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Vendedor  -  Práticas de venda

3 tipos de argumentação de venda que todo vendedor deveria conhecer

Publicado por Nakata Automotiva em junho 14, 2021 | Atualizado em junho 14, 2021
argumentação de venda
3 minutos para ler

Trabalhar na área de vendas exige uma vocação especial e muito conhecimento sobre os produtos, principalmente quando se trata de uma venda técnica. A abordagem correta pode ser a diferença entre um profissional de sucesso e aquele que ainda está começando na profissão.

Desenvolver uma boa argumentação de venda contribui para construir um sólido relacionamento e ajuda a fidelizar o cliente. Além disso, melhora seu desempenho e permite que você se destaque na profissão. Prepare-se para começar a usar estas 3 dicas e conquistar o lugar de melhor vendedor.

O que é argumentação de venda?

Podemos dizer que o conceito que melhor explica essa expressão é: a maneira como o vendedor mostra para o cliente o valor agregado do produto ou serviço que está oferecendo. A partir do desenvolvimento de um bom raciocínio, é possível conduzir o cliente a um desfecho positivo da negociação, o que resulta em uma melhora considerável na produtividade em vendas.

Quais são as principais estratégias de argumentação de venda?

Para criar uma relação de confiança é preciso, primeiramente, ter um bom conhecimento técnico sobre os produtos que você vende, ter uma postura positiva e procurar entender o problema do ponto de vista do cliente.

1. Use uma linguagem adequada

Não adianta usar termos técnicos que podem confundir o cliente ou causar desconforto. A comunicação deve priorizar a simplicidade e se adequar ao perfil do consumidor para ser eficaz. Certifique-se de que ele compreendeu sua explicação e incentive-o a tirar qualquer dúvida.

2. Crie conexão com histórias

Quando você compartilha algo com o cliente, seja uma experiência sua ou de outra pessoa, ou ainda alguma preferência em comum, é possível criar uma ligação emocional que permite uma conversa mais natural e fluída. Evite assuntos polêmicos e detalhes da vida pessoal; procure focar assuntos que contenham soluções e casos de vendas bem-sucedidas.

3. Conheça o problema e apresente soluções

Avalie bem as necessidades do cliente. Para isso, é preciso saber ouvir e fazer as perguntas certas. Tenha uma abordagem atenciosa e objetiva, sem ser arrogante. Ou seja, o seu conhecimento deve transmitir confiança e não intimidar o cliente. Quando você presta atenção ao seu interlocutor, consegue perceber o nível de satisfação e mudar a abordagem, caso perceba que o cliente está desinteressado.

Como aplicar essas estratégias na venda de autopeças?

Quanto mais você conhecer sobre os produtos que vende, mais fácil será a argumentação de venda. Um cliente que relata problemas no disco de freio poderá precisar de uma pastilha nova e outros itens, mas para fazer uma boa recomendação você precisa entender o conjunto todo. Conheça as funcionalidades, eventuais limitações e os diferenciais entre as marcas.

Lembre-se que gestos e expressões também são uma forma de linguagem; portanto, sua postura deve ser de respeito e interesse. Manter contato visual e acenar a cabeça de forma afirmativa são maneiras de sinalizar que você tem interesse na conversa.

Qualquer habilidade que se pretende desenvolver precisa de tempo e dedicação, e não é diferente com a argumentação de venda. Quanto mais você praticar diariamente, mais fácil isso se tornará, e os resultados serão cada vez melhores.

Quer conhecer mais técnicas para melhorar seu desempenho? Confira alguns gatilhos mentais!

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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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