5 produtos para suspensão do carro e como vendê-los

Cada componente de um sistema automotivo requer uma abordagem de venda específica. Em se tratando da suspensão do carro, formada por diferentes peças, é necessário entender as características delas e como interagem entre si, para que você possa oferecer a solução mais adequada para o seu cliente.
Quanto mais domínio o vendedor de autopeças tem sobre os produtos que vende, mais argumentos terá para contornar hesitações do consumidor e auxiliá-lo a tomar a decisão de compra. Quer saber como isso pode ser feito na prática? Neste post, vamos apresentar os principais produtos para suspensão de carro e como vendê-los. Confira!
Qual é a importância das peças de suspensão para o carro?
Vender peças de suspensão automotiva faz parte do cotidiano dos vendedores de autopeças, mas você já parou para estudar e entender a importância desses itens? Esse entendimento pode mudar o desempenho das suas vendas para melhor.
Nesse sentido, é importante ressaltar que a suspensão é um sistema de apoio da estrutura do carro, que garante não só o conforto do motorista e passageiros, mas também a segurança e estabilidade.
Em curvas e frenagens bruscas, por exemplo, os componentes de suspensão são imprescindíveis para manter o veículo na trajetória certa, diminuindo os riscos de acidente.
Quando há defeitos nesse conjunto, a capacidade do automóvel de absorver impactos ou irregularidades da estrada é reduzida, fazendo com que o condutor fique suscetível a solavancos desagradáveis, além de acelerar o desgaste de outros sistemas automotivos.
Quais são os principais produtos de suspensão de carro e como vendê-los?
A suspensão de carro é composta por peças diferentes que, juntas, ajudam a distribuir o peso do veículo, tornando os impactos mais leves. Acompanhe, a seguir, quais são cada um desses produtos, as suas características e quais são as melhores formas de oferecê-los aos clientes.
1. Amortecedores
Os amortecedores cumprem o papel de controlar o movimento de compressão e expansão das molas, mantendo as rodas firmes em contato com o solo, condição indispensável para proporcionar estabilidade e conforto na direção.
Na hora de vender esses itens, é recomendado destacar a sua durabilidade, desempenho e capacidade de assegurar uma condução suave e controlada. Você pode citar, por exemplo, a relevância dessas peças para a realização de manobras de emergência, nas quais elas mantêm as rodas no chão, diminuindo a possibilidade de derrapem.
2. Molas
Projetadas para suportar o peso do veículo, as molas absorvem os impactos ao longo do caminho percorrido por ele, tornando o passeio mais suave e estável. Para vendê-la, você deve focar na sua resistência, capacidade de suportar carga e compatibilidade com o modelo do automóvel.
Além disso, o vendedor também pode reforçar ao consumidor que as molas são importantes não só para o seu conforto, mas também para manter a altura ideal e nivelamento do veículo e preservar a integridade de outros componentes no carro que podem ser afetados quando elas estão desgastadas.
As molas são componentes do sistema que trabalham mesmo com o veículo parado, pois como já dissemos, suportam o peso do veículo e portanto tendem a apresentar fadiga com o tempo de uso.
3. Braço ou bandeja da suspensão
Os braços ou bandejas são responsáveis por conectar a suspensão às rodas, atuando no controle do movimento vertical e lateral do automóvel. Dessa maneira, as rodas ganham mais estabilidade, aderência e precisão durante a condução.
Se os braços de controle estiverem desgastados, as rodas podem perder o alinhamento, causando uma direção instável, o que amplia os riscos de acidentes no trânsito. Ao vender esses produtos, é interessante enfatizar a sua resistência, precisão e durabilidade, principalmente para cliente que demonstram preocupação com a sua segurança na estrada.
4. Barra estabilizadora
Imprescindíveis no sistema de suspensão, a barras estabilizadora têm a função de reduzir a inclinação do veículo em curvas, fazendo com que ele fique mais estável e firme ao chão.
Eventuais defeitos nos componentes da barra estabilizadora pode comprometer não só a estabilidade mas também o conforto do veículo.
Sendo assim, para vender componentes como buchas e bieletas da barra , é essencial abordar como ela contribui para uma direção mais segura.
5. Buchas de bandeja
As buchas ligam a carroceria ao sistema de suspensão e absorvem as vibrações e choques, diminuindo a transferência de ruídos e impactos para dentro do carro.
Para ter mais sucesso na venda desses artigos automotivos, aborde o quanto são essenciais para complementar a segurança do automóvel. Também é aconselhável informar a sua durabilidade, fator relevante para longevidade da suspensão.
Quais são as estratégias de venda mais eficazes?
Aumentar as vendas é um objetivo constante na vida de qualquer vendedor, em qualquer área. Com base nisso, preparamos algumas estratégias indispensáveis para vender mais ao trabalhar com componentes de suspensão. Descubra, abaixo, quais são elas.
Adote uma abordagem consultiva
A abordagem de venda consultiva consiste em entender as necessidades do cliente antes de oferecer a solução para o seu problema. Para isso, é preciso fazer perguntas abertas, ou seja, que possibilitem uma resposta que vá além de ‘’sim’’ ou ‘’não’’, para que você compreenda melhor a demanda do cliente.
Ouça atentamente as respostas e, a partir daí, faça recomendações personalizadas com base no seu conhecimento e experiência. Quanto aos produtos de suspensão, você pode começar perguntando qual é a sensação que a pessoa ao dirigir o seu carro atualmente, para entender se há muitas vibrações e solavancos, características de defeitos nesse sistema, por exemplo.
Esse método torna o vendedor um parceiro de confiança do cliente, fazendo com que ele se
sinta mais seguro em tomar a sua decisão de compra.
Promova a educação do cliente
Educar o seu cliente é abastecê-lo com informações importantes sobre o produto que ele está procurando, para ter mais autonomia para escolher o melhor modelo e a marca.
Há diversas formas de colocar essa estratégia em prática, como perguntar se o cliente tem dúvida e dar explicações claras sobre as características e função de cada item de suspensão, além de oferecer materiais educativos, como folhetos.
Dessa forma, você demonstra que não tem interesse apenas em vender, mas sim em garantir que
a pessoa entenda a função crucial dos componentes da suspensão, consiga identificar problemas
nesse conjunto e comprar produtos adequados para solucioná-los.
Para finalizar
Não basta falar da função de cada peça da suspensão, é necessário destacar os seus benefícios,
a fim de conscientizar o cliente sobre a importância desse sistema para a sua segurança e conforto no trânsito.
A suspensão do carro possibilita uma experiência de direção mais confortável e segura.
Conseguir transmitir essa ideia para o cliente é o ponto-chave para vender mais e melhor. Para isso, você
deve aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto e aliá-los a estratégias de venda, combinação
capaz de conquistar a confiança e fidelização do seu público-alvo e, consequentemente,
potencializar as suas vendas.
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