Como saber se o amortecedor está ruim: confira 3 sinais
Como saber se o amortecedor está ruim? Bem, manter a manutenção do carro em dia vai além de ser aconselhável. Com implicações de segurança a serem consideradas, dirigir com os amortecedores ruins pode acarretar bem mais que um passeio comprometido.
Embora sejam projetados para suportar os mais diversos terrenos e condições destoantes do ideal sem enfrentar grandes danos, os amortecedores estão suscetíveis ao desgaste que, muitas vezes, pode ser apenas pelo tempo de uso. Porém, para aqueles que vivem em áreas com terrenos muito acidentados, o desgaste pode vir com um tempo ainda menor.
Entretanto, nem sempre é fácil perceber quando está na hora de trocar o amortecedor do carro. Como se trata de mudanças sutis e graduais, acostumamos e nos adaptamos à forma com que dirigimos o carro, e como ele nos responde nas ruas. Acompanhe este post para aprender como saber se o amortecedor está ruim com 3 sinais!
Qual é a função dos amortecedores?
Componentes essenciais para estabilidade e segurança do veículo, os amortecedores, como sugere o próprio nome, amortecem os movimentos indesejados das molas e, principalmente, eles mantêm os pneus em contato com o solo em todos os momentos.
os amortecedores também devem estabilizar a direção e suavizar todos os buracos ou percalços que possam vir a ter na estrada, ao longo do caminho.
Quais são os 3 sinais de que os amortecedores não estão bem?
O seu carro sempre arruma formas de conversar com você, seja pelo barulho do motor pedindo por mais ou menos marcha, seja pelas luzes do painel de instrumentos.
Com o sistema de amortecedores não seria diferente. Há algumas indicações que podem ser notadas para entender o que acontece e quando precisamos fazer uma visita ao mecânico. Veja só!
1. DESVIO DE TRAJETÓRIA EM CURVAS
Ao perceber que o veículo tende a “escapar” em uma curva mais acentuada ou aumento da dificuldade para manter o veículo na pista pode ser uma indicação que os amortecedores estão comprometidos e um mecânico precisa ser consultado com urgência.
2. distância de frenagem aumentada
Um dos jeitos mais comuns de saber quando está na hora de trocar os amortecedores é quando a distância de frenagem aumenta. Pode variar de carro para carro, mas a distância a ser percorrida não deve ser longa entre o momento que você pisa no freio e o que o carro é parado. Como já foi dito uma das funções do amortecedor é manter o pneu em contato constante com o solo, se ele estiver comprometido não vai executar a tarefa e isso acaba aumentando a distância da frenagem.
O desgaste dos amortecedores também comprometem a dirigibilidade ao trafegar por ruas ou pistas com água, ou seja, amortecedores comprometidos tendem a fazer o veículo aquaplanar.
3. Desgaste irregular dos pneus
Para que você mantenha o controle do seu veículo, ao lado da suspensão, os amortecedores trabalham duro a fim de manter os pneus sempre em contato com o solo. Portanto, caso esteja ocorrendo um desgaste escamado dos pneus, isso pode indicar que os seus amortecedores estão na hora de serem trocados.
Como testar para saber se os amortecedores estão ruins?
Felizmente, ter amortecedores levemente desgastados não significa que você não deva mais dirigir seu veículo. Porém, voltamos a dizer que isso é extremamente recomendado: dirigir em estradas irregulares ou em terrenos mais acidentados pode se tornar um desafio muito maior e mais perigoso do que deveria ser.
Como os amortecedores, junto com o kit coxim e batente trabalham para reduzir os impactos que o carro pode sofrer ao passar por um buraco ou por algum desnível, se notar barulho ao passar por irregularidades no solo, perda de trajetória em curvas, aumento da distância de frenagem, desgaste escamado dos pneus, balanço excessivo da carroceria ao passar em lombadas e sinal que os amortecedores estão comprometidos.
Como evitar o desgaste dos amortecedores?
Dirigir em velocidade compatível com a condição do solo, passar em baixa velocidade por buracos e lombadas vai preservar não só os amortecedores mais o veículo como um todo.
Além disso fazer inspeções periódicas do sistema de suspensão, dos coxins, batentes e coifas contribui consideravelmente com o aumento da vida útil dos amortecedores.
Meu amortecedor está ruim, o que faço agora?
Pode parecer óbvio, porém, muitas pessoas insistem em dirigir com um item básico de segurança ruim, como os amortecedores. E isso passa longe de ser o ideal. Certificar-se de que está comprando amortecedores de qualidade também é fundamental.
Além disso, é recomendada a substituição de todos os itens desgastados associados aos amortecedores, como os batentes coxins e coifas. Procurar uma assistência técnica de confiança e credibilidade, que vai atender às suas necessidades e dar um diagnóstico adequado, é o ideal.
Segurança, conforto e estabilidade: três palavras que representam o que um amortecedor bem preparado e com boa manutenção fornece nos caminhos que você pega com seu veículo.
Agora que você já viu como saber se o amortecedor está ruim, não descuide da manutenção e da qualidade dos componentes de seu carro, pois essa atitude evita acidentes. Jamais negligencie esse cuidado com os amortecedores, sobretudo quando eles derem sinais de desgaste, como os que foram mencionados acima. Garanta um trajeto mais seguro não só para você, mas para todos que dividem a estrada contigo.
Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso canal no YouTube para ter acesso a mais conteúdos como este!