Atendimento e tratamento: você sabe quais são as diferenças entre essas abordagens?
Você, que é vendedor de autopeças, sabia que existe uma forma de melhorar os seus resultados e conquistar muito mais clientes? Para isso, é necessário conhecer as principais técnicas de argumentação de venda e aprender um pouco mais sobre alguns conceitos básicos. Dois deles são chamados de atendimento e tratamento de clientes.
Hoje, nós vamos explicar por que eles não são necessariamente a mesma coisa. Além disso, mostraremos como cada uma dessas abordagens ajuda a ampliar a quantidade de clientes satisfeitos.
Vamos descobrir como um bom atendimento e tratamento de clientes fazem toda a diferença nas suas vendas? Acompanhe!
Qual é a diferença entre atendimento e tratamento?
Antes de mais nada, saiba que ambos os conceitos são determinantes para aprimorar o relacionamento com o cliente. Todo esse cuidado é um dos segredos das pessoas que conseguem vender produtos de maneira simples, objetiva e efetiva.
Elas sabem que um dos segredos para vender mais consiste em satisfazer plenamente as necessidades dos clientes. Dito isso, tenha em mente que o tratamento do cliente se refere ao modo como você vai recepcioná-lo na loja e ajudá-lo a encontrar o que ele realmente precisa.
Portanto, tratar bem um cliente é uma prática que requer toda a atenção na hora de se comunicar com cada pessoa que entra no estabelecimento.
Já o atendimento está atrelado ao fato de você ter ou não o item buscado pelos consumidores. De nada adianta, por exemplo, oferecer o melhor tratamento do mundo ao cliente sem ter à disposição, afinal de contas, o item que ele deseja.
Claro que, com um bom poder de convencimento, há quem seja capaz de vender qualquer item. Contudo, ao chegar a casa e notar que levou algo que não precisava, a pessoa tende a se frustrar. Logo, as chances de retornar à mesma loja são baixas, o que é muito negativo para os negócios.
Como conquistar o cliente com essas duas abordagens?
À medida que aprende a combinar tratamento e atendimento de clientes, você passa a fidelizá-los de uma maneira espontânea. Isso acontece porque, além de serem bem tratados, eles terão confiança, pois sabem que têm uma ótima experiência na sua loja.
O sucesso de todo esse processo começa com a boa e velha cordialidade na hora de iniciar o contato com cada consumidor em potencial. Repare, entretanto, que o diálogo amigável deve prevalecer até o momento de concretizar a venda com o uso de algumas excelentes técnicas de fechamento.
Com relação ao atendimento, é preciso ter máxima atenção às verdadeiras necessidades do cliente. Para tanto, é importante valorizar a conversa, a fim de entender o problema. Assim, fica mais fácil encontrar a solução.
Quais são os impactos de um bom tratamento no atendimento ao cliente?
Basicamente, um tratamento de excelência amplia a possibilidade de novas compras. Quando um cliente é bem tratado, ele fica propenso até a encomendar o item desejado caso este esteja indisponível naquele momento.
Isso gera um diferencial competitivo significativo perante a concorrência. Consequentemente, a loja terá mais faturamento e visibilidade no mercado. Cria-se, desse modo, um ciclo favorável tanto à atração de novos clientes quanto à expansão dos negócios.
Agora que você sabe quais são as diferenças entre atendimento e tratamento de clientes, é hora de atentar a essas abordagens — inclusive na venda por telefone. Afinal, elas são decisivas para vender mais e melhor.
Também é bom ficar por dentro das melhores práticas de vendas de autopeças, certo? Para isso, conheça o nosso canal de dicas infalíveis de vendas de autopeças do Spotify!