Inovação no segmento automotivo: 6 dicas para não ficar para trás
A inovação e as transformações no segmento automotivo não se traduzem somente por meio das tecnologias aplicadas ao setor. Mudanças no contato com o cliente, como a estratégia omnichannel, também podem ser adaptadas pelos vendedores para acompanhar a mudança de mentalidade por parte dos consumidores.
Por isso, preparamos este post com 6 dicas para quem não quer ficar para trás no segmento automotivo. Você vai notar que combinamos técnicas de gestão, de vendas e o uso de tecnologias para que você se torne um profissional cada vez mais completo. Confira!
1. Acompanhe as tendências
Vendedores devem acompanhar de perto as novidades do segmento automotivo, tanto em termos de tecnologia quanto de técnicas para conseguir vender mais e gerar um nível maior de satisfação em seu público.
Uma das tendências do segmento é a versatilidade das aplicações de tecnologia no setor automotivo. Um exemplo é a atualização remota de software dos automóveis, que possibilita que os carros mais modernos recebam correções de programas e novas funcionalidades, exatamente o que ocorre com os smartphones.
Já em relação ao atendimento, funcionalidades como o WhatsApp Business surgem para tornar o atendimento mais ágil. Por isso, o vendedor que se mantém atualizado em relação a essas mudanças consegue se modernizar junto ao mercado.
2. Estude o comportamento do consumidor
Os vendedores devem consultar os registros de vendas para conseguir traçar padrões de comportamento do consumidor e oferecer um atendimento cada vez mais personalizado.
Nas vendas online, que são registradas no site, isso é mais fácil de fazer. Para monitorar e analisar o comportamento das pessoas que compram em sua loja virtual, o Google Analytics é uma ótima ferramenta, e ainda é gratuita.
Assim, essa solução possibilita que você mapeie quanto tempo o visitante fica em sua página, os caminhos que ele percorre ali, os conteúdos mais acessados do blog e as palavras-chave buscadas.
Com um bom registro das visitas presenciais, também será possível apontar alguns padrões. Quais são as peças mais vendidas? E os problemas mais comuns? A loja sempre tem a peça à disposição ou fica devendo para a próxima?
Essas são algumas das questões que te guiarão no objetivo de oferecer um serviço cada vez mais completo e alinhado às necessidades do cliente.
3. Implemente tecnologia em seus processos
Existem soluções baratas e eficientes para modernizar o seu negócio e atrair mais clientes. Afinal, muitos vendedores podem pensar que a implementação de tecnologias na loja é algo que somente as grandes empresas podem fazer, mas isso está longe de ser verdade.
Qualquer loja de autopeças pode oferecer um catálogo digital, por exemplo, uma “vitrine virtual” para exibir os produtos e serviços daquela loja. O objetivo dessa tecnologia é incentivar a interatividade e informar sobre as peças que você vende em seu estabelecimento.
Inclusive, um catálogo digital pode ser feito pelo WhatsApp, o que ajuda a complementar as estratégias de venda por esse canal. Além disso, é possível encontrar diversas ferramentas e programas desenvolvidos para otimizar vendas e modernizar o negócio. Alguns softwares são:
- CRM;
- Pipedrive;
- SemRush;
- Evernote;
- RD Station;
- Onenote.
4. Foque na experiência do cliente
A experiência do cliente é a percepção que o consumidor tem de uma empresa, um processo que engloba todas as jornadas de compra dele. Essa experiência é influenciada pelos preços, pela qualidade dos produtos e pelo atendimento recebido.
Caso a sua loja trabalhe com as peças da Nakata, você já estará munido das melhores peças do mercado e conseguirá colocar preços justos em sua loja. Já o atendimento pode ser otimizado por meio da experiência omnichannel, por exemplo.
O omnichannel foca na integração dos canais de atendimento. Assim, uma loja que oferece possibilidades de contato nas redes sociais, no telefone e no e-mail consegue fazer com que todos esses canais conversem entre si.
Assim, caso um cliente entre em contato pelo WhatsApp e queira concluir o atendimento de forma presencial, os vendedores estarão preparados para essa perspectiva. Mais importante do que oferecer muitos canais de contato, é realizar a integração para que a loja esteja disponível nos meios preferidos dos consumidores.
5. Faça parcerias estratégicas
Suas parcerias devem garantir que a sua loja sempre tenha as melhores opções de peças — e um portfólio vasto para atender a diversas demandas. Além disso, podemos citar outros tipos inovadores de colaboração.
Sua loja pode se aliar a influenciadores da área para divulgar os produtos e as condições de venda, por exemplo. Outro modo de conseguir parcerias é trocar favores com empresas do mesmo segmento.
Que tal firmar uma parceria com uma oficina mecânica de confiança? A loja pode oferecer uma comissão para cada cliente encaminhado até ali e/ou direcionar clientes com dúvidas para aqueles profissionais, que farão todos os procedimentos de manutenção e revisão. Desse modo, ambos saem ganhando.
Um dos conceitos mais discutidos hoje é a chamada inovação aberta, em que uma empresa se junta a clientes ou até a concorrentes para criar soluções de alto nível. Nesse sentido, parcerias com oficinas e outras lojas automotivas é uma oportunidade para ser explorada, desde que a estratégia renda bons resultados para todos.
6. Invista em aprimoramento constante
O mercado automotivo não para nunca. Sim, a frase é clichê, mas representa um segmento vibrante que está sempre gerando as novidades. Assim, os carros mudam, as motocicletas ganham novos acessórios e as peças também se atualizam.
Por isso, se você quer acompanhar esse ritmo, precisa de aprimoramento constante. Isso envolve ler as notícias do mercado, acompanhar canais especializados no YouTube, mas também buscar cursos e treinamentos que melhorem as habilidades que você já tem. O curso EAD Consultor de Vendas Nakata ajuda vendedores a impulsionar suas vendas, com aulas sobre suspensão e técnicas de vendas.
Lembre-se de que os clientes estão cada vez mais informados. Uma pessoa que entra em uma loja de autopeças pode já estar com inúmeras informações em mente, depois das suas pesquisas na internet. Cabe aos vendedores tirar as dúvidas e oferecer a sua expertise para que ela tenha suas necessidades atendidas.
Agora que você conferiu as melhores dicas para se manter atualizado em relação às mudanças no segmento automotivo, já poderá colocá-las em prática para que a sua loja não seja vista como um ambiente ainda apegado a práticas ultrapassadas. Afinal, preocupações como a adoção de tecnologias e técnicas para melhorar a experiência do cliente nunca foram tão atuais.
Para se tornar um profissional cada vez mais qualificado, conheça e se inscreva em nossos cursos EAD!