Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Vendedor  -  Práticas de venda

Upsell e cross sell: o que é e como usar na venda de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em outubro 4, 2022 | Atualizado em outubro 10, 2022
Upsell e cross sell: o que é e como usar na venda de autopeças
4 minutos para ler

Se você trabalha com vendas de autopeças sabe que, além de contar com um catálogo variado e peças de alta qualidade, também é preciso aplicar algumas estratégias para aumentar a sua produtividade, não é mesmo? Afinal, o mercado é competitivo, e os consumidores estão cada vez mais exigentes.

A boa notícia é que há duas estratégias bastante simples e muito eficientes para fechar mais vendas e elevar o ticket médio: o upsell e o cross sell. Se você ainda não ouviu falar sobre esses termos, ou quer entender melhor como essas técnicas funcionam, continue com a gente.

Neste post nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

O que é upsell?

Também chamada de up selling, trata-se de uma técnica de venda que consiste em estimular o cliente a adquirir um produto de versão superior ao que ele foi em busca. Desse modo, é possível aumentar a satisfação do consumidor em relação ao custo-benefício e elevar o valor do pedido.

Assim, o upsell sempre se refere a produtos da mesma categoria e para o mesmo fim. A ideia é proporcionar ao cliente a oportunidade de substituir o item desejado por um de qualidade superior.

Digamos que um cliente vá até sua loja em busca de um produto de determinada marca e justifica a escolha alegando ser “a mais em conta”. Para realizar o upsell, você pode oferecer outro produto de uma marca com melhores atributos e qualidades, explicando seus diferenciais.

O que é cross sell?

O cross sell, também chamado de “venda cruzada” ou de “compre junto”, é uma tática de venda que consiste em oferecer ao cliente outros produtos relacionados com o item que ele pretende comprar na sua loja. Desse modo, diferentemente do upsell, se refere a um produto de outra categoria.

A ideia é indicar itens que complementem aquele que o consumidor está adquirindo. Assim, o objetivo é proporcionar uma experiência mais completa ao cliente, pois ele consegue comprar a escolha inicial e, ainda, levar outro item para complementar o produto.

Por exemplo, o cliente chega à sua loja em busca de um produto específico, em vez de apenas vender o produto solicitado e fechar a venda, você pode aproveitar e recomendar um item que pode complementar não apenas a sua venda, mas principalmente ajudar na resolução do problema de seu cliente.

Como aplicar upsell e cross sell corretamente?

Apesar de serem duas estratégias fáceis de colocar em prática, é preciso entender alguns pontos para que elas gerem bons resultados. São eles:

  • conheça seu público — entender os hábitos e o poder aquisitivo dos seus clientes vai ajudar a delimitar o que pode ser oferecido no upsell e no cross sell;
  • ofereça itens relevantes — o consumidor precisa enxergar a vantagem de adquirir outro produto, seja para substituir a escolha inicial ou para complementa-la;
  • aborde cada cliente de forma única — o consumidor gosta de se sentir exclusivo. Ao perceber que o vendedor está realmente disposto a oferecer uma solução e não empurrar um produto, as chances de fechar negócio aumentam.

Como você viu, upsell e cross sell são estratégias de venda que são simples de aplicar e podem impulsionar seus resultados. Tenha em mente que quanto mais você se atualizar sobre as tendências do seu setor, melhor será o seu desempenho.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto e alavancar sua produtividade? Então, confira o podcast Feras da Venda Nakata e saiba como vender ainda mais!

Objeções em vendas: saiba como lidar e veja como contorná-las
CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-02
Você também pode gostar
9 dicas para crescer profissionalmente

O que é bucha da bandeja? Entenda mais sobre essa peça!

Publicado por Nakata Automotiva em maio 7, 2025 | Atualizado em maio 7, 2025
6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em abril 2, 2025 | Atualizado em abril 2, 2025
ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA SUA LOJA DE AUTOPEÇAS

Estratégias de fidelização de clientes na sua loja de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em março 24, 2025 | Atualizado em março 24, 2025
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.