Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Mecânico  -  Tecnologia

Engine Control Module: 6 problemas mais comuns e o que fazer

Publicado por Nakata Automotiva em dezembro 5, 2022 | Atualizado em maio 29, 2023
Engine Control Module: 6 problemas mais comuns e o que fazer
7 minutos para ler

A injeção eletrônica está cada vez mais consolidada no mercado automotivo. Com esse sucesso, surge a responsabilidade: mecânicos devem estar bem informados sobre os seus componentes para se diferenciarem como profissionais completos e saber sobre Engine Control Module é essencial.

Um dos principais elementos da injeção eletrônica é o Engine Control Module (ECM), ou Módulo de Controle do Motor. Ele é o cérebro e o coração desse tipo de sistema e diversos componentes se conectam a ele.

Neste post, apresentamos informações sobre o funcionamento do Engine Control Module e ainda os principais problemas que ele pode sofrer, para que os mecânicos se preparem bem antes de lidar com ele. Continue a leitura!

Como funciona o ECM?

O modulo de controle do motor desempenha uma vasta variedade de funções com o objetivo de controlar o funcionamento correto do motor do automóvel.

As informações recebidas através dos sensores são processadas e comandos são enviados aos atuadores com a finalidade de deixar o funcionamento do veículo o mais próximo do ideal.

O Módulo de Controle Eletrônico é, basicamente, uma placa formada por diversos componentes eletrônicos. Assim, é possível encontrar diodos, resistores e capacitores, mas os elementos mais relevantes mesmo são o processador e as memórias ROM (Read Only Memory) e RAM (Random Access Memory).

Como você pode notar, são os mesmos nomes dos componentes de computadores. Na memória ROM, estão dados técnicos sobre o motor, programados durante a fabricação. Essas informações que orientam o funcionamento do sistema de injeção eletrônica.

Tudo isso ocorre de acordo com as condições de operação da unidade motriz durante o uso do automóvel.

Já a memória RAM armazena informações sobre o motor, durante o funcionamento. Esses registros são então comparados aos dados que estão na memória ROM, como uma maneira de otimizar o sistema de injeção eletrônica.

É interessante notar que a RAM também é conhecida como memória volátil, porque as suas informações são apagadas ao fim da alimentação elétrica. Por fim, o processador atua no sistema do mesmo modo que ele age nos computadores e dispositivos móveis.

O processador executa todas as atividades de interpretação, leitura e gravação das memórias. Quanto mais potente ele for, mais ágil será esse trabalho. Os sistemas atuais de injeção levam poucos milésimos de segundo para fazer esse trabalho para convertê-los em comandos para o motor e para os atuadores.

Até pelo que vimos nos dois tópicos anteriores, ficou mais fácil entender que o ECM facilita muito o trabalho de profissionais do setor automotivo.

Isso porque sua principal função é centralizar dados relacionados ao funcionamento do automóvel, poupando tempo na manutenção e garantindo um nível maior de precisão nos diagnósticos.

Quais são os problemas mais comuns no ECM?

Os componentes de um Módulo de Controle do Motor geralmente têm boa durabilidade, mostrando a evolução que os sistemas eletrônicos trouxeram para os carros. Contudo, alguns problemas podem ocorrer e causar uma dor de cabeça.

1. Problemas na alimentação de energia

A primeira coisa a ser verificada quando há problemas na ignição e/ou na partida é a alimentação elétrica do sistema. Isso pode ser ocasionado por problemas na bateria.

Falhas no alternador também podem descarregar a bateria, o que impede o acionamento do sistema eletrônico do veículo. Assim, o mecânico deve testar as intensidades da tensão e da corrente do acumulador por meio de um multímetro.

Manutenção de motos

2. Aterramento defeituoso

O aterramento deve ser checado e pode ser que seja necessária uma reprogramação do sistema de acordo com o manual do fabricante.

