Kit de transmissão: como e quando fazer a substituição?
Sabemos que você conhece o kit de transmissão das motos, mas é importante também entender quais são os melhores métodos para se manusear essas peças, garantindo o mínimo de danos durante a análise e o reparo. Além disso, melhorar cada vez mais a qualidade da manutenção de motos e, consequentemente, fidelizar os seus clientes é sempre bom, certo?
A seguir, explicaremos como você pode identificar problemas no kit de transmissão e de que forma vamos abordar a limpeza correta do kit de transmissão para promover um serviço completo e conquistar clientes recorrentes. Vamos lá?
Como identificar problemas no kit de transmissão?
Primeiramente, é importante relembrar quais são os principais problemas do kit de transmissão e como identificá-los. Dessa maneira, será mais fácil entender qual é o momento certo para troca ou reparo, além de avaliar a melhor maneira de resolver o problema encontrado.
A sua durabilidade pode variar bastante, a depender do modo como a moto é utilizada. Em situações em que ela é muito usada ou em lugares com pouca pavimentação, ela pode durar menos. O primeiro sinal que pode ser percebido quando o kit transmissão não está funcionando corretamente é como essa parte da moto está com relação ao seu desgaste. Se os dentes do pinhão ou da coroa estiverem muito gastos, é hora de trocá-los.
Outro sinal de que algo pode estar errado no seu kit de transmissão é o afrouxamento da corrente ou quando isso acontece, vale a pena tirar um tempo para avaliar se existe a necessidade de ajuste ou se chegou o momento de substituir o conjunto.
Como retirar o pinhão da moto para substituição?
Agora que você conferiu alguns sinais de que o kit de transmissão de uma moto precisa ser trocado, é preciso saber como a retirada do pinhão deve ser feita para o seu reparo ou substituição. Essa nem sempre é uma tarefa fácil, pois a peça pode ficar presa no eixo e atitudes erradas podem comprometer outras partes da moto que não estavam danificadas até então.
Uma alternativa é aplicar um desengripante e esperar por um tempo. Outra alternativa, é usar um sacador para auxiliar nessa remoção.
Como fazer a limpeza correta do kit de transmissão?
Além de fazer o reparo da região, é importante realizar a limpeza correta e incentivar os seus clientes a fazerem o mesmo. Desse modo, a peça ganha uma durabilidade maior e muitos problemas relacionados ao acúmulo de impurezas ou detritos que podem causar danos à moto podem ser eliminados rapidamente.
O ideal é utilizar produtos específicos para a limpeza desse item, porque evitam que materiais abrasivos ou que danifiquem de alguma maneira o kit de transmissão entrem em contato com as peças.
Existe no mercado produtos específicos para limpeza e lubrificação do kit de transmissão.
Importância da manutenção preventiva
É importante repassar aos seus clientes a importância da manutenção preventiva nessa e em outras partes da moto, a limpeza do kit de transmissão será feita de modo regular. Por consequência, resultará em maior vida útil para as peças e menos reparos, o que também significa menos gastos com o moto e mais segurança durante a sua utilização.
Usar peças de reposição de qualidade e com garantia também é de extrema importância. Afinal, peças sem procedência podem causar diversos problemas, como mau funcionamento, desgastes da peça e até acidentes. A Nakata é fabricante e especialista em componentes automotivos, proporcionando segurança aos seus clientes.
No canal da Nakata no YouTube, temos um vídeo que explica melhor como deve ser feita a troca de todo o kit de relação da corrente, coroa e pinhão da moto, para você aperfeiçoar suas técnicas de manutenção e ter mais agilidade e eficiência nesse processo.