Feras da Venda mostram os caminhos para o bom atendimento
Vivemos a era da economia da experiência. Nela, o grande desafio das empresas e dos profissionais de vendas é tornar a jornada de compra do cliente uma experiência extremamente positiva, garantindo sua fidelização. O pilar desta estratégia é o bom atendimento. Intuitivamente, todo vendedor sabe que ele é fundamental.
Bom atendimento exige que profissional saiba conversar e se igualar ao cliente
Mas, na prática, o que é preciso observar no dia a dia para oferecer um bom atendimento? O Gabriel Gonçalves dos Santos, balconista da Odapel, em São Paulo, tem a resposta.
“O profissional de venda precisa, primeiro, para oferecer um bom atendimento, principalmente saber conversar. Porque muitas vezes o cliente chega com uma informação já concretizada pelo excesso de informações que temos hoje no mercado, através de Google ou Youtube, e às vezes o cliente se torna um autodidata. E nós, como profissionais conhecedores dos processos corretos, devemos dirimir primeiro as dúvidas e chegar à real necessidade do cliente. Para atender bem qualquer tipo de cliente, a regra máster é você se igualar a ele. Conseguir entender o nível de conhecimento que o cliente tem – se é mais técnico, se não conhece muito bem o que está falando – e, assim, você consegue nivelar a sua conversa de acordo com a necessidade do cliente”.
Cursos e treinamentos são fundamentais para o bom atendimento
A cada dia surgem novas tecnologias e o cliente se torna mais exigente. O aprimoramento precisa ser contínuo. O que o profissional de vendas deve fazer para evoluir sempre, de acordo com a própria evolução do mercado? Quem mostra o caminho é o Caio Roberto Moreia televendas da Scherer, de Joinville, em Santa Catarina.
“Eu acredito que a gente precisa, primeiramente, entrar em contato com o nosso superior, mostrar esse interesse de aperfeiçoamento, e quem sabe a própria empresa poderá dar um treinamento, te abrir as portas para você ter um treinamento melhor. E procurar palestras, o que vai ajudar bastante. Acredito que dessa maneira você vai se aperfeiçoando. Necessitamos sempre de aperfeiçoamento, estudar e estudar. Eu entendo que hoje os profissionais de venda oferecem um melhor atendimento devido à facilidade de material para aperfeiçoar seus conhecimentos”.
Ser otimista também contribui para que vendedores prestem um bom atendimento
Todo mundo sabe que cliente satisfeito sempre volta para comprar. Portanto, nunca economize atitudes para oferecer um bom atendimento. O Danilo Ribeiro, representante comercial da Sama, em Vitória da Conquista, na Bahia, tem uma dica muito especial pra você.
“A orientação que eu dedico a meus colegas representantes e vendedores é sempre ser otimista no que você faz e no que você fala. Mostre sempre confiança a seu comprador, seja muito amigo dele, como se ele fosse seu amigo já de infância. Tem que tratar ele sempre bem, evitar falar não, contornar as situações complicadas com clientes mais difíceis e manter o foco, que é vender. Um bom atendimento significa boas vendas. Quando você mostra mais segurança, que a empresa está vendendo por um preço justo e você consegue finalizar um pedido com o cliente, é sinal que ele vai sempre voltar a comprar com você”.
Confira as dicas dos Feras da Venda para aprimorar o bom atendimento que você já oferece
E você, quer melhorar ainda mais o seu atendimento? Então fique atento às dicas dos Feras da Venda Nakata!
1 – Procure se igualar ao cliente, entendendo o nível do conhecimento que ele detém e se enquadrando a esse padrão a fim de adequar sua argumentação de acordo com a necessidade do cliente. Tenha a certeza de que está oferecendo exatamente o produto que ele precisa.
2 – No dia a dia os profissionais se deparam com diferentes tipos de clientes. E sempre têm os mais difíceis ou insatisfeitos. Nesse caso, nunca perca a paciência. Ter capacidade de dialogar com objetividade, clareza, gentileza e educação é atitude fundamental. Mantenha uma postura conciliadora.
3 – Por melhor que você seja como profissional de vendas, ninguém pode parar no tempo. Fique de olho no calendário de cursos e treinamentos do mercado e participe. Cursos técnicos e de técnicas de atendimento são obrigatórios para a evolução continua dos vendedores.