Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Mecânico  -  Manutenção

Braço oscilante: mitos e verdades sobre a bandeja de suspensão

Publicado por Nakata Automotiva em maio 31, 2024 | Atualizado em abril 12, 2024
Revisão suspensão
7 minutos para ler

O braço oscilante, ou bandeja de suspensão, é um dos componentes que proporcionam uma dirigibilidade suave e balanceada. É essa peça que proporciona que os pneus do carro subam e desçam de maneira coordenada, com estabilidade.

Sem essa peça, o motorista teria que sofrer diretamente todos os impactos causados pelas lombadas, irregularidades e buracos na pista, por exemplo. Nesse sentido, não é exagero dizer que a bandeja de suspensão cumpre um papel essencial no conforto e na segurança de todos a bordo.

Para falar mais sobre essa peça e sobre alguns problemas comuns que ocorrem no sistema de suspensão, preparamos este post. Boa leitura!

Barulho na suspensão pode ser o braço oscilante

O braço oscilante, ou bandeja de suspensão, é um dos componentes que proporcionam uma dirigibilidade suave e balanceada. É essa peça que proporciona que os pneus do carro subam e desçam de maneira coordenada, com estabilidade.

Sem essa peça, o motorista teria que sofrer diretamente todos os impactos causados pelas lombadas, irregularidades e buracos na pista, por exemplo. Nesse sentido, não é exagero dizer que a bandeja de suspensão cumpre um papel essencial no conforto e na segurança de todos a bordo.

Para falar mais sobre essa peça e sobre alguns problemas comuns que ocorrem no sistema de suspensão, preparamos este post. Boa leitura!

Barulho na suspensão pode ser o braço oscilante

Entre os diversos elementos que compõem o conjunto de suspensão de um automóvel, a bandeja (também conhecida como braço oscilante ou balança de suspensão) é um dos componentes que contribuem ativamente para a estabilidade na hora de dirigir e para o conforto do motorista.

No entanto, vale notar que essa peça está em movimento constante — o que a deixa mais desgastada com o tempo de uso. Um dos sintomas desse problema é o de barulhos na suspensão, principalmente nas articulações dianteiras.

De modo geral, esse barulho é ocasionado pelo comprometimento das buchas de borracha do braço oscilante.

A solução ideal é resolver o problema com a troca direta do componente, que costuma não ser tão caro assim. O mecânico precisa conscientizar o cliente que os sintomas podem ficar cada vez piores caso não se faça nada em relação ao barulho. Se passar tempo demais, o rombo financeiro será bem maior.

Troca de pivô da bandeja

Quando estão naturalmente desgastadas, peças como o pivô e os terminais acabam dificultando a condução do automóvel em linha reta. Isso também compromete o alinhamento das rodas.

Defeitos no pivô e nos terminais também costumam ocasionar ruídos, trepidação na hora de dirigir e aumento do desgaste nos pneus. Assim como outros componentes do sistema de suspensão, as falhas aumentam as chances gerais de acidentes.

Caso o pivô de suspensão chegue a quebrar enquanto o carro é conduzido em alta velocidade, por exemplo, as consequências serão bem graves.

Também é essencial ficar atento a sinais claros de desgaste, como barulhos agudos que ocorrem nas curvas, folgas na direção, batidas mais secas, entre outros. Esses são alguns sinais de que o pivô está com problemas. Outro indício é o desgaste acentuado nos pneus, embora a explicação da falha possa estar em outros componentes.

Em alguns modelos de Peugeot e Citroën, o pivô é a peça inteiriça da bandeja de suspensão — isto é, ele tem um papel fundamental no sistema. Nesses casos, o braço oscilante terá que ser descartado e substituído.

Manutenção de motos

Por falar em possíveis trocas de componentes, como o pivô, é muito importante conscientizar os clientes nesse sentido: manutenções no sistema de suspensão devem ser feitos apenas por profissionais experientes. Ainda que alguma peça esteja visivelmente desgastada, a troca deve ser feita apenas na oficina — para evitar dores de cabeça.

