Técnica de persuasão em vendas: quais são as melhores estratégias
Vender é o objetivo de todo mundo que trabalha no comércio, certo? Mas isso não significa que a interação entre vendedor e comprador deva terminar logo que o dinheiro troque de mãos. É possível combinar técnica de persuasão em vendas e um vínculo duradouro para fidelizar seu cliente.
Neste post, mostraremos o que é a técnica de persuasão em vendas, sua importância e maneiras de colocá-la em prática. Assim, você entenderá como criar uma relação próxima com o consumidor e ainda descobrir métodos para fechar mais negócios. Acompanhe conosco!
Qual é o objetivo das técnicas de persuasão em vendas?
Nas transações tradicionais, o objetivo de toda interação entre vendedor e cliente é apenas a negociação de um produto e/ou serviço. No entanto, muitas vezes, o consumidor acaba adquirindo a mercadoria e nunca mais volta à loja, o que não ajuda a empresa a aumentar a produtividade em vendas.
As técnicas de persuasão e argumentação de venda também têm como principal objetivo fechar negócios, mas de uma maneira mais duradoura e personalizada. Nesse caso, a diferença está entre realizar uma venda rápida ou garantir a fidelização de clientes.
Quando um vendedor está interessado apenas em realizar uma negociação casual, a oportunidade de criar um vínculo mais profundo é perdida. Desse modo, as chances de que aquele consumidor seja fidelizado e ainda indique a loja para outras pessoas é consideravelmente menor.
Assim, as técnicas de persuasão são maneiras de fazer com que haja um interesse genuíno, por parte do vendedor, pelos problemas do cliente. Nesse caso, ele busca entender a sua realidade, seus desafios e propõe as melhores soluções para isso.
Por meio de técnicas que se seguem à venda, como o acompanhamento, o envio de promoções e o follow up, ele fortifica aquela relação e garante não só uma pessoa que compre produtos, mas também um promotor da marca e da loja.
Como o uso de técnicas de persuasão em vendas contribui para a obtenção de melhores resultados?
As técnicas de persuasão são práticas que, uma vez aplicadas, tornam a comunicação entre vendedores e clientes mais convincente. Portanto, elas são responsáveis por aumentar a probabilidade de que o interlocutor acredite naquilo que o comerciante transmite.
A partir daí, ele se mobiliza para realizar a ação que a empresa deseja. Contudo, mais importante do que replicar técnicas conhecidas, é saber como se comunicar com mais eficiência com os clientes.
Assim, o vendedor que deseja empregar essas técnicas deve ter empatia, firmeza e oratória. São essas características que elevarão o seu poder de conhecimento e a sua influência sobre os clientes que deseja conquistar.
Quais são as boas dicas para persuadir um cliente?
Agora que você já sabe como as técnicas de persuasão em vendas podem contribuir para melhorar as vendas e fidelizar os clientes, vamos ver em detalhes quais as principais que você pode e deve aplicar no dia a dia do seu trabalho!
Criar um vínculo emocional
O uso de experiências próprias como argumento de vendas ganha ainda mais potência quando representa um ponto de conexão entre o vendedor e o cliente.
Por isso, aproveite as abordagens iniciais para entender o perfil do consumidor, suas particularidades, hábitos e formas de passar o tempo. Pode parecer irrelevante, mas, em muitos casos, a conexão pessoal ajuda na criação de laços de confiança entre o vendedor e o cliente, podendo acelerar o processo de conversão.
Apresentar-se como um especialista
Os clientes compram produtos ou serviços de empresas que ele considera referências no ramo. Portanto, para exercer a persuasão, o vendedor deve mostrar e comprovar autoridade em relação ao produto que o consumidor deseja adquirir.
Seguindo a mesma lógica, é importante que todos os funcionários estejam em sintonia com o assunto e transmitam esse senso de autoridade. Por exemplo, é recomendado que os vendedores estudem bem os parâmetros e aspectos técnicos dos produtos que estão disponíveis em estoque.
Busque se antecipar
A mente humana é estimulada pela antecipação. Sabe aquela vontade de assistir ao filme após ver o trailer? Ou o desejo de ter um produto que acabou de ser anunciado e que ainda está na pré-venda?
A empresa pode utilizar a contagem regressiva nos e-mails e nas redes sociais para anunciar, por exemplo, o lançamento de um produto ou serviço. Outro ponto é o vendedor saber inovar e, assim, despertar a curiosidade nos clientes a respeito de uma novidade no mercado.
Usar gatilhos
Os gatilhos mentais são agentes externos utilizados para provocar uma reação nas pessoas — positiva, no caso das vendas. De modo bem simples, podemos defini-los como palavras e estímulos que agem diretamente no cérebro.
O conceito é oriundo da psicologia e tem sido cada vez mais utilizado para alavancar as empresas. Um gatilho mental poderoso é capaz, inclusive, de persuadir os consumidores em potencial por meio do senso de escassez.
Assim, frases como “Último em estoque”, “Promoção por tempo limitado” ou até por meio de pop-ups no site que iniciam uma contagem, é possível despertar o interesse do cliente. Afinal, com essas notificações, ele entende que está diante de uma boa promoção.
Além de demonstrar essa percepção de exclusividade, outra técnica interessante é oferecer promoções diretamente por WhatsApp e personalizar o atendimento ao consumidor, como um cliente especial. Nesse caso, ele entende que deve manter essa reputação (de comprador fiel) para conseguir preços e condições melhores.
Capriche no follow up
Até aqui, comentamos sobre técnicas de persuasão que devem ser utilizadas durante a realização da venda. Contudo, também é necessário priorizar o acompanhamento após as transações.
Essa técnica de monitorar o cliente e ajudá-lo em suas dúvidas, no pós-venda, é conhecida como follow up — ou acompanhamento de clientes. Por meio dessa prática, a empresa envia mensagens para saber se o produto ou serviço adquirido está atendendo às expectativas.
O follow up é valioso para mostrar que a empresa e o vendedor têm interesse em ajudar o cliente, mesmo após fechar o negócio.
Portanto, não deixe de acompanhar o cliente no pós-venda, seja por e-mail, WhatsApp ou telefone. Colha todas as opiniões sugestivas, mas também o que pode ser melhorado, e aplique tudo o que aprendeu em suas novas negociações.
Agora que você já sabe o que é técnica de persuasão em vendas, já pode começar a ter atenção no seu dia a dia de trabalho. Assim, certamente você vai se destacar como um bom vendedor!
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