Atenção ao deslocamento de ar
Ao transitar por estradas e vias expressas, todo veículo desloca ar e, quanto maior e mais rápido estiver, mais forte são os efeitos do deslocamento de ar. Na parte dianteira, o ar é deslocado para as laterais, já na parte traseira, cria-se um turbilhão e o efeito vácuo, que tende a puxar o veículo que vem atrás.
Saber posicionar a motocicleta é fundamental para evitar uma queda ao se aproximar, ultrapassar ou cruzar de frente em vias de mão dupla veículos grandes, principalmente caminhões e ônibus.
Ao ultrapassar, é preciso ter consciência do ar que o veículo da frente desloca e joga para o lado, e tende a empurrar a moto para fora da via. As alternativas são passar rapidamente e o mais distante do veículo ou aguardar o caminhão ou ônibus reduzir a velocidade. Motos pequenas, de baixa cilindrada tendem a ter mais dificuldades com esse tipo de ultrapassagem.
Outro ponto importante ao ultrapassar alguns tipos de caminhões com reboque, como bitrens, é o deslocamento de ar negativo que esse tipo de composição gera, que ao contrário do deslocamento anterior, puxa a moto para debaixo do caminhão. Mais uma vez, a dica é ultrapassar rapidamente, o mais longe do caminhão, ou aguardar a velocidade diminuir, para minimizar os efeitos do deslocamento de ar.
Na aproximação, o motociclista deve ficar atento à turbulência gerada pelo deslocamento de ar e pelo efeito vácuo que surge ao se aproximar demais do veículo da frente. A turbulência pode causar desequilíbrio e queda, já o efeito vácuo, puxar repentinamente o motociclista para debaixo do veículo da frente. A solução é manter distância de 3 segundos ou mais, principalmente em dias de chuva ou pista molhada.
Já quem trafega em pista de mão dupla, tem de ficar alerta para os deslocamentos de ar provocados pelos veículos que vem no sentido contrário. Dependendo das condições climáticas, o ar movimentado para os lados é como uma rajada repentina e forte. Nesses casos, vale a prevenção e ir para o ponto mais distante da pista possível para minimizar os efeitos do deslocamento de ar.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Nakata nas redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook!
Texto por: Alexandre Akashi