Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Mecânico  -  Manutenção

Troca do tubo interno da moto

Publicado por Nakata Automotiva em dezembro 15, 2023 | Atualizado em dezembro 15, 2023
Troca do tubo interno da moto
6 minutos para ler

O tubo interno da moto é um componente que faz parte do sistema de amortecimento dianteiro e tem como principal função absorver as irregularidades do piso e manter a roda em contato com o solo.

A substituição é necessária quando a superfície estiver com irregularidades, rebarbas ou riscos profundos que podem afetar a vida útil do selo de vedação, provocando vazamento do fluido hidráulico.

Outro motivo que leva à troca do tubo interno são impactos por buraco, queda ou colisão, em que haja empenamento ou deformação.

Procedimento

O procedimento de troca do tubo interno da moto é relativamente simples, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes. O primeiro é a fixação da moto, sempre apoiada em um cavalete para evitar o tombamento, lembrando de deixar a roda dianteira livre, que deve ser removida.

Já sem a roda, o próximo passo é aliviar o torque do parafuso de fixação da flauta, por dentro do garfo. Não retire o parafuso, apenas afroxe. A retirada será feita posteriormente, com o garfo na bancada para remoção do fluido hidráulico.

O processo de desmontagem continua com a remoção do para-lamas e demais acessórios da parte frontal da moto. Com a bengala livre, chegou a hora de soltar o tubo interno da base superior e inferior da mesa. Nessa etapa, deve-se soltar o parafuso da base superior e afrouxar o da base inferior, deslizar o tubo interno para baixo e prender novamente o parafuso da base inferior.

Com essa manobra, se tem acesso à porca de fechamento do tubo interno, que deve ser apenas afrouxada. Feito isso, o próximo passo é remover o tubo interno da moto, soltando totalmente o parafuso da base inferior.

Para dar prosseguimento ao serviço, é preciso prender a bengala em uma morsa. Fique atento para que haja um recipiente logo abaixo da bengala, pois ao desmontar totalmente a peça o fluido hidráulico pode vazar.

Na bancada, retira-se totalmente a porca de fechamento do tubo interno, com cuidado, pois há uma mola no interior que exerce pressão na porca. Retirar a mola e guardar. Posteriormente ela será limpa e medida, para determinar se há ou não necessidade de substituição.

Na sequencia, remove-se totalmente o parafuso de fixação da flauta, na parte inferior do garfo. Com isso, o tubo interno fica livre para ser retirado. Já sem o tubo interno, o próximo passo é drenar o fluido hidráulico da bengala, retirando-a da morsa e virando ao contrário.

A troca do tubo interno implica na substituição do guarda-pó e retentor da bengala. Assim, deve-se retorna a bengala à morsa e com ajuda de uma chave de fenda retirar o guarda-pó e a trava de fixação do retentor. A remoção do retentor exige o uso de uma ferramenta especial para não danificar a bengala. Além do retentor, há uma arruela de encosto, que deve ser removida e limpa.

Este é o fim da desmontagem dos componentes da bengala e, o próximo passo é a limpeza e avaliação de todos os componentes.

Manutenção de motos

O primeiro item que deve ser verificado é a mola helicoidal, que deve ter um comprimento específico mínimo. Se ao medir estiver menor, deve ser substituído. O parafuso de fixação da flauta possui uma arruela de vedação, que deve ser substituída a cada remontagem do conjunto, para evitar vazamento do fluido hidráulico. No bujão superior, há um anel de vedação o’ring que deve ser trocado também.

Remontagem

O processo de remontagem demanda alguns cuidados e inicia-se pela recolocação da arruela de encosto e retentor. Ao colocar o retentor novo, deve-se se atentar para a posição de instalação, que deve ser feito com a nomenclatura para cima. Além disso, é preciso lubrificar a peça com graxa na parte interna dele. A instalação deve ser feita com ferramenta especial, para evitar de ser colocado torcido e danificar a peça.

A parte superior da bengala é finalizada com a instalação da trava de fixação e do guarda-pó, que se não apresentar fissuras ou marcas de ressecamento pode ser reaproveitado. Do contrário, melhor trocar. O guarda-pó é apenas encaixado e para prende-lo bem, pode ser utilizada ferramenta de colocação do retentor.

Chegou a hora de remontar a flauta no tubo interno novo, e recolocar o tubo na bengala. Uma dica é posicionar a bengala na horizontal, presa à morsa, para facilitar a instalação, que deve ser feita com cuidado para não romper o retentor.

Depois coloca-se a mola no tubo interno com atenção para a posição da mola, que deve ficar com os elos mais estreitos, com espaçamento menor, para baixo. Na sequencia, colocar o bujão para dar pressão na mola. Essa etapa serve apenas para que seja possível prender o parafuso da flauta, na parte inferior da bengala.

Ao prender o parafuso de fixação da flauta, lembre-se sempre de trocar a arruela de vedação. O procedimento de montagem finaliza com a remoção da mola para enchimento da bengala com fluido hidráulico específico sistema de suspensão. A quantidade de óleo depende do modelo de cada motocicleta.

Antes de remontar a mola e o bujão, é preciso escorvar para eliminar o ar na base inferior do tubo interno. Para tanto, basta mover o tubo interno para baixo e para cima algumas vezes, até que sentir que há pressão no tubo.

O processo termina com a colocação da mola helicoidal, com os elos mais próximos na parte de baixo e a instalação do bujão.

Depois, basta remontar o conjunto na motocicleta, com atenção para os torques de aperto do bujão superior e parafuso de fixação da flauta. Para apertar o bujão superior, deve-se prender a bengala na mesa inferior e apertar o bujão, antes de passar a bengala pela mesa superior.

O aperto do parafuso de fixação da flauta é feito após todo o conjunto estar preso na motocicleta. Lembre-se também de aplicar o torque correto no aperto da bengala nas mesas superior e inferior.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então acompanhe a Nakata nas redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook!

Texto por: Alexandre Akashi

Você também pode gostar
assentamento de pastilha

Assentamento de pastilha de freio: quais os cuidados necessários?

Publicado por Nakata Automotiva em abril 10, 2025 | Atualizado em abril 7, 2025
Está em busca de produtos de qualidade para usar na sua oficina mecânica? Conheça os diferenciais dos produtos Nakata!

Produtos Nakata são bons? Confira os diferenciais

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 27, 2025 | Atualizado em dezembro 20, 2024
montagem e regulagem do eixo diferencial

Saiba mais sobre montagem e regulagem do eixo diferencial

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 22, 2025 | Atualizado em dezembro 20, 2024
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.