Atendimento Humanizado é chave para o sucesso nas vendas
Em tempos de isolamento social e forte crescimento do comércio eletrônico, humanizar o atendimento é um diferencial competitivo para os profissionais de vendas e uma exigência dos clientes. Hoje, em razão da crise sanitária que enfrentamos, muito se fala em atendimento humanizado na área da saúde.
Atendimento humanizado é olho no olho com o cliente
Mas e na hora de vender. O que significa prestar um atendimento humanizado? O Antônio Carlos, televendas da Roles em Recife, Pernambuco, sabe como fazer.
“O atendimento humanizado é aquele em que você olha no olho do cliente, dá o máximo de atenção ao que ele precisa, para que o próprio cliente possa se sentir de uma forma melhor e mais confiável no que você está oferecendo. Em minha opinião, esse é o atendimento super humanizado. A presença direta do cliente com o vendedor. Para que nós possamos oferecer um atendimento mais humanizado temos que preparar um campo de ofertas com várias opções de produtos que ele almeja adquirir e você tem que ter na ponta da língua os argumentos preferenciais, ter a oferta de um produto de qualidade e eficaz para ele”.
Tecnologia é parceira do atendimento humanizado
O mundo vive a chamada quarta revolução industrial, marcada pela digitalização. Muitos temem que a tecnologia possa distanciar o cliente do vendedor, tornando a relação menos humana. Fabiano Azevedo, representante comercial da Autopratense, no Rio Grande do Sul, pensa diferente. Para ele, a tecnologia traz novas ferramentas para humanizar o atendimento e beneficia os profissionais de venda.
“No meu entendimento a tecnologia veio para somar no atendimento humanizado. Por quê? Hoje o cliente tem disponível um catálogo eletrônico, um sistema que a empresa disponibiliza pra ele. Então ele entra nesse sistema e faz a compra. Qual é o papel do representante comercial nesse novo contexto? É justamente criar relacionamento entre o cliente e a empresa. Porque o cliente faz a compra sozinho, porém ele sabe que existe o vendedor, uma pessoa que está preocupada com todas as variáveis do processo, e vai ter suporte caso tenha algum problema. O representante comercial hoje faz a gestão da sua carteira nesse sentido. Ele tem muito mais tempo para trabalhar o lado humano do cliente porque a ferramenta tecnológica ajuda no ganho de tempo do pedido. Eu tento dar um atendimento mais humanizado ouvindo meu cliente, tentando entender de fato o que ele precisa, me colocando no lugar dele para poder atender uma expectativa. O representante comercial hoje é um administrador de relacionamentos. Tem que buscar o respeito e a confiança do cliente, e fazer as necessidades do cliente se encaixarem com as necessidades da empresa para que o processo fique bom para todos”.
Ter empatia é o segredo para um atendimento humanizado
E qual é a grande dica dos feras da venda Nakata para que você possa aprimorar o seu atendimento, tornando-o mais humanizado? O Arial Wesley Gonçalves, balconista da Auto Peças Europa, em Campinas, São Paulo, revela o segredo.
“O maior segredo desse modelo de atendimento humanizado está em promover o atendimento baseado na empatia, a palavra-chave que vai guiar esse modelo. Se colocar na situação do cliente para que a empresa da melhor forma possível consiga suprir as necessidades e os anseios dele. Portanto, acaba estabelecendo um vínculo com o cliente, gerando a oportunidade para o profissional da área de vendas também conhecer o seu cliente com o auxílio do atendimento humanizado, conseguindo até fidelizá-lo. Desta forma ele também aumenta a credibilidade da empresa no mercado”.
Fique de olho nas dicas dos Feras da Venda Nakata e promova você também um atendimento humanizado
E aí, está pronto para melhorar ainda mais o seu atendimento? Se liga nas dicas dos Feras da Venda Nakata!
1 – Para prestar um atendimento mais humanizado, antes de tudo você deve ouvir o cliente, apurar o que ele precisa e nunca forçar a venda, mas sim oferecer soluções que atendam suas necessidades. Sempre se coloque no lugar do cliente.
2 – Comunique-se de maneira educada e igualitária. Lembre-se que do outro lado está um ser humano que também tem problemas e pode estar com dúvidas e precisando de orientações. No momento do contato, coloque o cliente em primeiro lugar.
3 – Lembre-se que um bom atendimento resulta em fidelização. O atendimento humanizado favorece a personalização da oferta e a satisfação do cliente que, com isso, sempre volta para comprar.
Gostou das dicas? Então cadastre-se na Newsletter do blog e não deixe de visitar a Nakata nas redes sociais: Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Spotify. Até a próxima!