3. Curto-circuito nas conexões

Avarias na fiação de um ECM não são tão incomuns, principalmente quando ocorrem por conta de algum erro humano. Leigos podem tentar mexer no carro e acabar danificando os fios por engano.

O mecânico deve checar se não há qualquer fusível queimado. Caso ele encontre, precisa descobrir onde está o curto-circuito e analisar os chicotes responsáveis pela conexão do ECM aos atuadores e sensores.

4. Altas temperaturas

Caso ocorram falhas nos sensores de temperatura, de partida a frio ou de pressão, por exemplo, a temperatura do veículo estará comprometida. Com isso, a partida pode ser  afetada.

Para checar esse problema, o mecânico precisa fazer um diagnóstico integral com o auxílio de um scanner automotivo. Só assim será possível testar os sensores e os atuadores com precisão.

5. Problemas em outros módulos

O ECM consegue identificar rapidamente panes e erros nos componentes, já que ele opera recebendo informações de diversos sensores e interruptores presentes nos veículos.

Assim, por meio do processador, o módulo consegue avaliar, diagnosticar e interpretar o mau funcionamento de maneira instantânea. Quando isso ocorre, o ECM alerta o motorista, geralmente por meio de uma sinalização no painel do veículo.

Como o ECM está conectado a diversos outros módulos e ao sistema eletrônico como um todo, uma pane em qualquer outro componente pode causar problemas nele.

Um exemplo é o de veículos que contam com módulos que controlem funções específicas, como o do freio ABS ou automatização de marcha. Um problema em qualquer um deles pode prejudicar o funcionamento também.

6. Falhas no ECM

Nunca substitua componentes do sistema de gerenciamento do motor sem ter certeza absoluta da necessidade. Toda vez que identificado um problema no sistema é preciso utilizar um Scanner para tentar encontrar a causa da falha.

Por se tratar de um componente muito robusto dificilmente o modulo apresenta problemas, porém não se trata de uma peça infalível.  O ECM pode apresentar problemas nos componentes internos. Isso porque, como todo componente, ele também tem uma vida útil e sofre com oxidação e outras avarias. Por isso, caso o problema não esteja nos outros setores que mostramos, é preciso checar a própria placa do módulo e seus conectores.

Nos conectores verifique se não há corrosão ou zinabre.

Não deixe de verificar a condição dos pinos, dos conectores do ECM e dos terminais do plugue. Caso o diagnóstico final realmente indique a troca do ECM, é preciso seguir algumas etapas para fazer isso com segurança.

Uma das exigências é a programação do ECM de acordo com os dados recomendados pelo fabricante, presentes no Manual de Proprietário. Essa dica é muito importante, uma vez que tomar outra decisão pode inutilizar o funcionamento do motor. Esse trabalho só deve ser executado por profissionais especializados.

Como pudemos ver no artigo, o Engine Control Module é praticamente um ecossistema dentro do sistema. Isso porque ele conta com uma enorme capacidade de processamento e interpretação de informações.

Se você tiver oportunidade aprofunde o conhecimento sobre esse componentes para prover um serviço completo para seus clientes.

Durante o texto, falamos bastante da necessidade de conhecimento técnico por parte do mecânico. Por isso, complemente a leitura do artigo com a nossa playlist sobre crescimento profissional!

Você também pode gostar
assentamento de pastilha

Assentamento de pastilha de freio: quais os cuidados necessários?

Publicado por Nakata Automotiva em abril 10, 2025 | Atualizado em abril 7, 2025
Está em busca de produtos de qualidade para usar na sua oficina mecânica? Conheça os diferenciais dos produtos Nakata!

Produtos Nakata são bons? Confira os diferenciais

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 27, 2025 | Atualizado em dezembro 20, 2024
montagem e regulagem do eixo diferencial

Saiba mais sobre montagem e regulagem do eixo diferencial

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 22, 2025 | Atualizado em dezembro 20, 2024
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.