Qual é a diferença entre lona e sapata de freio? Tire suas dúvidas

A importância do sistema de frenagem é fácil de compreender: afinal, são os freios que promovem a parada do veículo. Contudo, algumas peças são especialmente importantes para manter tudo funcionando de forma precisa.
É o caso da lona ou sapatas de freio. Esses componentes complementam o sistema para promover uma frenagem precisa e que responda bem aos comandos do motorista no pedal. Neste post, falaremos sobre cada uma das peças, suas diferenças e os seus papéis no sistema. Boa leitura!
O que é sapata de freio?
A sapata de freio é uma peça automotiva que está presente no sistema de freio a tambor. Ela se localiza, de modo geral, nas rodas traseiras.
Existem diferentes versões, mas, a forma mais comum é composta por uma lona de freio colada à uma superfície metálica de formato circular, que acompanha a forma arredondada do tambor, conhecida como patim de freio.
As sapatas complementam o trabalho das pastilhas que têm como principal função gerar o atrito necessário para que o veículo possa desacelerar até parar.
As sapatas fazem parte do sistema de freio a tambor, enquanto as pastilhas estão mais presentes nos discos de freio. A maioria dos veículos utiliza o sistema de freio a disco na parte dianteira e o tambor na traseira — o que significa que esses automóveis contam tanto com a sapata quanto com a pastilha em sua estrutura.
Outra diferença entre as sapatas e as pastilhas é que o período de troca das sapatas costuma ser maior em relação às pastilhas. Isso porque o desgaste é menor, o que se explica pelo fato de que as sapatas costumam se localizar nas roda traseiras, menos exigidas em relação às dianteiras nas frenagens.
As sapatas funcionam da seguinte maneira: quando o condutor pisa nos freios, o cilindro do sistema aciona as duas sapatas, pressionadas contra o tambor. Isso gera uma força considerável de atrito, possibilitando a desaceleração das rodas.
Além disso, são as responsáveis por travar o veículo quando o freio de mão é acionado pelo motorista.
As sapatas estão presente no sistema de freio dos veículos mais modernos, onde as fitas de lona são coladas aos patins e não permitem manutenção, em caso de desgaste o componente deve ser substituído em jogo (4 peças) completo
O que é lona de freio?
As lonas, também são componentes do sistema geral de frenagem, têm como função principal provocar o atrito com os tambores de freio e provocar a parada do veículo.
As lonas estão presentes no sistema de freio de veículos mais antigos e na linha pesada, nesse caso as fitas de lona são rebitadas aos patins, fato que permite manutenção, ou seja, nesse caso pode-se fazer a substituição apenas da fita de lona. Em veículos mais antigos, costumam estar em todas as quatro rodas.
Para reposição alguns fabricantes fornecem lonas sobre medidas, podem ser mais finas ou mais espessas dependendo do diâmetro interno do tambor.
A substituição da lona deve ser feita por pessoa com conhecimento técnico adequado, caso a rebitagem não seja feita de maneira correta a lona pode se soltar do patim provocando falha no sistema de freio.
Com o desgaste natural do tempo e sem os reparos necessários, os freios são comprometidos. Por isso, quando motorista notar perda de eficiência do sistema é hora de procurar um profissional para fazer uma avaliação da causa.
A diferença entre lona e pastilha é que a lona provoca o atrito com o tambor de freio, além disso a lona é responsável por travar as rodas traseiras do carro quando o freio de mão é acionado. Já a pastilha é o componente que entra em atrito com o disco no momento da frenagem.
Em geral, as lonas de freio trabalham em pares, com cada roda possuindo seu próprio dispositivo de frenagem. A maioria dos veículos utiliza o sistema de freio a disco na dianteira e o tambor na traseira, e é nessa parte de trás que as pastilhas são substituídas pelas lonas.
Problemas na lona podem ser detectados por inspeção visual detalhada, que permite identificar se a peça apresenta um desgaste fora do comum além de trincas ou contaminação, e precise de troca.
O que levar em conta na hora de indicar opções de lona e sapata de freio?
Os vendedores têm uma grande responsabilidade para indicar peças de qualidade. Isso não é apenas uma questão de ter componentes caros e valorizar o veículo, mas também uma maneira de reforçar todo o sistema de freio do automóvel.
As lonas e sapatas de freio, por exemplo, são desenvolvidas como características específicas para cada grupo de veículos. Assim, elas têm um coeficiente de atrito que leva em conta cada automóvel. Logo, o vendedor deve ter cuidado redobrado na hora de indicar os produtos.
Carros que rodam com lonas e sapatas inadequadas acabam sofrendo problemas sérios no sistema de frenagem. O motorista é obrigado a aplicar mais força no pedal — e esse impulso extra pode acabar danificando as peças de vez.
O “feedback” inadequado do sistema de freio aos estímulos do motorista gera muito perigo, uma vez que o motorista perde o jeito na hora de frear — afinal, cada situação pode exigir um comando diferente. Aqui, peças inadequadas levam à insegurança, já que o veículo pode não parar na hora desejada.
O vendedor também deve orientar o consumidor toda vez que ouvir um relato de um problema relacionado à eficiência da frenagem. Além de oferecer as peças adequadas, é preciso que um mecânico de confiança seja visitado para que o sistema de freio seja inspecionado.
Outro problema comum nas sapatas é quando ruídos anormais e vibrações se tornam frequentes, indicativo que o componente precisa ser trocado.
Como vimos, lona e sapatas de freio desempenham um papel fundamental no veículo, fornecendo toda a sustentação para que a frenagem seja o mais precisa possível. Os vendedores têm um papel importante, já que precisam recomendar peças que se adequem às características do veículo.
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