Flexível de freio: o que é, para que serve e qual é a importância
Os freios são um sistema indispensável para proporcionar mais segurança e eficiência na locomoção do veículo. E há muito mais componentes do que algumas pessoas pensam. Uma peça que você deve sempre considerar quando o veículo passar por uma revisão no sistema de freio é o flexível.
Qualquer defeito nele aumenta bastante o risco de acidentes para o motorista. Acompanhe e entenda melhor o que é o flexível de freio e sua importância!
O que é flexível de freio?
Trata-se de um duto de borracha com niples nas extremidades localizado normalmente nas rodas que esterçam, o flexível e um componente desenvolvido para conduzir o fluido de freio. Ele é chamado de “flexível”, pois sua estrutura é maleável, o que permite que ele se adapte mais facilmente às mudanças de pressão e de direcionamento das rodas.
Quando o motorista aciona o pedal, há um aumento da pressão do fluido dentro do flexível, o que pressiona as pastilhas de freio sobre o disco e para o movimento das rodas. Caso haja um defeito, a eficiência do freio é reduzida.
Quando é preciso trocar o flexível de freio?
Faça inspeções periódicas da peça, se contatar sinais de trincas ou ressecamento, substitua a peça imediatamente.
Além da inspeção periódica outra boa prática é consultar o manual do veículo e seguir a orientação do fabricante para fazer a troca preventiva no tempo recomendado.
Quais cuidados devem ser tomados?
Para que o flexível de freio tenha um bom funcionamento, tome alguns cuidados extras durante a verificação e manutenção do veículo. Confira os principais deles!
Não pulverize o veículo.
Pulverizar a parte de baixo do veículo é uma prática antiga do brasileiro, porém não há qualquer tipo de ganho com essa prática. A maioria dos produtos utilizados na pulverização são derivados de petróleo e tendem atacar peças de borracha.
Faça o encaixe com cuidado
Quando se faz a instalação ou remontagem do sistema de freio, dê uma atenção extra durante a fixação do flexível. Se ele não estiver devidamente encaixado, pode ocorrer uma sobreposição da rosca levando a vazamentos.
Não pendure a pinça de freio no flexível
Um mau hábito de alguns mecânicos na manutenção veicular é deixar certas peças soltas e penduradas. No caso do flexível de freio, isso é bem grave, pois sua estrutura é feita para suportar pressão interna, e não a tensão de esticamento. Por segurança, se deve usar um gancho para segurar a peça enquanto faz a manutenção dos outros componentes do sistema.
Com estas informações, você já pode ter uma conversa mais efetiva com seu cliente. Aliás, quanto mais puder se informar e estudar sobre este e outros temas, melhor será o benefício para seus clientes e sua credibilidade no mercado.
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