Compra e venda de carros pela internet: startups apostam neste mercado
Compra e venda de carros usados ganha notoriedade das startups. Comprar ou vender um carro usado nem sempre é um negócio fácil. Afinal, não é um produto que o consumidor comum compra todos os dias. Além disso, por se tratar de um bem de valor consideravelmente elevado, correr riscos não é uma boa ideia.
O mercado de veículos usados no Brasil sempre foi intrigante. Geralmente, veículos com mais tecnologia, mais espaço, motores maiores e mais confortáveis tendem a desvalorizar mais do que os compactos populares de baixa cilindrada.
Um dos motivos disso acontecer é a maior procura por compactos populares, que por terem preços de aquisição mais acessíveis, vendem mais rápido. Além disso, apresentam custos de manutenção menores do que os veículos mais sofisticados.
Mas, como comprar e vender um carro usado sem se arrepender depois? É sobre esse dilema que diversas startups surgiram nos últimos anos. Além de conectar compradores com vendedores e vice-versa, garantem o melhor negócio para ambas as partes.
“O consumidor normalmente tem dificuldades, pois não tem referências”, afirma Cassio Pagliarini, sócio da Bright Consulting. “Com ajuda destes serviços, conseguem níveis de preços melhores, tanto para comprar quanto para vender, por isso são iniciativas que tem tudo para dar certo”, avalia o consultor.
As opções de startups disponíveis no mercado são diversas. A Kavak é uma plataforma de compra e venda de seminovos que pode ser 100% digital, por meio do site ou aplicativo, ou híbrida (presencial e online), com a consulta online do automóvel de interesse e o agendamento a uma visita presencial em um dos pontos de apoio físico da empresa, para que o consumidor retire o carro adquirido ou veja o automóvel antes de fechar o negócio, caso tenha interesse.
Na Kavak, o proprietário de um veículo com até 10 anos de fabricação e em boas condições pode vendê-lo para a startup, recebendo uma proposta on-line em poucos minutos. Para agendar a vistoria e confirmar a proposta final, é só dirigir-se a uma das unidades da Kavak ou, se preferir, receber a visita de um avaliador em sua residência. O negócio pode ser fechado online e o cliente recebe o pagamento no mesmo dia.
Diferente do que acontece no mercado, a Kavak avalia o carro, analisando inclusive a documentação do automóvel, e compra de fato o veículo do cliente. Dessa forma, o consumidor trata diretamente com a Kavak, sem outros intermediários. Antes de colocar o carro à venda no site ou aplicativo, a empresa faz uma inspeção mecânica, que inclui a verificação de mais de 240 pontos, para garantir que todos os veículos estejam em perfeito estado, antes de disponibilizá-los ao cliente no catálogo online.
A startup ainda disponibiliza facilidades como a garantia de dois anos para o cliente, a devolução em até 7 dias do veículo ou 300km, caso o automóvel não corresponda às expectativas, as transações burocráticas, além de fazer a ponte com instituições bancárias para obter financiamentos. A Kavak também faz avaliação da documentação do veículo e disponibiliza serviço notarial com um representante de cartório parceiro, para assinatura de documento no dia da retirada do veículo.
Já a Instacarro é uma startup que auxilia a venda de veículos usados e seminovos de forma rápida, simples e, segundo a própria empresa, com o melhor preço do mercado. Conta com uma base de mais de 4 mil compradores, o que permite à marca a garantia de venda do automóvel em até 24h.
Desde que foi fundada, em 2015, já movimentou mais de R$ 1 bilhão em transações e recebeu mais de R$ 200 milhões em investimentos. Com atuação inicial em São Paulo, a plataforma já está presente nas principais cidades brasileiras.
Todo o processo de venda do carro pela plataforma consiste em 7 passos: Após preencher o formulário online, é feito um agendamento para uma vistoria gratuita, que pode ser na casa do vendedor ou em uma das lojas da Instacarro.
Na vistoria, um especialista inspeciona as condições do veículo e tirar fotos que serão usadas no leilão on-line, com duração de 24 horas, onde o carro é ofertado para mais de 4000 lojistas de todo o Brasil.
Ao final do leilão de 24 horas, a Instacarro em contato com o vendedor para oferecer a proposta mais alta, que pode ser aceita ou não, sem custos. Caso a oferta seja aceita, a plataforma cuida da documentação.
Com tudo certo, o pagamento é feito à vista, via Pix ou TED, e o dinheiro já fica disponível na conta em até 24 horas. Por fim, o vendedor agenda uma data para levar o veículo até uma das lojas da Instacarro ou, se preferir, um guincho é enviado para buscá-lo.
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