Troca das buchas do braço oscilante

Um detalhe importante sobre o braço oscilante: é o componente do sistema que mais se aproxima do solo. Por isso, é essa peça que receba os maiores impactos e choques que acontecem na suspensão do veículo.

Não à toa, o braço oscilante é equipado com algumas buchas de borracha em suas juntas. Elas servem para reduzir os barulhos e os impactos sofridos pelo sistema.

Quando os barulhos se tornam perceptíveis, temos um sinal de que a bucha pode estar comprometida. Além deles, manutenção inadequada realizada por profissionais pouco experientes também compromete o componente.

Outro sintoma que deve ser verificado pelo mecânico junto ao cliente é a possibilidade de que a direção do carro esteja puxando para um lado sempre que o veículo é acelerado. A folga na direção, que citamos no tópico anterior, também pode ser ocasionada por problemas nas buchas.

Sempre que for fazer a revisão de um sistema de suspensão, confira se os componentes estão corretamente instalados. Também cheque o estado geral de desgaste dos componentes.

Para evitar que os problemas retornem rapidamente e que o cliente volte à oficina para reclamar de barulhos e outros sinais de problema na direção, utilize apenas peças de qualidade. Além disso, fique atento em relação ao posicionamento de cada componente. Verifique a colocação e a geometria de cada um.

Nem sempre será preciso trocar toda a bandeja de suspensão. Às vezes, apenas a substituição das buchas é o suficiente para resolver o problema causado no sistema — além de ser mais barato.

Tenha em mente que qualquer ação de manutenção na suspensão do carro deve ser realizada com o manual de serviços na mão.

Outros sinais de defeito no braço oscilante

O braço oscilante, assim como outros componentes do veículo, se desgasta naturalmente com o tempo. Nesse contexto, é importante conhecer alguns outros sinais de defeito que o componente demonstra e que merecem atenção do mecânico:

  • desgaste acentuado nos pneus, sem explicação. A falha pode estar no pivô, mas uma vistoria mais atenta é necessária;
  • vibração irregular nos volantes;
  • sons de choque quando o condutor dirige sobre lombadas.

Como se não bastasse, os braços oscilantes podem se dobrar ou quebrar quando o condutor dirige sobre buracos ou outras irregularidades no asfalto. Isso também acentua o desgaste nas buchas da bandeja de suspensão.

Quais manutenções podem ser feitas no braço oscilante?

Todo mecânico deve inspecionar cuidadosamente o braço oscilante. Para um checklist completo, busque por folgas na direção, rasgos, cortes e deslocamentos de buchas.

Outra ação importante é limpar a peça com uma escova de aço adequada. Após fazer isso, dê uma olhada para verificar se há fissuras, trincas ou empenamentos, se encontrar algo substitua a peça.

Como você viu neste artigo, o braço oscilante é uma das peças essenciais de todo o sistema de suspensão do veículo. Por ter um papel importantíssimo na segurança e na boa dirigibilidade, ele merece uma atenção especial do mecânico.

Para ficar ainda mais por dentro da manutenção automotiva, se inscreva no canal Componentes Nakata!

Você também pode gostar
assentamento de pastilha

Assentamento de pastilha de freio: quais os cuidados necessários?

Publicado por Nakata Automotiva em abril 10, 2025 | Atualizado em abril 7, 2025
Está em busca de produtos de qualidade para usar na sua oficina mecânica? Conheça os diferenciais dos produtos Nakata!

Produtos Nakata são bons? Confira os diferenciais

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 27, 2025 | Atualizado em dezembro 20, 2024
montagem e regulagem do eixo diferencial

Saiba mais sobre montagem e regulagem do eixo diferencial

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 22, 2025 | Atualizado em dezembro 20, 2024
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.