Assistências que auxiliam na condução da moto
Os sistemas ativos de assistência à condução são uma realidade nos automóveis, e também estão presentes nas motocicletas. O objetivo é claro: tornar a condução cada vez mais confortável e segura. Há quem goste, há quem acredita que não precisa, mas, toda tecnologia que reduz acidentes é bem-vinda.
O controle de estabilidade e tração, o ACC (Adaptative Curise Contol ou Controle de Cruzeiro Adpatativo) e a conectividade entre veículos são algumas delas.
O controle de estabilidade e tração é uma dessas tecnologias de valor agregado, que somente são possíveis graças ao sistema de freios ABS. Desde 2019, todas as motos com cilindrada igual ou maior a 300 cc devem sair de fábrica com ABS nas duas rodas. Nas de menor cilindrada, com sistema antibloqueio em pelo menos uma das rodas.
O controle de estabilidade e tração para motos utiliza sensores de velocidade, de posição do acelerador e inclinação, e um computador que calcula, controla e gerencia a potência e torque do motor e os freios para evitar que a moto perca tração e estabilidade, mantendo-a sempre no curso, independentemente das condições do piso (seco, molhado, sujo com areia, poeira, óleo etc.).
Nas motocicletas de maior cilindrada e potência, podem receber níveis de ajustes pré-programados, para interferir mais ou menos na condução, dependendo da habilidade e desejo do piloto.
ACC
O radar é o “órgão sensorial” da motocicleta, que permite novas funções de assistência à condução e segurança enquanto fornecem uma imagem precisa dos arredores do veículo. Como resultado, essas funções não apenas aumentam a segurança, como também intensificam o conforto aos condutores.
Conduzir a moto no tráfego intenso e manter a distância correta do veículo à frente requer muita concentração. O ACC (Adpatative Cruise Control) ajusta a velocidade da moto ao fluxo do tráfego, mantém a distância necessária e segura do veículo à frente. Além disso, o ACC não apenas oferece mais conforto ao condutor, como também permite que ele se concentre mais na estrada, principalmente em situações de tráfego intenso.
Nas rodovias, o mais breve lapso de concentração pode trazer sérias consequências. Os sistemas de alerta de colisão para motocicletas reduz o risco de uma colisão traseira, uma vez que é ativado assim que o veículo entra em movimento e dá suporte ao condutor em todas as faixas de velocidade. Se o sistema detecta que outro veículo está se aproximando perigosamente e o motociclista não reage à situação, ele o avisa por meio de um sinal acústico ou óptico.
Este sistema vigia todas as direções de forma que o motociclista possa mudar de faixa com segurança. O sensor de radar serve como o olho eletrônico do sistema de reconhecimento de ponto cego, identificando objetos em áreas de difícil visibilidade. Sempre que há um veículo no ponto cego do condutor, a tecnologia envia um sinal óptico, por exemplo, no espelho retrovisor da motocicleta.
Conectividade
Ainda em desenvolvimento, a tecnologia que permite a motocicletas e carros conversarem entre si, será como um escudo de proteção digital para os motociclistas. Em até dez vezes por segundo, veículos dentro de um raio de centenas de metros trocam informações sobre velocidade, posição, tipo de veículo e direção de percurso. Muito antes que uma motocicleta apareça no retrovisor, a tecnologia avisa os motoristas que uma moto está se aproximando, permitindo que adotem uma estratégia de condução mais defensiva.
Esse tipo de tecnologia é esperado quando o padrão 5G de telefonia celular estiver mais popularizado, pois ela é fundamental para a troca de dados entre as motocicletas e os carros com um tempo de transmissão de poucos milissegundos entre o transmissor e o receptor, uma vez que os usuários podem gerar e transmitir informações importantes relacionadas ao tráfego nas ruas.
Com base em algoritmos inteligentes de colisão, a tecnologia detecta quando um motociclista se envolve em um acidente. O dispositivo realiza automaticamente uma chamada de emergência, através de um aplicativo para smartphone, e informa detalhes sobre o tipo de veículo e sua posição.
Caso a motocicleta quebre, o sistema também liga automaticamente para uma oficina e envia os dados necessários para o resgate e manutenção. Dessa forma, a tecnologia também passa a ser um assistente útil em qualquer estrada, fazendo com que o acesso a informações de serviço – como a localização do posto de gasolina mais próximo – seja mais simples e direto.
Muito bom conhecer mais sobre esta tecnologia que dá assistência à condução, certo? Então faça seu cadastro no blog e acompanhe a Nakata também no Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Spotify. Você encontrará muitos conteúdos interessantes sobre a tecnologia automotiva e as novas oportunidades que estão surgindo.