Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Vendedor  -  Peças e vendas agregadas

O que é barra de reação e para que serve

Publicado por Nakata Automotiva em dezembro 6, 2024 | Atualizado em dezembro 5, 2024
Barra de reação
6 minutos para ler

O conhecimento técnico apresentado pelo vendedor de autopeças é um fator essencial para transmitir credibilidade ao cliente. Esse aspecto se torna ainda mais relevante quando estamos falando de peças que estão diretamente relacionadas à segurança do motorista, como a barra de reação, que é capaz de garantir uma direção estável mesmo em condições adversas nas estradas.

Entender como esse componente funciona e a sua importância para a suspensão veicular permite a você adotar uma abordagem de venda mais estratégica e eficaz, ajudando a educar e conscientizar o cliente sobre o produto, o que contribui para uma tomada de decisão mais informada e acertada.

O que você sabe sobre o assunto? Neste post, vamos explicar tudo o que um vendedor de autopeças deve saber sobre esse item para melhorar a qualidade e resultado de suas vendas. Confiras!

O que é barra de reação?

A barra de reação é um componente indispensável para a segurança e desempenho dos veículos médios, pesadas e extra pesados. Isso porque foi projetada pela indústria automotiva para controlar o movimento das rodas e diminuir a inclinação lateral do veículo em curvas ou manobras.

Para tanto, a peça conecta a suspensão ou eixo ao chassis, transmitindo a ela as forças geradas pelas rodas quando se deparam com irregularidades, como buracos, ondulações e demais obstáculos no asfalto, distribuindo-as de maneira uniforme.

Para que ela serve?

Que a barra de reação assegura a estabilidade do veículo na pista você já sabe, mas como isso acontece? Ela conta com mecanismos que beneficiam a condução de uma forma ampla. Veja, a seguir, quais são as suas principais funcionalidades.

Reduzir a inclinação lateral

Ao entrar em uma curva, o veículo sofre uma força centrífuga que o inclina para fora da área curvada. Uma vez que conecta os lados opostos da suspensão, a barra compensa essa inclinação, fazendo com que o veículo permaneça nivelado, do contrário ele poderia virar totalmente e capotar.

Manter a estabilidade

Conforme controla a inclinação lateral, a peça impacta diretamente na estabilidade, já que favorece a aderência dos pneus ao chão, impedindo a ocorrência de derrapagens.

Melhorar o desempenho do veículo

A estabilidade da carroceria e suspensão proporcionada pela barra de reação colabora para uma direção mais precisa, agregando segurança ao manuseio do veículo. Além disso, há menos riscos de acidentes e oscilações no seu interior, o que possibilita uma experiência de condução mais confortável.

Qual a importância da suspensão veicular?

Não dá para falar de barra de reação sem mencionar a suspensão veicular, mecanismo ao qual essa peça pertence. Quanto mais familiarizado você estiver com esse conjunto, mais facilidade terá para explicar os seus benefícios aos clientes da loja de autopeças.

Nesse sentido, a primeira coisa que você deve saber é que a suspensão absorve os impactos que atingem o veículo na estrada, evitando que eles sejam sentidos com maior intensidade por seus ocupantes.

Ao minimizar as vibrações na carroceria, ela impede que as rodas percam o contato com o chão, diminuindo as chances de derrapagens e perda de controle do veículo. Outro benefício perceptível é a redução do desgaste prematuro dos demais componentes automotivos, o que aumenta a sua vida útil e gera menos gastos com manutenção.

Portanto, a suspensão é de extrema importância para o conforto do motorista e minimização dos riscos de acidentes no trânsito, preservando a integridade do veículo e do motorista.

Como vender a barra de reação a seus clientes?

Após adquirir conhecimento técnico sobre a barra de reação, é necessário saber
como aplicá-lo no processo de venda para que o cliente o veja como uma autoridade no assunto.
Acompanhe, abaixo, práticas específicas para impulsionar a venda desse produto.

Identifique as necessidades do cliente

A sua venda deve partir do entendimento das necessidades do cliente, somente assim
será possível oferecer a ele o produto ideal para o seu dia a dia. Para obter essas informações, faça perguntas sobre as características do veículo e as atividades para as quais ele é utilizado.

Demonstre e compare a qualidade do produto

A falta de entendimento de que a sua segurança está em jogo pode levar o cliente
a optar sempre por produtos mais baratos, que nem sempre oferecem a qualidade que
ele necessita para o seu veículo.

Para quebrar essa barreira, o vendedor de autopeças deve demonstrar e comparar a qualidade da
barra de reação. Dessa forma, você ajuda o cliente a visualizar na prática como o produto pode se
comportar em diferentes situações na estrada, estimulando-o a fazer uma escolha mais informada e segura.

Explique os benefícios do item

Em uma autopeças é comum que você receba três tipos de clientes: aqueles que chegam super informados e sabem tudo sobre componentes automotivos, os que têm apenas conhecimentos
básicos e quem não sabe nada.

No que se refere aos clientes bem informados, você deve explicar os benefícios adicionais da peça, como os diferenciais da marca disponível na loja. Já para os outros dois públicos, é importante dar uma explicação completa sobre barra de reação, ressaltando os seus benefícios, como maior estabilidade em curvas, redução da inclinação lateral e, principalmente, aumento da segurança na condução.  

Ofereça um atendimento personalizado

A combinação entre peças de qualidade e atendimento personalizado é um diferencial competitivo fundamental para oferecer uma experiência superior ao cliente. Sendo assim, esteja sempre disponível para dar informações adicionais sobre o componente, ouvir e esclarecer dúvidas, e auxiliar no pós-venda.

Essa estratégia faz com que o cliente se sinta valorizado pela loja e pelo vendedor, tome uma decisão de compra mais consciente e satisfatória, fatores que contribuem para uma parceria duradoura.

Transmitir confiabilidade é um requisito crucial no mundo das vendas, especialmente no comércio automotivo, onde as escolhas feitas podem impactar diretamente na segurança no trânsito e despesas com manutenção.

Aprender sobre tudo o que envolve a barra de reação e passar esse conhecimento para o seu público-alvo possibilita a você assumir um papel de especialista. Essa condição ajuda a fortalecer a confiança do cliente no seu trabalho e, consequentemente, a converter mais vendas, beneficiando o seu desempenho profissional e os resultados financeiros da empresa.

Quer saber mais sobre peças automotivas? Acesse o catálogo da Nakata e descubra os nossos diferenciais no mercado automotivo!

Objeções em vendas: saiba como lidar e veja como contorná-las
CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-02
Você também pode gostar
9 dicas para crescer profissionalmente

O que é bucha da bandeja? Entenda mais sobre essa peça!

Publicado por Nakata Automotiva em maio 7, 2025 | Atualizado em maio 7, 2025
6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em abril 2, 2025 | Atualizado em abril 2, 2025
Quais são os tipos de pastilhas de freio e suas diferenças?

Quais são os tipos de pastilhas de freio e suas diferenças?

Publicado por Nakata Automotiva em março 13, 2025 | Atualizado em março 24, 2025
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.