Troca do tubo interno da moto
O tubo interno da moto é um componente que faz parte do sistema de amortecimento dianteiro e tem como principal função absorver as irregularidades do piso e manter a roda em contato com o solo.
A substituição é necessária quando a superfície estiver com irregularidades, rebarbas ou riscos profundos que podem afetar a vida útil do selo de vedação, provocando vazamento do fluido hidráulico.
Outro motivo que leva à troca do tubo interno são impactos por buraco, queda ou colisão, em que haja empenamento ou deformação.
Procedimento
O procedimento de troca do tubo interno da moto é relativamente simples, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes. O primeiro é a fixação da moto, sempre apoiada em um cavalete para evitar o tombamento, lembrando de deixar a roda dianteira livre, que deve ser removida.
Já sem a roda, o próximo passo é aliviar o torque do parafuso de fixação da flauta, por dentro do garfo. Não retire o parafuso, apenas afroxe. A retirada será feita posteriormente, com o garfo na bancada para remoção do fluido hidráulico.
O processo de desmontagem continua com a remoção do para-lamas e demais acessórios da parte frontal da moto. Com a bengala livre, chegou a hora de soltar o tubo interno da base superior e inferior da mesa. Nessa etapa, deve-se soltar o parafuso da base superior e afrouxar o da base inferior, deslizar o tubo interno para baixo e prender novamente o parafuso da base inferior.
Com essa manobra, se tem acesso à porca de fechamento do tubo interno, que deve ser apenas afrouxada. Feito isso, o próximo passo é remover o tubo interno da moto, soltando totalmente o parafuso da base inferior.
Para dar prosseguimento ao serviço, é preciso prender a bengala em uma morsa. Fique atento para que haja um recipiente logo abaixo da bengala, pois ao desmontar totalmente a peça o fluido hidráulico pode vazar.
Na bancada, retira-se totalmente a porca de fechamento do tubo interno, com cuidado, pois há uma mola no interior que exerce pressão na porca. Retirar a mola e guardar. Posteriormente ela será limpa e medida, para determinar se há ou não necessidade de substituição.
Na sequencia, remove-se totalmente o parafuso de fixação da flauta, na parte inferior do garfo. Com isso, o tubo interno fica livre para ser retirado. Já sem o tubo interno, o próximo passo é drenar o fluido hidráulico da bengala, retirando-a da morsa e virando ao contrário.
A troca do tubo interno implica na substituição do guarda-pó e retentor da bengala. Assim, deve-se retorna a bengala à morsa e com ajuda de uma chave de fenda retirar o guarda-pó e a trava de fixação do retentor. A remoção do retentor exige o uso de uma ferramenta especial para não danificar a bengala. Além do retentor, há uma arruela de encosto, que deve ser removida e limpa.
Este é o fim da desmontagem dos componentes da bengala e, o próximo passo é a limpeza e avaliação de todos os componentes.
O primeiro item que deve ser verificado é a mola helicoidal, que deve ter um comprimento específico mínimo. Se ao medir estiver menor, deve ser substituído. O parafuso de fixação da flauta possui uma arruela de vedação, que deve ser substituída a cada remontagem do conjunto, para evitar vazamento do fluido hidráulico. No bujão superior, há um anel de vedação o’ring que deve ser trocado também.
Remontagem
O processo de remontagem demanda alguns cuidados e inicia-se pela recolocação da arruela de encosto e retentor. Ao colocar o retentor novo, deve-se se atentar para a posição de instalação, que deve ser feito com a nomenclatura para cima. Além disso, é preciso lubrificar a peça com graxa na parte interna dele. A instalação deve ser feita com ferramenta especial, para evitar de ser colocado torcido e danificar a peça.
A parte superior da bengala é finalizada com a instalação da trava de fixação e do guarda-pó, que se não apresentar fissuras ou marcas de ressecamento pode ser reaproveitado. Do contrário, melhor trocar. O guarda-pó é apenas encaixado e para prende-lo bem, pode ser utilizada ferramenta de colocação do retentor.
Chegou a hora de remontar a flauta no tubo interno novo, e recolocar o tubo na bengala. Uma dica é posicionar a bengala na horizontal, presa à morsa, para facilitar a instalação, que deve ser feita com cuidado para não romper o retentor.
Depois coloca-se a mola no tubo interno com atenção para a posição da mola, que deve ficar com os elos mais estreitos, com espaçamento menor, para baixo. Na sequencia, colocar o bujão para dar pressão na mola. Essa etapa serve apenas para que seja possível prender o parafuso da flauta, na parte inferior da bengala.
Ao prender o parafuso de fixação da flauta, lembre-se sempre de trocar a arruela de vedação. O procedimento de montagem finaliza com a remoção da mola para enchimento da bengala com fluido hidráulico específico sistema de suspensão. A quantidade de óleo depende do modelo de cada motocicleta.
Antes de remontar a mola e o bujão, é preciso escorvar para eliminar o ar na base inferior do tubo interno. Para tanto, basta mover o tubo interno para baixo e para cima algumas vezes, até que sentir que há pressão no tubo.
O processo termina com a colocação da mola helicoidal, com os elos mais próximos na parte de baixo e a instalação do bujão.
Depois, basta remontar o conjunto na motocicleta, com atenção para os torques de aperto do bujão superior e parafuso de fixação da flauta. Para apertar o bujão superior, deve-se prender a bengala na mesa inferior e apertar o bujão, antes de passar a bengala pela mesa superior.
O aperto do parafuso de fixação da flauta é feito após todo o conjunto estar preso na motocicleta. Lembre-se também de aplicar o torque correto no aperto da bengala nas mesas superior e inferior.
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Texto por: Alexandre Akashi