisso, reunimos aqui os sintomas da junta do cabeçote queimada, as formas de fazer o reparo e como o cliente deve ser abordado nesse aspecto. Continue lendo!
Como ter certeza que o veículo está com a junta do cabeçote queimada?
Quando um cliente chega na oficina relatando algum tipo de problema no veículo, a primeira coisa que você observa são os sintomas que ele relata, certo? Isso é determinante para fazer o diagnóstico correto, resolvendo o problema e evitando que ele retorne à oficina reclamando do problema ou de outros defeitos que podem ter sido gerados durante o reparo.
Quando falamos da junta do cabeçote queimada, há um processo de superaquecimento no motor aliado a perda de potencia.
Problemas no próprio sistema de arrefecimento também podem gerar o aquecimento do motor. Por isso, vale a pena averiguar rapidamente os componentes que o compõe. Em alguns casos, o superaquecimento pode vir de problemas na válvula de controle térmico, líquido do radiador ou bomba d’água.
Além do aquecimento e da perda de potencia existem outros sintomas que indicam que a junta do cabeçote pode estár queimada, são eles:
· Mistura de água no óleo lubrificante;
· Vela de ignição oxidadas
· Água no escapamento;
· Redução do nível de água no sistema de arrefecimento.
O teste mais eficaz para ter Certeza se a junta do cabeçote está realmente queimada é o de estanqueidade do cilindro. Esse teste é feito injetando ar comprimido no cilindro e avaliando por onde ocorre a perda. Para esse teste é fundamental que o motor esteja aquecido, desligado e o cilindro que será testado com o pistão em PMS e as válvulas de admissão e escape fechadas. Durante a injeção do ar no cilindro, se a junta estiver queimada, haverá fuga da pressão, o mais comum é que essa pressão vá para o sistema de arrefecimento.
Como fazer a troca da junta de cabeçote?
Agora, mostraremos quais são os passos que você deve seguir para melhorar o serviço de troca de junta do cabeçote queimada. Vem com a gente!
Troque os parafusos do cabeçote
Após remover a peça danificada e selecionar a nova, troque todos os parafusos que estavam fixando o sistema por novos. A maioria dos motores modernos utilizam parafusos elásticos na fixação do cabeçote e o reaproveitamento deles não é indicado.
Limpe toda a superfície do bloco de motor
Também é importante realizar a limpeza do bloco do motor. Isso pode ser feito utilizando uma espátula plástica para remover os restos da junta e evitar riscos na superfície de vedação.
Garanta que a vedação esteja correta
Faça uma análise detalhada do cabeçote, principalmente a área de contato com a junta. Verifique se existem lugares que podem gerar vazamentos de água e ar quando a nova junta estiver instalada. Na maioria das vezes é necessário fazer um processo de plaina do cabeçote para ter certeza que não haverá deformação e consequente vazamento após a finalização do processo. A vedação da junta de cabeçote é essencial para que ela funcione corretamente e impeça a saída de ar e gases necessários à mistura.
Cheque o serviço de retífica
Finalizado o procedimento de limpeza e verificação da vedação, é importante analisar o resultado da retífica. Você deve observar, principalmente, a planicidade e rugosidade do local em que a nova junta de cabeçote está instalada.
Verifique a montagem da junta do cabeçote
Após fazer o check-up completo e da forma correta, é preciso montar a junta de cabeçote, tomando o máximo de cuidado com o alinhamento perfeito. Além disso, é importante ter atenção aos furos presentes no bloco do motor e que serão responsáveis por fixar a nova peça.
Aperte os parafusos com o torque e na sequencia recomendada
Após a montagem, você deve apertar os parafusos na sequência e com o torque determinado no manual de manutenção do veículo.
Como explicar o reparo para o cliente?
Um dos principais desafios do mecânico no reparo da junta de cabeçote é explicar o reparo para o cliente. Geralmente, esse é um serviço que tem um preço mais elevado, não pelo valor da peça, mas devido ao próprio procedimento realizado.
Portanto, você pode explicar a necessidade da peça e a sua importância para o funcionamento do veículo. Por exemplo, é possível demonstrar que ela une o bloco do motor com o cabeçote, garantindo a vedação completa entre essas duas partes. Assim, evita que os líquidos e a própria combustão escape.
Como são elementos muito complexos, você pode explicar ao seu cliente o tamanho da responsabilidade para manusear com essas peças que, ao mesmo tempo que são robustas, precisam de muito cuidado para não deteriorarem.
Por fim, é importante entender que a junta do cabeçote queimada será um serviço recorrente em sua oficina mecânica. Portanto, vale a pena desenvolver um diferencial nesse tipo de trabalho, utilizando peças de qualidade e oferecendo todo o suporte e a orientação ao cliente quanto aos riscos desse problema e a sua necessidade de reparo.
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