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Jeep Compass 4xe: o off road elétrico

Publicado por Nakata Automotiva em agosto 17, 2023 | Atualizado em agosto 17, 2023
Jeep Compass 4xe: o off road elétrico
5 minutos para ler

Tração nas quatro rodas sempre é melhor do que tração em apenas em duas, independentemente se são nas dianteiras ou traseiras. Uma tendência nos modernos carros elétricos e híbridos é contar com tração integral sob demanda. Mas, isso não significa, necessariamente, que são veículos adequados para enfrentar qualquer tipo de terreno.

O Jeep Compass 4xe é um híbrido plug-in com um motor a combustão interna, 1.3 turbo de 180cv tracionando as rodas dianteiras, e um motor elétrico de 60cv nas rodas traseiras, além de um pequeno motor-alternador na dianteira que mais serve para recarregar a bateria do que tracionar as rodas.

É, portanto, um 4×4. E, por ser um Jeep, precisa ter o mínimo de qualidades off road. Por isso, a montadora equipou o 4xe com uma chave seletora que altera o comportamento do carro para andar em pisos não asfaltados, como areia, lama e neve, ou ainda quando o piso for extremamente escorregadio, como uma subida de paralelepípedos em dias chuvosos.

O carro conta também com botões para travar a tração 4×4, com opção de marcha reduzida. Em outras palavras, tem os controles necessários e presentes na maioria dos carros off road do mercado. Pode, então o 4xe encarar todo tipo de terreno?

A resposta é não. Ao menos não do jeito que sai configurado pela fábrica, com lindas e enormes rodas de 19 polegadas, calçadas com pneus para uso urbano de perfil baixo, 235/45 R19.

Os ângulos de entrada, saída e rampa, e a altura mínima do solo também não ajudam muito. São, respectivamente, 20° (entrada), 28° (saída) e 16° (rampa), e 201mm de vão livre do solo. Precisaria ser um pouco mais alto e ter pneus mais apropriados, pelo menos de uso misto, para ganhar capacidade off road respeitável.

Outro detalhe que torna o 4xe um pouco ruim de off road é o controle de estabilidade e tração não permitir uma interação maior do motorista com o carro. Em situações que a aceleração é necessária, o sistema demora muito para liberar o torque, o que tira um pouco o prazer da condução off road.

Assim, não é um carro para se fazer trilhas radicais. Mas é perfeitamente viável para passeios e expedições 4×4 onde o principal não é vencer obstáculos escabrosos, mas, sim, curtir a viagem. Ou ainda ir para a fazenda de final de semana e não se preocupar se chover no domingo, antes de voltar pra casa, e a estrada de terra encharcar um pouco.

Consumo
O Compass 4xe faz até 25km/l segundo a Jeep. Com tanque de 35 litros, apenas, tem autonomia de mais de 900km. A Jeep diz que faz 44km só com as baterias, de íon-lítio de 11,4kWh e 400V. Não é muito, mas é o suficiente para a maioria das pessoas chegar ao trabalho sem precisar acionar o motor a combustão.

Como leva mais ou menos 5 horas para recarregar de 0 a 100% em tomadas de 220V, é só plugar o carro na tomada assim que chegar no trabalho e depois voltar pra casa com a bateria cheia. E plugar de novo em casa, para sair com bateria cheia novamente no dia seguinte. E assim, rodar apenas na eletricidade, deixando a gasolina como uma reserva de emergência.

Só não pode esquecer de abastecer com gasolina, pois o carro aciona o motor a combustão sempre que a bateria chega em 19%. E o comportamento é assim: aciona o motor a combustão, dá um pouco de carga e desliga.
A Jeep poderia ter feito um sistema de regeneração de energia um pouco mais intenso para o 4xe, tal como o do Fiat 500e. O elétrico permite dirigir só com o acelerador de tão intensa que é a recuperação de energia ao tirar o pé do acelerador, que chega a parar o carrinho. Isso com certeza ampliaria a autonomia elétrica em mais alguns quilômetros.

Ao volante
O Compassa 4xe é um carro muito confortável. A experiência ao volante é muito satisfatória. Graças aos dois motores, é ágil nas saídas e retomadas, e com todos os dispositivos de auxilio à condução, é possível enfrentar longos trajetos sem se cansar.

O destaque são os sistemas de controle de cruzeiro adaptativo e leitor de faixas, que tiram a preocupação do motorista na velocidade do carro à frente e escapar do trajeto por acidente. Muito útil em rodovias e avenidas de velocidade acima de 60km/h.

Tem também sistema de frenagem automática de emergência. Uma vez acionado, é possível escolher três diferentes níveis de atuação do sistema: baixo, médio e alto. No médio, modo que utilizamos a maior parte do tempo durante os testes, o alarme é um tanto o quanto precoce. Uma sirene apita dentro do carro e uma mensagem em letras garrafais FREAR acende em vermelho no painel. É muito chato, mas necessário. Pode livrar você de um acidente eventualmente.

O comportamento dinâmico do 4xe em curvas é bastante agradável, e a eletrônica ajuda bastante a manter o carro na linha. Não é molenga, nem muito duro, e o controle de estabilidade atua de forma precisa ao menor sinal de deslizamento de uma das quatro rodas.

A parte mais triste do 4xe é o preço. Um zero km, ano/modelo 2023 custa R$ 338.400, independente da cor ser sólida ou metálica. No final de 2022, a Jeep fez uma promoção com o estoque 2022, com cerca de R$ 60.000 de desconto. Ainda é possível encontrar ao menos uma unidade com esse desconto no site de ofertas da Jeep, ou seja, por R$ 287.640, no ano/modelo 2022, mas ainda zero km.

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